LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung lança Galaxy Z Flip 6 e Z Fold 6 com novidades discretas e foco em IA

10 de julho de 2024 5

A Samsung realizou na manhã desta quarta-feira (10), em Paris, seu evento Galaxy Unpacked do segundo semestre, onde apresentou ao mundo várias novidades para as mais diversas categorias de produtos, como smartphones da série Galaxy Watch, fones Galaxy Buds e até o anel inteligente Galaxy Ring.

Como não poderia deixar de ser, os dobráveis Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6 também se fizeram presentes, marcando a chegada da nova geração com ainda mais foco em Inteligência Artificial do que vimos nos Galaxy S24 lançados no início do ano. Quem espera por grandes mudanças em relação à geração passada, porém, pode se frustrar, já que muitas das especificações técnicas foram mantidas.

Falando do modelo maior, a maior novidade fica para a adoção de linhas mais retas no seu corpo, que o tornam bem mais próximo do que temos no Galaxy S24 Ultra em termos de design. Além disso, a proporção dos painéis também foi alterada, deixando a tela externa menos "esticada" e o painel interno mais quadrado. A Samsung também conseguiu reduzir bastante a espessura e o peso do Z Fold 6 em relação ao Galaxy Z Fold 5, tornando o novo dobrável o mais fino e leve da história da família.

Já a versão compacta tem como destaques a chegada de um novo sensor para a câmera principal, que leva o modelo ao patamar de fotografia que temos na série Galaxy S24. Para reforçar isso, a Samsung incluiu um anel pintado ao redor das câmeras, que traz o mesmo tom do restante corpo do aparelho. Também tivemos um muito bem-vindo incremento na RAM, que passa para 12 GB, e na bateria, que passa para 4.000 mAh.

Galaxy Z Fold 6 tem grandes mudanças... por fora

E inegável que a Samsung vem atuando de forma confortável no mercado de dobráveis, e talvez por isso temos visto mudanças bem discretas a cada geração da série Galaxy Z Fold. Ao menos parece que a sul-coreana "sentiu" o lançamento de dobráveis mais finos e leves, como o Honor Magic V2 e o OPPO Find N3, e resolveu focar seus esforços para deixar o Galaxy Z Fold 6 mais atrativo nesses aspectos.

Design e construção

Com dimensões de 68,1 x 153,5 x 12,1 mm quando fechado e 132,6 x 153,5 x 5,6 mm quando aberto, o Galaxy Z Fold 6 ainda não é o dobrável mais fino do mundo — o Magic V2 possui 4,7 mm quando aberto —, mas já é capaz de se destacar no quesito, superando o rival da OPPO nesse aspecto. O mesmo vale para o peso de 239 gramas, ainda mais pesado do que a Honor conseguiu mas já em pé de igualdade com o Find N3.

Talvez o grande trunfo da Samsung em relação aos rivais esteja na durabilidade de seu dobrável, já que mesmo possuindo agora um corpo bem fino e leve, ele não apenas manteve a certificação IPX8 contra danos por água como incluiu também proteção contra detritos sólidos, passando para o IP48. Não vai garantir que ele saia ileso ao ser enterrado na areia da praia, mas já dá um alívio saber que partículas de poeira não serão mais um problema — e nenhum dos rivais mencionados chega perto disso.

Tela e som

Se a construção é um grande destaque, porém, o mesmo não pode ser dito do restante das especificações técnicas, que apenas seguem o que foi visto no Galaxy Z Fold 5 sem grandes novidades além de melhorias incrementais. As telas seguem trazendo painel AMOLED Dinâmico 2X, mas agora com proporções alteradas na interna flexível de 7,6 polegadas e externa rígida de 6,3 polegadas — a externa cresceu 0,1 polegada em diagonal, se comparado ao antecessor.

