
Samsung 10 Jul
A Samsung anunciou na manhã desta quarta-feira (10), em Paris, o lançamento do Galaxy Ring, seu primeiro anel inteligente. O acessório já havia sido confirmado no início do ano durante o Galaxy Unpacked da série Galaxy S24, mas só agora ganha todos os detalhes de especificações, design e, claro, preço e disponibilidade ao redor do mundo.
Disponível em nove tamanhos diferentes que vão do 5 ao 13, o Galaxy Ring promete se encaixar de forma confortável em basicamente qualquer dedo, estando disponíveis ainda três opções de cores para que você escolha a que mais se adequa ao uso que dará ao anel: Titânio Preto, Titânio Prata e Titânio Dourado. Ou seja, você pode usar o anel como uma aliança de compromisso ou mesmo de casamento casamento, por exemplo.
E por falar em tamanho, temos algumas diferenças importantes dependendo do tamanho escolhido, especialmente em peso e capacidade de bateria. Os modelos de 5 a 7 possuem bateria com capacidade de 17 mAh, que promete uma autonomia de 5 dias com uma única carga. Já os modelos de 8 a 11 contam om capacidade de 18,5 mAh e duração de 6 dias, enquanto as opções de tamanho 12 e 13 chegam com bateria de 22,5 mAh e autonomia de 7 dias.
A Samsung inclui um carregador magnético na caixa do Galaxy Ring, que varia de tamanho de acordo com o anel escolhido e tem bateria interna de 361 mAh. O estojo vai junto com um cabo USB-C, mas o carregador em si não é incluso e precisa ser adquirido separadamente — você também pode recarregar o estojo em bases wireless compatíveis. Em testes feitos com o carregador padrão de 25 W da Samsung, o anel precisou de 80 minutos para ir de 0 a 100% de carga, segundo a marca.
Como já vinha sendo comentado pela marca ao longo dos últimos meses, o Galaxy Ring tem grande foco em saúde e bem-estar, sendo uma forma menos invasiva de acompanhar suas atividades físicas e monitorar dados importantes como frequência cardíaca, oxigenação do sangue (SpO2), temperatura da pele, ciclo menstrual e sono.
Diferente de um relógio ou pulseira inteligente, que podem incomodar durante o sono, acumular água entre ele e o pulso ao tomar banho ou esbarrar por aí caso você seja mais desastrado, o Galaxy Ring faz todo o monitoramento de forma praticamente imperceptível por parte do usuário, já que pesa apenas entre 2,3 e 3 gramas, dependendo do tamanho escolhido. Somado ao fato de que ele não possui uma tela para ficar te distraindo o tempo inteiro com notificações, é fácil esquecer que está usando o anel.
Claro que tudo tem seu preço, e o anel não traz a mesma suíte de sensores de um Galaxy Watch Ultra, por exemplo, mas já será o suficiente para contar seus passos, gerar relatórios para melhorar a qualidade do seu sono, dar sua pontuação de energia, exibir alertas de frequência cardíaca caso algo anormal seja detectado, dar dicas de bem-estar para que você fique mais relaxado ao longo do dia, e detectar automaticamente vários tipos de exercícios.
O anel ainda conta com um gesto de "toque duplo", onde bastante você fazer um sinal de "OK" duas vezes rapidamente com o dedo em que o anel está colocado para realizar alguma ação, como pausar um alarme que estiver tocando ou mesmo controlar o obturador da câmera para tirar uma foto, por exemplo.
Tudo o que for coletado pelo Galaxy Ring será sincronizado com sua conta Samsung Health, permitindo uso de ferramentas de Inteligência Artificial para analisar treinos e rotinas de forma a gerar melhorias na saúde e bem-estar do usuário. Uma conta Samsung é necessária para isso, claro.
A Samsung aponta ainda que a assinatura para uso dos serviços é gratuita, sendo necessário apenas vincular sua Conta Samsung para aproveitar. Por estar vinculado à conta Samsung, você também poderá encontrar seu anel facilmente caso o perca por aí usando o SmartThings Find, sendo registrada a sua última localização.
Por se tratar de um produto que será usado 24 horas por dia pelos usuários —exceto quando estiver carregando —, o Galaxy Ring teve toda a sua construção pensada para conforto e resistência. Ele é feito em titânio, liga metálica mais forte que o aço inoxidável normalmente usado em vestíveis, e oferece certificações 10 ATM (ISO22810) para submersão em até 100 metros de profundidade e IP68, podendo ser usado em atividades aquáticas sem problema algum.
A Samsung reforça que os testes de resistência foram feitos tanto com água doce quanto salgada, incluindo ainda variações no nível de cloro e salinização, o que garantirá maior resistência aos mais variados ambientes. É importante lembrar, porém, que você deve sempre lavar o anel com água doce após seu uso em ambiente de água salgada, o que ajuda a evitar a oxidação.
Outro diferencial do titânio é ser muito leve, o que ajudou a Samsung a reduzir o peso do anel para apenas 2,3 gramas no menor tamanho do Galaxy Ring. Como dito acima, porém, o peso varia de acordo com a numeração escolhida, sendo de:
Em dimensões, o Galaxy Ring possui 7 mm de largura e 2,6 mm de espessura, o que não foge muito do que temos em anéis tradicionais.
Para escolher o tamanho do anel que se adapta melhor ao seu dedo, a Samsung disponibilizará um "molde" que será enviado à casa dos compradores em caso de compra online, estando disponível também nas lojas físicas da marca. Após descobrir o seu tamanho, você retorna ao site e finaliza a compra, com o envio do anel no tamanho correto sendo feito em seguida.
O Galaxy Ring chega ao Brasil ainda em 2024, mas uma data concreta ainda não foi revelada. No mercado internacional, o anel inteligente da Samsung terá pré-venda iniciada nesta quarta-feira (10), com envios começando no dia 24 de julho. O preço varia de acordo com o mercado, partindo de 399 dólares nos Estados Unidos, ou cerca de R$ 2.146 em conversão direta.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários