
Android 07 Ago
07 de agosto de 2018 5
Conforme vimos anteriormente, a Anatel está antecipando o bloqueio de smartphones irregulares no Rio de Janeiro após solicitação do comitê de intervenção federal que gerencia a área de segurança atualmente no estado. A medida visa prejudicar a comunicação por aqueles com aparelhos fraudulentos ou adulterados.
Inicialmente o desligamento destes dispositivos ocorreria apenas em 2019, mas agora se dará em 8 de dezembro. Antes disso, a partir de 23 de setembro quem possuir um celular enquadrado como irregular receberá mensagens SMS avisando sobre a desativação.
Para determinar se um dispositivo é pirata ou não, a agência estatal consultará o banco mundial da GSMA, associação global de operadoras.
Por ela passam todas as fabricantes de aparelhos e operadoras, que obrigatoriamente informam o IMEI de cada aparelho que fabricam ou gerenciam. Se o seu IMEI estiver lá - correlacionado com o modelo do seu smartphone - tudo seguirá normal. Caso contrário, o acesso a qualquer rede móvel será bloqueado.
Você pode estar se perguntando como é possível que exista um número serial que não esteja registrado juntamente à GSMA, já que todas as empresas envolvidas no mercado de tecnologia móvel devem passar por lá, e nós explicamos: infelizmente é possível adulterar o IMEI em alguns aparelhos.
Isso pode ser feito por criminosos, por exemplo, caso um celular roubado tenha o serial bloqueado juntamente às operadoras. A invenção de um novo número e sua inserção através de falhas de um sistema permitiriam a retomada do acesso, já que esse novo serial não estaria na chamada blacklist.
Além disso, apesar de já não muito comum nos dias de hoje, diversas fabricantes de origem duvidosa colocavam no mercado clandestino aparelhos sem nenhum tipo de certificação, que além de interferirem em outras frequências nas quais não deveriam, não passavam por testes de qualidade e segurança. Nesse caso, as marcas não se davam nem ao trabalho de buscar a homologação com a GSMA.
Além do Rio de Janeiro, outro estado que terá o bloqueio de celulares antecipado é o Espírito Santo, cujo cronograma será o mesmo, com mensagens de aviso a partir de setembro.
Logo após, em 7 de janeiro serão notificados os donos de aparelhos irregulares nas regiões norte, nordeste e sudeste, e o desligamento será realizado em 24 de março.
Vale lembrar, smartphones importados seguirão funcionando normalmente desde que tenham procedência legal. Afinal, muito provavelmente estão registrados no banco de dados global da GSMA.
Se você tem dúvidas sobre a regularidade do seu dispositivo, no discador do telefone digite *#06# e verifique se o número IMEI exibido é o mesmo da caixa e nota fiscal do celular. Se for, não há razões para se preocupar.
E você, o que achou da antecipação do desligamento? Conte para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários