LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S23 FE vs realme 12 Pro Plus: comprar topo de linha ou intermediário? | Comparativo

30 de abril de 2024 4

Você já ficou na dúvida se compra um celular topo de linha mais acessível ou se investe em um bom intermediário premium? Muitos também podem ficar indecisos na hora de comprar e o TudoCelular chega com mais um comparativo para ajudar nesta escolha. Desta vez temos o Galaxy S23 FE enfrentando o realme 12 Pro Plus. Qual será a melhor opção? Vamos descobrir.

Índice do comparativo

Design e conectividade

Samsung Galaxy S23 FE

Realme 12 Pro Plus

Começamos pelo design e logo de cara vemos que os dois duelistas deste comparativo trazem propostas bem diferentes. O Galaxy aposta em visual mais convencional com corpo todo plano e layout minimalista para suas câmeras na traseira. O realme aposta em aparência mais chamativa com acabamento que imita couro com direito a costura no centro no estilo zíper e bloco grande e circular para suas câmeras inspirado em relógios de luxo.

O topo de linha da Samsung é mais compacto e fino, porém o rival é mais leve, por conta da diferença de materiais usados. Isso ajuda ao Galaxy ser um aparelho mais confortável de usar com apenas uma mão, apesar de que as curvas do realme também cooperam para uma pegada agradável.

76.5 x 158 x 8.2 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
74.02 x 161.47 x 8.75 mm
6.7 polegadas - 2412x1080 px
Ir para página de comparação

Há Gorilla Glass 5 na parte frontal e traseira do S23 FE, garantindo uma maior proteção contra riscos e impactos. O modelo da Samsung também leva vantagem na resistência contra água ao vir com certificação IP68 contra o IP65 do rival. Na parte frontal temos entalhe em formato de furo em ambos, com bordas mais finas no modelo chinês.

Em conectividade, temos uma pequena vantagem para o Galaxy. Ele vem com Wi-Fi 6e e Bluetooth mais atual. Também há suporte a carregamento sem fio, apesar de ser mais lento que o tradicional, não deixa de ser um extra interessante.

O realme leva seu primeiro ponto por design e o Galaxy por conectividade.

Melhor construção

Galaxy S23 FE

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy S23 FE

Visual mais moderno

Realme 12 Pro Plus

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do entalhe

Nenhum

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência?

Galaxy S23 FE

Qual é mais compacto e leve?

Galaxy S23 FE

Tem emissor de infravermelho?

Nenhum

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Bluetooth mais avançado

Galaxy S23 FE

Multimídia e software

Tela


Qual traz a tela mais avançada? O Galaxy vem com 6,4 polegadas com painel Dynamic AMOLED 2X de 120 Hz e resolução Full HD+. Ela alcança o maior brilho, o que garante visibilidade superior em locais abertos com forte iluminação.

O realme vem com 6,7 polegadas com painel AMOLED capaz de reproduzir mais cores. Apesar de perder em brilho, garante ótimas imagens com amplo ângulo de visão e excelente contraste. Há suporte a HDR10+, assim como no rival, mas aqui temos tecnologias que reduzem a oscilação de brilho e a fadiga visual.

O painel de cada modelo oferece taxa de atualização dinâmica simples que basicamente alterna entre 60 e 120 Hz a depender da demanda para ajudar a bateria a render mais. Não chega a ser algo mais avançado como nos outros celulares topo de linha da Samsung que apresentam uma variação de velocidade mais ampla.

Sendo assim, daremos um ponto a cada em tela.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Galaxy S23 FE

Mais cores

Realme 12 Pro Plus

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Realme 12 Pro Plus

Melhor proporção tela/corpo

Realme 12 Pro Plus

Tela de Hz elevada?

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy S23 FE

Qualidade geral da tela

Realme 12 Pro Plus

Som


Há som estéreo em ambos os modelos do nosso comparativo. O alto-falante de chamadas atua como canal secundário para reproduzir som de forma geral para músicas, filmes e jogos. Em termos de potência, temos vantagem para o Galaxy por forçar mais os agudos e passar a sensação de volume superior.

Em ambos há equalizador completo com suporte a Dolby Atmos. Você pode escolher entre vários perfis oferecidos para ajustar o som ao seu gosto ou mesmo modificar cada frequência para compensar a ausência de graves ou deixar o áudio mais balanceado no modelo da Samsung.

