
Tech 27 Fev
06 de fevereiro de 2019 0
Após um ataque hacker que expôs os dados de quase dois milhões de clientes no início do ano passado, a Netshoes deve encerrar o caso pagando uma multa, determinou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Um valor de R$ 500 mil deverá ser suficiente para superar essa questão. Além disso, medidas adicionais deverão ser tomadas pela companhia, como o comprometimento em implementar medidas adicionais ao seu programa de proteção de dados.
Relembrando, a empresa foi pega de surpresa já nos primeiros momentos de 2018, com um banco de dados vindo à tona na internet. Investigações confirmaram a autenticidade dos dados, e então o MP do Distrito Federal aconselhou o e-commerce a contactar todos os clientes afetados.
Isso, porém, foi feito apenas em março. Os principais dados vazados eram nomes completos, com CPF, e-mail, data de nascimento e histórico de compras. Ou seja, dados suficientes para elaborados golpes de phishing por criminosos que atuam na internet.
Caso não sejam constatadas novas e melhores práticas de segurança na empresa e disseminadas por ela no mercado de e-commerce, o Ministério Público poderá entrar com nova ação visando a reparação dos danos morais sofridos pelos clientes expostos.
Vale lembrar, ao longo de 2018 outras companhias tiveram dados de clientes expostos. Em um episódio extremamente grave, até a imagem de cheques de clientes do Banco Inter surgiram na internet, em um episódio classificado pela empresa como de "baixo impacto" e fruto de "ação interna".
E você, foi afetado por algum problema de vazamento de dados recentemente? Conte para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários