LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Eclipsa Audio: rival do Dolby Atmos criado pelo Google e Samsung deve chegar às Android TVs

12 de fevereiro de 2025 7

Atualização (12/02/2025) - GS

No início do ano, a Samsung anunciou que sua linha de TVs e soundbars para 2025 seria a primeira a chegar com o Eclipsa Audio, tecnologia de som espacial desenvolvida em parceria com o Google para rivalizar com o Dolby Atmos, mas parece que outros dispositivos também irão adotar o recurso no futuro.

De acordo com o FlatpanelsHD, um porta-voz do Google disse a eles que o formato será oficialmente suportado em dispositivos Google TV de marcas como Hisense, Sony, Philips e TCL a partir do Android 16, onde obterá suporte em nível de sistema operacional.

O Google também disse que os dispositivos de TV trarão suporte para dispositivos móveis e para a web, incluindo navegadores.

Como sempre, nos resta aguardar para descobrir mais sobre esse lançamento e o verdadeiro poder dele perante o rival.

Texto original - 03/01/2025

A Samsung anunciou nesta sexta-feira (3) que sua linha de TVs para 2025 será a primeira a embarcar o Eclipsa Audio, tecnologia de som espacial desenvolvido com o Google para rivalizar com o Dolby Atmos. A solução, que promete se destacar pelo controle mais fino e recursos adicionais, também será integrada ao YouTube e ganhará um programa de certificação para fabricantes interessadas.

O Eclipsa Audio foi apresentado por Samsung e Google em janeiro de 2024, ainda sob o nome "Immersive Audio Model and Formats" (Formatos e Modelo de Áudio Imersivos, em tradução livre), com a proposta de oferecer uma tecnologia aberta de som 3D, que permite a colaboração e é livre do pagamento de royalties — dois desafios para empresas que adotam o Dolby Atmos.

A novidade foi projetada sobre três pilares: a possibilidade de processar o rebatimento de áudio na vertical, algo presente no concorrente da Dolby, mas ausente de outras soluções abertas; o uso de Inteligência Artificial para adaptar o som cena a cena; e a personalização do áudio conforme as necessidades e o desejo dos usuários.

Desenvolvido em uma parceria entre Samsung e Google, o Eclipsa Audio promete rivalizar com o Dolby Atmos com recursos adicionais e a vantagem de ser aberto (Imagem: Divulgação/Samsung)

Agora mencionado pela primeira vez com o nome finalizado, o Eclipsa Audio fará sua estreia em 2025, com a linha de TVs Samsung deste ano sendo a primeira a empregar a tecnologia. Como boa notícia, o protocolo estará presente em todas as categorias de televisores, indo desde as básicas Crystal UHD até as premium Neo QLED 8K.

Em suporte ao lançamento, o Google confirmou que, a partir deste ano, criadores de conteúdo poderão fazer o upload de vídeos com Eclipsa Audio no YouTube, enquanto donos de dispositivos Samsung de 2025 — o que deve envolver a aguardada família de smartphones Galaxy S25 — poderão reproduzi-los sempre que estiverem disponíveis.

Por fim, a dupla de companhias afirma estar trabalhando com a Telecommunications Technology Association (TTA), agência sul-coreana com funções semelhantes às da Anatel no Brasil, para a criação de um programa de certificação para dispositivos que utilizem o Eclipsa Audio, de forma a incentivar outras fabricantes a adotarem o recurso.

A Samsung também confirmou que todas as TVs da marca lançadas em 2025, desde a básica Crystal UHD até a premium Neo QLED 8K, contarão com o Eclipsa Audio (Imagem: Divulgação/Samsung)

A chegada do Eclipsa Audio não é a primeira aposta da Samsung no desenvolvimento de tecnologias abertas para mídia: a empresa também foi responsável por propor uma solução de HDR livre de royalties, o padrão HDR10, bem como de sua versão aprimorada, o HDR10+.

A maior vantagem desses protocolos é justamente o código aberto, abrindo margem para que dispositivos mais acessíveis possam oferecer uma experiência audiovisual avançada. Resta agora saber se a indústria vai abraçar a proposta, ou manter o domínio do Dolby Atmos e outras tecnologias da Dolby.


7

Comentários

Eclipsa Audio: rival do Dolby Atmos criado pelo Google e Samsung deve chegar às Android TVs
  • Excelente notícia! Quanto mais tecnologias acessíveis e numerosas no mercado pra aumentar a concorrência, melhor para nós. Que seja um sucesso.

      • Nesse caso, é pior.

        Fragmentação... Ai vc compra uma TV ou soundbar e tem que ficar se preocupando em se tem esse ou aquele codec. Paga Netflix e Max e Prime e se preocupa com qual codec você consegue ver melhor.

        O ideal seria um duopolio com uma terceira opção, como é agora. Dolby, DTS:X e MPEG-H.

          • Há televisões que vêm com HDR10+ e Dolby Vision ao mesmo tempo; não duvido que as fabricantes que já fazem isso também façam Dolby Atmos e Eclipsa. Não vejo problema algum nisso.

              • As empresas de hardware estão apoiando em massa padrões opensource pra n pagar royalties. Tem AV1, OPUS, VorbisOGG, FLAC, LC3, AVIF, JPEG-XL, HDR10, HDR10+, e agora esse Eclipsa Áudio. Todos os tipos de mídia tem boas opções opensource pra concorrer com os padrões proprietários

                • N vejo como a "fragmentação" possa ser um problema aq, como a proposta é ser livre de royalties, toda e qualquer fabricante pode e irá adotar numa solução múltipla, da mesma forma q o AV1 é AVIF.

                    • Mas a proposta da tecnologia é justamente ser acessível. A lógica é que qualquer soundbar e streaming suporte a tecnologia.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Especiais

                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                    Software

                    Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2