O Galaxy pontua por volume superior, enquanto o realme leva por qualidade sonora.

Som é estéreo?

Ambos

Três alto-falantes?

Realme 12 Pro Plus

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Realme 12 Pro Plus

Potência sonora

Galaxy S23 FE

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Software


O Galaxy S23 FE sai de fábrica com Android 13 e já foi atualizado para a versão 14. Ele ainda receberá três atualizações do robozinho e terá quatro anos adiante em updates de segurança do sistema.

O realme, por outro lado, vem com versão mais recente do Android, mas não tem a mesma política de atualizações do rival. Ele deve receber mais uma versão e ficar por isso mesmo. Também não tem o mesmo suporte aos patches de segurança e acaba ficando vários meses defasado.

O software da Samsung é mais recheado de recursos e traz até o Dex que permite usar o Galaxy S23 FE como um PC ao conectá-lo a um monitor via HDMI ou mesmo via Wi-Fi com uma TV compatível. Em termos de fluidez, ambos entregam uma experiência agradável com vários apps em uso ao mesmo tempo.

Ponto para o Galaxy por melhor suporte a atualizações.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy S23 FE

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy S23 FE

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Samsung Galaxy S23 FE
Realme 12 Pro Plus

Aqui temos um duelo interessante quando o assunto é desempenho. De um lado há o Galaxy S23 FE que vem com hardware antigo da Samsung, o Exynos 2200, e do outro o Snapdragon 7s Gen 2, uma opção intermediária da Qualcomm. Qual é mais ágil?

Mesmo que muitos torçam o nariz para o chip da Samsung, ele foi mais rápido em nosso teste de velocidade ao abrir e reabrir vários apps e jogos. O realme até vem com mais RAM, mas acabou comendo poeira para o rival. Ainda assim, ele também consegue segurar tudo aberto ao mesmo tempo, garantindo uma boa experiência multitarefas.

O Galaxy também ganha em benchmarks e consegue rodar todos os jogos, mesmo os mais exigentes, na qualidade máxima sem engasgos. O problema fica para o aquecimento superior ao passar muito tempo jogando, o que pode incomodar algumas pessoas.

De qualquer forma, daremos vitória ao S23 FE em desempenho.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy S23 FE

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Galaxy S23 FE

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy S23 FE

Qual o processador mais atualizado?

Realme 12 Pro Plus

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Ambos

Qual tem mais armazenamento?

Realme 12 Pro Plus

Bateria
Samsung Galaxy S23 FE
Realme 12 Pro Plus

O realme vem com a maior bateria entre os nossos duelistas, sendo 5.000 mAh contra 4.500 mAh do modelo coreano. Nem sempre o celular que tem a maior capacidade é o que entrega a melhor autonomia, mas este é o caso do 12 Pro Plus.

Ele rendeu 5 horas a mais em nosso teste padronizado que simula uso moderado com alguns jogos e apps populares. Isso quer dizer que quando o Galaxy S23 FE descarrega, o da realme ainda tem 20% de bateria sobrando.

A Samsung manda um carregador de 25W que leva mais tempo para recarregar a bateria do seu celular comparado ao de 67W da realme.

Como o 12 Pro Plus ganha em autonomia e tempo de recarga, ele leva a vitória em bateria.

Qual tem mais bateria?

Realme 12 Pro Plus

Qual recarrega mais rápido?

Realme 12 Pro Plus

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Realme 12 Pro Plus

Tem carregamento sem fio?

Galaxy S23 FE

Câmeras

Qual tem o conjunto fotográfico mais avançado? A câmera principal de ambos é similar com sensor de 50 MP e estabilização óptica integrada. O que muda é que o realme traz uma teleobjetiva mais avançada com sensor de 64 MP, contra 8 MP do rival, e lente do tipo periscópica. Por fim, temos uma ultra-wide de 12 MP no Galaxy e 8 MP no realme.

Ambos capturam fotos nítidas com cores vibrantes e poucos ruídos. Há HDR eficiente na câmera principal, porém bastante limitado na ultra-wide do realme. Em locais com pouca luz, temos vantagem para o Galaxy que faz fotos mais claras e com melhores cores e contraste.

Apesar de ambos entregarem zoom óptico de 3x, o do Galaxy é mais limitado. O realme faz fotos distantes mais nítidas e gera desfoque mais profissional por conta de sua lente avançada. Em macros, também temos vantagem para o 12 Pro Plus.