O painel maior tem proporção mais quadrada de 20,9x18, com resolução de 2160 x 1856 pixels, densidade de 374 pixels por polegada (ppi), e taxa de atualização adaptável de 1 a 120 Hz. Já a tela menor tem proporção mais larga — ou menos esticada —, com 22,1:9, resolução de 2376 x 968 pixels, densidade de 410 ppi e taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz.

O sistema de som segue com dois alto-falantes para som estéreo envolvente, sendo uma saída superior e uma inferior, em grades nas laterais do aparelho. O Galaxy Z Fold 6 é compatível com Dolby Atmos em fones, além de uso de Áudio Espacial em 360° com rastreamento de cabeça e outras funções quando conectado a um Galaxy Buds recente.

Imagem: AcervoTC

Hardware e software

Como era de se esperar, o Galaxy Z Fold 6 vem com o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, que oferece a performance já vista e elogiada do Galaxy S24 Ultra. O chip é ligeiramente mais potente que a versão "normal", e já começa a aparecer em modelos gamer como o Nubia Red Magic 9s Pro. No dobrável da Samsung ele trabalha em conjunto com 12 GB de RAM, em opções de 256 GB, 512 GB ou 1 TB de armazenamento no mercado internacional.

Para tirar proveito de um hardware tão robusto, a Samsung incluiu a nova One UI 6.1.1 em seus dobráveis, que oferece tudo o que já tínhamos visto na One UI 6.1 liberada nos últimos meses, mas com ainda mais foco em funcionalidades de Inteligência Artificial para os novos modelos. O Android 14 liberado de fábrica segue a nova política de atualizações, com sete grandes updates de sistema e sete anos de atualizações com pacotes de segurança.

Câmeras

Assim como em hardware, as câmeras não tiveram grandes novidades no Galaxy Z Fold 6. Seguem presentes três sensores traseiros de 50 + 12 + 10 MP para lentes principal, ultrawide e telefoto com zoom óptico de 3x, respectivamente, enquanto a frontal interna tem apenas 4 MP e a externa conta com 10 MP. Os aprimoramentos ficarão mesmo por conta do Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, e do processamento por IA implementado pela Samsung.

Imagem: Samsung/Divulgação

Bateria e conectividade

Mesmo reduzindo bastante a espessura e peso do Galaxy Z Fold 6, a Samsung foi capaz de manter sua bateria de 4.400 mAh, devendo ganhar alguns minutos a mais longe da tomada caso as otimizações em hardware e software sejam bem realizadas. Ainda que seja uma boa notícia, a capacidade acaba ficando abaixo dos rivais de Honor e OPPO comentados mais acima, que trazem 5.000 mAh e 4.805 mAh, respectivamente, e recarregam bem mais rápido que os 25 W do Fold 6.

Por fim, em conectividade, o Galaxy Z Fold 6 oferece USB-C, 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 e NFC. O leitor de impressões digitais segue na lateral direita, integrado ao botão de energia.

Especificações técnicas

  • Tela principal Dynamic AMOLED 2X de 7,6 polegadas com proporção 20,9:18, pico de brilho de 2.600 nits
    • Taxa de atualização de 120 Hz e resolução 2160 x 1856 pixels
  • Tela externa Dynamic AMOLED 2X de 6,3 polegadas
    • Taxa de atualização de 120 Hz e resolução 2376 x 968 pixels
  • Plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy
  • 12 GB de memória RAM
  • 512 GB de armazenamento interno
  • Certificação IP48
  • Câmera frontal principal de 10 MP
  • Câmera frontal sob a tela de 4 MP
  • Câmera traseira tripla:
    • Sensor principal de 50 MP (OIS)
    • Sensor ultrawide de 12 MP
    • Sensor telefoto de 10 MP (zoom óptico de 3x, OIS)
  • Dimensões:
    • Aberto: 132,6 x 153,5 x 5,6 mm
    • Fechado: 68,1 x 153,5 x 12,1 mm
  • Peso: 239 gramas
  • Bateria de 4.400 mAh, com carregamento de 25W
  • Construção em Armor Aluminum, nas cores cinza, azul e preto (o último exclusivo da loja online da Samsung)
  • Sistema operacional Android 14 , sob a interface One UI 6.1.1, com sete updates geracionais do Android garantidos
Galaxy Z Flip 6 ganha nova câmera

