Segurança 11 Set
A vida de quem recebe ligações insistentes de telemarketing pode ficar mais tranquila em breve. Conforme noticiado pelo g1, a Anatel proibiu que uma mesma empresa use números diferentes para realizar ligações. A ideia com esse movimento é driblar o spam telefônico e reduzir os golpes.
Thiago Freitas é presidente da Comissão de defesa do Consumidor da OAB em Minas Gerais e destacou a proibição como um pequeno avanço. Segundo ele:
Precisamos divulgar essa informação. Segundo: o consumidor precisa fazer um cadastro. Terceiro: ele precisa anotar todas as vezes que ele estiver sendo incomodado de forma exaustiva. Quarto: fazer reclamação no próprio consumidor.gov. É a resistência do consumidor que vai fazer a gente mudar alguma coisa.
O que fazer em caso de ligações suspeitas?
Uma das orientações ao atender um número desconhecido é ficar em silêncio para evitar que a voz seja usada por Inteligência Artificial para aplicar golpes. Além disso, o ideal é desligar o mais breve possível se não tiver interesse. Por fim, outra solução envolve o uso da plataforma “não me perturbe” do governo federal.
Vale lembrar que as multas para empresas que descumprirem as medidas podem chegar a R$ 50 milhões. O usuário pode usar o site da Anatel ou o número 1331 para fazer sua reclamação. Com essa novidade, pessoas como Deisiane Géssica Pereira, coordenadora de cuidados Clínicos da Santa Casa de Belo Horizonte.
Ela chegou a falar sobre como é interrompida por essas ligações:
Eu procuro atender porque fico preocupada achando que é alguém precisando. Alguém mesmo querendo entrar em contato comigo. A gente tenta falar: 'não, agora não posso falar, tô no trabalho'. E muitas vezes existe realmente a insistência mesmo. Bloquear não adianta. Eles arrumam outro jeito e ligam de outro número.
Os brasileiros têm ficado cada vez mais descontentes com ligações inesperadas e a Anatel chegou a adotar outras medidas para combater isso, como o sistema que identificar a origem dessas chamadas telefônicas.
Comentários