Como cada conjunto tem suas vantagens, damos um ponto a cada.

Melhor conjunto de câmera traseira

Realme 12 Pro Plus

Melhores fotos de dia

Ambos

Melhores fotos noturnas

Galaxy S23 FE

Conjunto mais versátil

Realme 12 Pro Plus

Melhor ultra-wide

Galaxy S23 FE

Melhor teleobjetiva

Realme 12 Pro Plus

Melhor macro

Realme 12 Pro Plus

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos capturadas com o Samsung Galaxy S23 FE

Qual tem a melhor câmera para selfies? Na teoria, o realme 12 Pro Plus parece ser o melhor por conta do seu sensor de 32 MP contra apenas 10 MP do rival coreano. Claro que resolução não quer dizer muita coisa e o que importa é como o conjunto de sensor e lente aliados ao software fazem bom uso disso.

O realme faz boas selfies mesmo em locais com luz mais precária. O Galaxy é um pouco melhor por fazer fotos nítidas com menos ruídos e apresentar cores vibrantes sem distorcer o tom de pele. Ambos apresentam bom desfoque de fundo com poucas falhas ao usar o modo retrato.

Ponto para o Galaxy em selfies.

Melhor conjunto de câmera frontal

Realme 12 Pro Plus

Câmera frontal grava em 4K a 30 fps?

Galaxy S23 FE

Melhor selfie diurna

Ambos

Melhor selfie noturna

Galaxy S23 FE

Fotos capturadas com o realme 12 Pro Plus

Por fim, a filmadora. O Galaxy ganha em resolução com a traseira sendo capaz de gravar vídeos em 8K e a frontal em 4K. O S23 FE também ganha na qualidade dos vídeos com melhor brilho e cores. Há estabilização mais eficiente com foco ágil e captura de som mais limpa que o rival chinês.

Mais uma vitória para o Galaxy.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 24 fps?

Galaxy S23 FE

Grava em 4K a 30 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Galaxy S23 FE

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy S23 FE

Preço

O Galaxy S23 FE chegou ao mercado brasileiro em outubro de 2023 por R$ 4 mil. O realme 12 Pro Plus chegou em abril de 2024 por preço mais em conta, partindo de R$ 3 mil para a versão com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento e R$ 3,6 mil para a versão com 12 GB de RAM e o dobro de memória interna.

Atualmente é o Galaxy S23 FE que está mais barato na plataforma de ofertas do site do TudoCelular por conta de ser um modelo mais antigo no mercado. O que faz seu custo-benefício ser mais interessante.

Ponto para o Galaxy pelo menor preço.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Realme 12 Pro Plus

Qual tem menor custo atual?

Galaxy S23 FE

8.1 Hardware
6.8 Custo Benefício

Samsung Galaxy S23 FE

Comparar Aviso de preço
8.2 Hardware
6.6 Custo Benefício

realme 12 Pro Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Chegamos à conclusão do nosso comparativo e ficou claro que o modelo topo de linha acessível é mais negócio do que o intermediário premium. O Galaxy S23 FE leva vantagem por ter melhor resistência à água, conectividade superior, tela com maior brilho, som estéreo mais potente, atualizações garantidas por mais tempo, desempenho mais ágil, e captura melhores fotos e vídeos. Tudo isso custando menos atualmente.

O realme é indicado para aqueles que curtem um design diferenciado, gostam de tela com curvatura e que garante melhor conforto visual, entrega um som com melhor qualidade, tem bateria que dura o dia todo com folga e que não demora para recarregar, e que zoom e macro são os pontos mais importantes na hora de fazer suas fotos.

RESULTADOS

SAMSUNG GALAXY S23 FE = 8 PONTOS

  • Resistência superior à água e conectividade avançada
  • Tela com brilho superior
  • Som estéreo potente
  • Superior a atualizações superior
  • Desempenho superior
  • Melhores fotos noturnas e ultra-wide
  • Selfies mais nítidas e com melhores cores
  • Menor preço atual

REALME 12 PRO PLUS = 5 PONTOS

  • Design caprichado e bordas mais finas
  • Tela exibe mais cores e traz melhor conforto visual
  • Som estéreo bem equilibrado
  • Maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Melhor zoom e macro
(atualizado em 12 de julho de 2024, às 14:44)

4

Comentários

Galaxy S23 FE vs realme 12 Pro Plus: comprar topo de linha ou intermediário? | Comparativo
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos