Samsung 01 Out
Depois de meses de rumores sem fim, a Samsung finalmente anunciou seu novo Galaxy S24 FE, e o celular não veio sozinho, aparecendo ao lado dos tablets Galaxy Tab S10 Plus e Tab S10 Ultra.
Apresentados no mercado internacional por meio de comunicado de imprensa no final da última semana, os modelos já chegaram ao Brasil na manhã desta terça-feira (1), e estivemos em um evento em São Paulo para colocar as mãos neles e tirar nossas primeiras impressões.
Versão “para fãs” da linha Galaxy S24, o S24 FE chega com menos de um ano do lançamento do seu antecessor, mas tem um motivo para isso. O S23 FE foi muito criticado por trazer hardware de geração passada e upgrades discretos em relação ao S21 FE, o que pode ter feito a Samsung acelerar o desenvolvimento de seu sucessor.
Com isso, temos agora um Galaxy S24 FE muito mais alinhado com o restante da linha. Ele oferece o mesmo visual com três câmeras “flutuantes” no painel traseiro, acabamento reto tanto nas laterais quanto nos painéis frontal e traseiro, tela de bordas simétricas e razoavelmente finas, e opções de cores que chamam a atenção, incluindo preto, azul, amarelo, cinza e verde.
O corpo é feito em alumínio e o painel traseiro é protegido por vidro Gorilla Glass 5, um pouco menos resistente que o Gorilla Glass Victus Plus da parte frontal. Ele segue com certificação IP68 contra danos por água e poeira, e no geral passa uma pegada bem parecida com o que temos no Galaxy S24 Plus.
A maior diferença entre eles está nas bordas ao redor da tela, que são bem mais finas no modelo Plus. Isso significa que o Galaxy S24 FE é um pouco maior, ainda que ambos tragam tela de 6,7 polegadas. Ele também está mais pesado, com 213 gramas.
Apesar do aumento em relação ao Galaxy S23 FE, muitos pontos da tela foram mantidos, incluindo a tecnologia AMOLED Dinâmico 2X, a resolução Full HD+ e a taxa de atualização de 120 Hz. Ao menos o pico de brilho também foi aumentado, passando para 1.900 nits.
No geral é um bom display e que vai satisfazer a maioria dos usuários, podendo ser usado em ambiente interno ou externo com conforto, apresentado boas cores e várias opções de configurações para atender tanto a quem gosta de tons mais saturados quanto quem prefere algo mais natural. O leitor de digitais fica sob a tela. O sistema de som é estéreo, otimizado pela AKG com suporte a Dolby Atmos.
Sobre as especificações técnicas, tivemos a troca do Exynos 2200 pelo muito mais atual Exynos 2400e. A Samsung não detalhou quais mudanças foram feitas em relação ao Exynos 2400 presente no Galaxy S24 e S24 Plus, mas testes vazados mostram uma performance muito similar, mesmo com clock máximo de 3,1 GHz contra 3,2 GHz da versão padrão.
Com isso, temos ainda CPU de 10 núcleos e GPU Xclipse 940 projetada em parceria com a AMD, que devem entregar performance mais do que suficiente para todo tipo de tarefa. Em nossa análise com S24 e S24 Plus notamos um certo aquecimento, especialmente no modelo menor, mas a Samsung diz ter aumentado a câmara de vapor no S24 FE, o que em conjunto com a nova configuração do chip deve ajudar a manter tudo mais controlado.
A má notícia é que seguimos com apenas 8 GB de RAM no Galaxy S24 FE, enquanto rivais do mundo Android já oferecem 12 GB em modelos intermediários. Vamos torcer para tudo estar muito bem otimizado, mas considerando a quantidade de recursos de IA e o foco do aparelho, fica aquele gostinho de que cabia mais. O armazenamento é de até 512 GB.
Se em tela e processamento tivemos mudanças consideráveis, em câmeras já foi o oposto. Temos basicamente o mesmo conjunto óptico, com sensores de 50 megapixels para principal, 12 megapixels para ultrawide e 8 megapixels para telefoto de 3x, além da frontal de 10 megapixels.
Provavelmente teremos melhorias na qualidade das imagens devido ao hardware mais moderno e robusto, que entrega funções de IA para zoom de maior qualidade, melhor performance em ambientes escuros e reconhecimento de cenas mais eficiente. De qualquer forma, isso só os testes mais aprofundados vão poder responder.
Fechando o pacote, temos uma bateria maior para aguentar a tela mais ampla, passando de 4.500 para 4.700 mAh. O carregamento segue com máxima de 25 W por fio e 15 W sem fio, sendo mais um ponto que já passou da hora de ser revisto pela Samsung.
O Galaxy S24 FE sai de fábrica com o Android 14 sob a One UI 6.1, que oferece todos os diferenciais do Galaxy AI presentes no restante da linha, incluindo Circule para Pesquisar, edição avançada de imagens com IA generativa, tradutor, intérprete, teclado com sugestões de escrita e muito mais. A promessa da Samsung é de 7 anos de atualizações do sistema e 7 anos de pacotes de segurança.
Ele tem 5G, Bluetooth 5.3, Wi-Fi 6E e NFC para pagamentos por aproximação.
Especificações técnicas
- Tela Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas com resolução Full HD+
- Display com furo e taxa de atualização de 120 Hz
- Plataforma Samsung Exynos 2400e
- 8 GB de RAM
- 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno
- Câmera frontal de 10 MP
- Três câmeras traseiras:
- Lente principal com sensor de 50 MP, OIS
- Lente ultrawide com sensor de 12 MP
- Lente telefoto com sensor de 8 MP, zoom óptico de 3x, OIS
- Conexão 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, GPS e NFC
- Bateria de 4.700 mAh com carregamento rápido de 25 W
- IP68 contra água e poeira
- Dimensões: 162 x 77,3 x 8 milímetros
- Peso: 213 gramas
- Android 14 com One UI 6.1
Esperados para chegar junto aos dobráveis no Galaxy Unpacked do último mês de julho, os novos Galaxy Tab S10 apareceram de surpresa junto ao Galaxy S24 FE. E trazem uma mudança significativa: nada de modelo base, ao menos por enquanto.
Com isso, temos apenas Galaxy Tab S10 Plus e Galaxy Tab S10 Ultra, que oferecem muitos pontos em comum com seus antecessores, mas chegam como “os primeiros tablets projetados especificamente para tarefas de IA”.
Os tablets são muito parecidos entre si, e também com os aparelhos de 2023, trazendo corpo construído em alumínio, duas câmeras traseiras, laterais planas, bordas finas ao redor da tela e visual bastante minimalista. A certificação IP68 segue presente, algo raro de se ver em tablets.
A principal diferença que você verá entre eles está na tela, onde o Tab S10 Ultra tem bordas ainda mais finas e um notch para alocar suas duas câmeras frontais, enquanto o Tab S10 Plus traz moldura simétrica nos quatro lados e apenas um sensor para selfies e videochamadas. Os dois trazem leitor de digitais sob a tela.
Além disso, o modelo Ultra é maior, com diagonal de 14,6 polegadas contra 12,4 polegadas do Plus. Ambos trazem painel AMOLED Dinâmico 2X, com resolução 2.8K e taxa de atualização de 120 Hz — basicamente o mesmo da geração anterior —, tendo como novidade o acabamento antirreflexo, que garante maior visibilidade em ambientes externos, especialmente ao olhar para a tela em ângulos indiretos.
Outra diferença está na bateria, onde o modelo Ultra tem maior capacidade para dar conta da tela maior. Não é uma diferença que deve fazer falta no dia a dia para quem optar pelo Tab S10 Plus.
Em relação aos modelos de 2023, a maior novidade está na troca do Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm pelo Dimensity 9300 Plus da MediaTek. É a primeira vez que a Samsung usa um chip da fabricante taiwanesa em seu tablet mais premium, o que vai fazer muita gente estranhar, mas os testes mostram que ele está longe de ser uma escolha ruim.
Por ter uma área grande para trabalhar a dissipação de calor, as preocupações com aquecimento praticamente somem, e o Dimensity 9300 Plus pode ser usado em todo o seu potencial sem medo. São oito núcleos na CPU, dos quais quatro são Cortex-X4 de máxima performance, com três rodando a até 2,85 GHz e um rodando a 3,25 GHz, enquanto o outro cluster de quatro núcleos traz Cortex-A720 a até 2 GHz.
Além da CPU muito potente, a GPU também merece destaque, já que vários testes colocam a Immortalis-G720 MC12 acima da Adreno presente no Snapdragon 8 Gen 3 e até da GPU usada pela Apple no A18 Pro do iPhone 16 Pro, indicando que os novos tablets da Samsung serão ótimas opções para jogar e trabalhar com aplicações gráficas pesadas.
O chip é acompanhado por 12 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento em ambos os modelos, conjunto mais do que suficiente para dar conta de todos os apps e jogos da Play Store, e também das funções incluídas pela própria Samsung no sistema.
Para aproveitar todo esse conjunto, a Samsung incluiu o Android 14 com a One UI 6.1.1 de fábrica nos tablets, oferecendo multitarefa avançada e funções de produtividade e criatividade. A S Pen está ainda mais inteligente, com suporte a gestos para ativar funções do Galaxy AI, e estão presentes versões otimizadas de apps populares como LumaFusion, Goodnotes, Picsart e Sketchbook.
Ainda é possível usar os tablets como se fossem um notebook, e a nova capa-teclado agora traz botão dedicado para o Galaxy AI, de forma parecida com o que vem sendo feito em notebooks Windows com tecla para o Copilot. O botão pode ser personalizado para realizar tarefas de IA, como abrir o intérprete ou a ferramenta de criação de imagens.
Reforçando que câmeras não são o foco em tablets, temos o mesmo conjunto do ano passado nos dois modelos. São duas câmeras na parte traseira com sensores de 13 megapixels para principal e 8 megapixels para ultrawide em ambos, enquanto na parte frontal o Tab S10 Plus tem apenas um sensor de 12 megapixels, e o Tab S10 Ultra traz dois sensores com a mesma resolução para lentes principal e ultrawide.
Caso sigam o que vimos na geração passada, são câmeras condizentes com a proposta, servindo bem para digitalizar documentos e realizar videochamadas, mas nada muito além disso.
Galaxy Tab S10 Plus: especificações técnicas
- Tela Dynamic AMOLED 2X de 12,4 polegadas com resolução de 2.800 x 1.752 pixels
- Display com revestimento antirreflexivo e taxa de atualização de 120 Hz
- Plataforma MediaTek Dimensity 9300 Plus
- 12 GB de RAM
- 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno
- Memória expansível com cartão MicroSD
- Câmera frontal de 12 MP
- Duas câmeras traseiras:
- Lente principal com sensor de 13 MP
- Lente ultrawide com sensor de 8 MP
- Conexão 5G (opcional), Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 e USB-C
- Bateria de 10.090 mAh com carregamento de 45 W
- S Pen
- Certificação IP68
- Dimensões: 285,4 x 185,4 x 5,6 milímetros
- Peso: 571 gramas (Wi-Fi) ou 576 gramas (Wi-Fi + 5G)
- Android 14 com One UI
Galaxy Tab S10 Ultra: especificações técnicas
- Tela Dynamic AMOLED 2X de 14,6 polegadas com resolução de 2.960 x 1.848 pixels
- Display com revestimento antirreflexivo e taxa de atualização de 120 Hz
- Plataforma MediaTek Dimensity 9300 Plus
- 12 GB de RAM
- 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno
- Memória expansível com cartão MicroSD
- Duas câmeras frontais:
- Câmera frontal primária de 12 MP
- Câmera frontal ultrawide de 12 MP
- Duas câmeras traseiras:
- Lente principal com sensor de 13 MP
- Lente ultrawide com sensor de 8 MP
- Conexão 5G (opcional), Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3 e USB-C
- Bateria de 11.200 mAh com carregamento de 45 W
- S Pen
- Certificação IP68
- Dimensões: 326,4 x 208,6 x 5,4 milímetros
- Peso: 718 gramas (Wi-Fi) ou 723 gramas (Wi-Fi + 5G)
- Android 14 com One UI
Resumindo tudo o que vimos. O Galaxy S24 FE chega com uma mudança de postura em relação às duas gerações anteriores, oferecendo hardware muito mais robusto e atualizado, tela maior e um foco em brigar realmente com rivais pelo posto de melhor “intermediário super premium” do mundo Android.
Infelizmente, tudo tem seu preço, e o aparelho teve seu lançamento no Brasil marcado pelo preço sugerido de R$ 5.499 para a versão de 256 GB e R$ 6.499 para a de 512 GB, já bem acima do que temos no próprio Galaxy S24 Plus no varejo.
Já em relação aos tablets, vimos que a Samsung está de olho no mercado para não deixar tudo de bandeja para a Apple, sendo uma das poucas empresas do mundo Android que realmente investe na categoria.
Os novos Tab S10 Plus e Ultra trazem muito do que deu certo na geração passada, oferecendo hardware ainda mais potente e funções novas e úteis de software para tirar proveito da capacidade extra de processamento. Se você quer um tablet para trabalho pesado e não gosta do iPad, é a linha Galaxy Tab S que se apresenta como a melhor alternativa.
Os preços de lançamento no Brasil partem de R$ 7.999 para o Galaxy Tab S10 Plus, e R$ 10.499 para o Galaxy Tab S10 Ultra.
- O Samsung Galaxy Tab S10 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Samsung Galaxy Tab S10 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Samsung Galaxy S24 FE está disponível na Mercadolivre por R$ 5.499. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço.
Comentários