Se as mudanças no Galaxy Z Fold 6 foram mais visual que internas, no Z Flip 6 tivemos o caminho inverso. O aparelho praticamente manteve o mesmo corpo do Galaxy Z Flip 5, com dimensões muito parecidas, mesmo peso, e mesmas telas frontal e interna.

A maior novidade fica para a câmera principal, que finalmente abandona o já defasado sensor de 12 MP para dar lugar a um sensor de 50 MP com "experiência similar" aos Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus. A bateria também ganhou uma muito pedida melhoria, passando a contar com os mesmos 4.000 mAh do Razr 50 Ultra, seu grande rival em solo brasileiro.

Design e construção

Como dito, o Galaxy Z Flip 6 não tem grandes novidades em design e construção. Temos as mesmas dimensões de 165,1 x 71,9 x 6,9 mm quando o dispositivo está aberto, e 85,1 x 71,9 x 14,9 mm quando fechado — uma redução de 0,2 mm na espessura quando fechado. O peso se manteve em 187 gramas. Considerando que ele é mais fino e leve que o Razr 50 Ultra, e agora conta com IP48 (contra IPX8 do aparelho da Motorola), podemos dizer que a Samsung manteve o que estava dando certo.

Talvez a grande crítica esteja no design, que mantém a tela externa em formato de pasta em vez de partir par algo mais imersivo, enquanto a Motorola aumentou ainda mais o aproveitamento do painel no Razr 50 Ultra em relação ao antecessor, oferecendo 4 polegadas para os usuários navegarem pelo sistema quando o celular está fechado enquanto a Samsung segue com 3,4 polegadas.

Para não dizer que nada mudou, agora o aro das câmeras é pintado na mesma cor do restante do aparelho, o que cria um contraste exótico com o fundo preto que fica ao seu redor. Segundo a Samsung, isso foi feito para evidenciar o upgrade em câmera no Z Flip 6, deixando claro para o público que se trata de um atrativo do dispositivo.

Tela e som

Assim como não mudou em dimensões, também não tivemos mudanças na tecnologia dos painéis do Galaxy Z Flip 6. É dito que ele está mais resistente à pressão, e traz o vidro Corning Gorilla Glass Victus 2 para maior resistência a riscos e quedas, mas seguimos com uma tela interna de 6,7 polegadas na parte interna e uma de 3,4 polegadas em formato de pasta na parte externa.

O painel flexível tem tecnologia AMOLED Dinâmico 2X, resolução de 2640 x 1080 pixels em proporção 22:9 e taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz, enquanto a tela rígida tem tecnologia Super AMOLED, resolução de 720 x 748 pixels e taxa de atualização de 60 Hz.

O sistema de som segue com dois alto-falantes, um na lateral superior e outro na inferior, para som estéreo de boa qualidade. Estão disponíveis as tecnologias Dolby Atmos e Áudio Espacial 360° com rastreamento de cabeça, desde que usados fones compatíveis.

Imagem: AcervoTC

Hardware e software

Assim como o Galaxy Z Fold 6, o Z Flip 6 vem com o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, que oferece performance de ponta, recursos de IA e processamento de imagens com Ray Tracing acelerado por hardware. As maiores novidades frente ao antecessor ficam para a chegada de 12 GB de RAM e para o uso de uma câmara de vapor para resfriamento dos componentes, o que vai ajudar bastante a manter o desempenho estável por períodos mais longos, especialmente ao jogar.

O Galaxy Z Flip 6 ganhou algumas novidades importantes para a tela externa, como a possibilidade de criar papéis de parede interativos que entendem contextos de clima e hora para personalizar a experiência. É possível ainda criar wallpapers do zero com base em sugestões de palavras-chaves ou harmonização com opções já pré-existentes.

Estão disponíveis também novos widgets para a tela externa, ponto que foi bastante criticado no Z Flip 5. Com isso, os usuários podem fazer muito mais sem precisar abrir o celular ou partir para soluções mais complexar como a instalação do GoodLock para ter acesso pleno a mais funcionalidades do aparelho na tela externa. É possível ainda responder pessoas de forma mais fácil com uso de IA, que analisa o contexto da conversa para dar sugestões de respostas.

Câmeras

O Galaxy Z Flip 6 vem com uma câmera principal de 50 MP e uma ultrawide de 12 MP, enquanto a câmera frontal interna segue com sensor de 10 MP. Segundo a Samsung, o novo sensor com "experiência de Galaxy S24" traz várias funcionalidades para facilitar a hora de tirar fotos e gravar vídeos, incluindo "zoom automático" para ajudar você a encontrar o melhor ângulo na hora de tirar fotos com a tela flexível, Super HDR e Nightography, que funcionam direto do app do Instagram para fotos.

Imagem: Samsung/Divulgação

Bateria e conectividade

Com o Galaxy Z Flip 6 a Samsung tem o lema "sem concessões", e isso segue também para a bateria. O aparelho traz os mesmos 4.000 mAh do Galaxy S24, o que deve garantir uma boa autonomia para o dobrável compacto. Também é a mesma capacidade que temos em seu grande rival no Brasil, o Razr 50 Ultra, enquanto na geração passada o dobrável da Motorola ganhava nesse aspecto. Infelizmente a recarga segue em 25 W, enquanto o concorrente direto oferece 45 W.

Em conectividade temos basicamente o mesmo do Z Fold 6, com USB-C, 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 e NFC. O leitor de digitais também segue sendo na lateral direita, integrado ao botão de energia.

Especificações técnicas

  • Tela principal Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas com proporção 22:9
    • Taxa de atualização de 120 Hz e resolução 2640 x 1080 pixels
  • Tela externa Super AMOLED de 3,4 polegadas
    • Taxa de atualização de 60 Hz e resolução 720 x 748 pixels
  • Plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy
  • 12 GB de memória RAM
  • 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno
  • Certificação IP48
  • Câmera frontal de 10 MP
  • Câmera traseira dupla:
    • Sensor principal de 50 MP (OIS)
    • Sensor ultrawide de 12 MP
  • Dimensões:
    • Aberto: 165,1 x 71,9 x 6,9 mm
    • Fechado: 85,1 x 71,9 x 14,9 mm
  • Peso: 187 gramas
  • Bateria de 4.000 mAh, com carregamento de 25W
  • Construção em Armor Aluminum, nas cores cinza, azul, verde e preto (o último exclusivo da loja online da Samsung)
  • Sistema operacional Android 14 , sob a interface One UI 6.1.1, com sete updates geracionais do Android garantidos
Novidades da Galaxy AI

A suíte de recursos de Inteligência Artificial da Samsung ganhou novidades interessantes com a chegada da One UI 6.1.1, oferecendo uso mais fluido em modelos dobráveis e outras opções que devem chegar a mais aparelhos em breve.

Seguem presentes funções populares como o Assistente de Notas, que transforma gravações de voz em texto e disponibiliza resumos, traduções, formatações e até mudanças no tom do texto. Temos também o Assistente de Navegação, que simplifica a leitura de um texto mais longo ao destacar os pontos mais importantes. O Circule para Pesquisar foi aprimorado com o uso da "tela expansiva", que permite fazer as traduções e encontrar o que você quer em qualquer tela do Z Fold 6.

Para quem está sempre navegando em redes sociais e deseja salvar conteúdos que vê para revisitar depois, a Seleção Inteligente também é uma ótima pedida, permitindo salvar com apenas um toque a área desejada. O uso de IA Generativa também está disponível para incluir elementos em suas imagens de forma prática e rápida, sendo possível ainda editar proporção de elementos, removê-los por completo ou mudá-los de lugar na edição inteligente de fotos — e até criar novas imagens do zero.

Caso você possua uma S Pen — o Galaxy Z Fold 6 segue compatível com a caneta da Samsung, mas sem slot no corpo ou presença por padrão na caixa —, os comandos suspensos ganharam atalhos para recursos de IA como a Seleção Inteligente e o Desenho com IA.

Por fim, o Intérprete ganhou uma usabilidade mais confortável para aparelhos com duas telas, incluindo a possibilidade de mostrar cada idioma em uma tela diferente para gerar uma conversa ainda mais fluida. Já o Modo Escuta é usado para transcrever e traduzir em tempo real um conteúdo capturado por áudio, com aprimoramentos para redução de ruído. A Tradução Simultânea de chamadas também ganhou novidades, com suporte a apps de terceiros como WhatsApp e Google Meet.

Para quem quer produzir textos novos do zero, o Compositor foi lançado. Com ele você é capaz de criar composições com base em pequenos inputs, basicamente como o ChatGPT ou o Copilot.

Preço e disponibilidade
Imagem: AcervoTC

Tanto o Galaxy Z Flip 6 quanto o Galaxy Z Fold 6 chegam ao Brasil já nesta quarta-feira, 10 de julho, com disponibilidade na loja online da Samsung, quiosques da marca e redes do varejo nacional, e entregas a partir de 22 de julho. O preço sugerido para cada versão fica em:

  • Galaxy Z Flip 6
    • 256 GB: R$ 7.999
    • 512 GB: R$ 8.999
  • Galaxy Z Fold 6
    • 512 GB: R$ 13.799

Como promoção de lançamento, quem adquirir o Z Fold 6 ou o Z Flip 6 entre os dias 10 de julho e 6 de agosto levará um ano de assinatura gratuita do serviço Samsung Care+, que inclui proteção contra danos acidentais. Os modelos também terão descontos agressivos no Troca Smart, com até R$ 4.000 no caso do Galaxy Z Fold 6 e até R$ 1.500 no Galaxy Z Flip 6, ao dar o seu celular usado na troca.

Quem comprar um dos novos dobráveis também ganhará desconto na compra de relógios da linha Galaxy Watch 7 ou Galaxy Watch Ultra, bem como nos fones Galaxy Buds 3 e Galaxy Buds 3 Pro.

Veja também

O Samsung Galaxy Z Flip 6 está disponível na FastShop por R$ 7.199 e na Amazon por R$ 7.999. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 33 ofertas clique aqui.
(atualizado em 24 de julho de 2024, às 09:38)

5

Comentários

Samsung lança Galaxy Z Flip 6 e Z Fold 6 com novidades discretas e foco em IA
  • 14 mil reais o z folder 6 o my god tem que vender o rim pra comprar um desse sansung e apple tudo caro Motorola alguns...

      • Como tops de linha, continuam cumprindo o papel deles.
        Mas já me entusiasmei mais com smartphones dobráveis, e os problemas que esses smartphones podem apresentar acabam se sobressaindo aos benefícios.
        E o fato de ainda não termos versões mais acessíveis só mostra que se ainda não conseguiram convencer mesmo o público mais exigente, dificilmente os dobráveis chegarão no povão.

          • 8 mil, sendo q vc encontra o flip 5 por 3 mil e é literalmente igual

              • Muito feios kkkk, muito quadrado o fold e o z flip acho o design da motorola mais atraente, aliás não gosto dos design da Samsung, e muito menos o Android deles%u2026

                  • fiquei impressionado ao ver que o zfold6 tem só 7g a mais que um s24 ultra.

                      Economia e mercado

                      Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos