
09 Julho 2020
19 de março de 2019 15
Nesta segunda-feira (18), novamente o caso da “Momo” voltou à tona. Mensagens no WhatsApp afirmavam que vídeos com a boneca que incentivaria o suicídio apareceria em canais no YouTube Kids.
Além da negativa do YouTube para a existência dessa criatura, alguns outros pontos descartam a presença de algo do tipo nos conteúdos infantis. Apesar de tudo indicar para ser uma Fake News, a oportunidade também abre espaço a outras reflexões. Entenda mais sobre a situação:
Em julho do ano passado, uma corrente nas redes sociais declarava que um número de celular estaria passando trote ao colocar a imagem dessa boneca em seus perfis e, desta maneira, assustar os internautas.
Outro boato espalhado sinalizava sobre possíveis instruções em forma de desafio, as quais incentivavam o suicídio de usuários com qualquer tipo de contato com essa “Momo”. Desde a primeira situação divulgada, nada foi provado sobre a existência da boneca.
O mais recente dos boatos foi sobre o YouTube Kids. De acordo com a mensagem rodada no WhatsApp, o vídeo com a personagem apareceria em canais de youtubers famosos e sugere a substituição do serviço de vídeos do Google pela Netflix. Leia:
ALERTA! Cuidado com o YouTube em canais kids! Hackers estão invadindo os vídeos e criaram um personagem chamado “MOMO”, o mesmo ensina as crianças pegar objetos cortantes para matar os papais, irmãos e outras pessoas. E ensinando as crianças a se suicidarem!!! O vídeo do personagem aparece no meio do vídeo kids “baby shark, Lucas Neto, planeta das gêmeas” e entre outros canais. Como se fosse propaganda... Se apresenta em diversas línguas:
“Oi! Eu sou o Momo, vamos brincar? Quero pedir um favor” manda a criança pegar objetos cortantes, que é fácil de achar, garagem ou cozinha... Depois o vídeo kids volta, Em seguida aparece o Momo novamente dizendo... “ Oi! Sou eu, Momo de novo, vamos brincar? Quero mais um favor? Você fez o que pedi antes? (Que seria pegar o objeto cortante). Dai ele ensina a cortar os pulsos!!! Isso mesmo!!! Aterrorizante!!! Ou pede outras coisas, como machucar os papais e/ou irmãos, amigos... E lembra a criança, que se ela não fizer o Momo vai pegar quando estiver dormindo.
Tem crianças que já estão horrorizadas e com muito medo disso e crianças já sendo influenciadas. Substitua o YouTube pelo Netflix que é muito mais seguro. Se você viu ou seu filho falou sobre o Momo, fique de olho.”
Diferente do que é informado na mensagem alarmante, não é possível encontrar qualquer conteúdo do tipo nos canais citados. Além disso, o YouTube bloqueia qualquer tipo de tentativa de upload com algo sobre essa lenda, por já estar alerta sobre o caso.
O TudoCelular procurou a assessoria do YouTube para um posicionamento oficial da empresa sobre o caso. Até o momento, não houve um retorno por parte da companhia.
Para outros sites e em sua conta oficial no Twitter, a plataforma de vídeos do Google descartou a existência de qualquer conteúdo relacionado à Momo em seu acervo. O serviço até chegou a tomar medidas para seus criadores pararem de alimentar a lenda urbana. Confira a seguir:
We want to clear something up regarding the Momo Challenge: We’ve seen no recent evidence of videos promoting the Momo Challenge on YouTube. Videos encouraging harmful and dangerous challenges are against our policies.
— YouTube (@YouTube) 27 de fevereiro de 2019
ATUALIZAÇÃO 20/03: A assessoria do YouTube retornou o nosso contato e afirmou que não foi recebido qualquer evidência sobre vídeos que promovam o desafio Momo na plataforma infantil. A empresa também compartilhou um guia do YouTube Kids para os pais, o qual pode ser acessado neste link.
"Ao contrário dos relatos apresentados, não recebemos nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids. Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente. Também oferecemos a todos os usuários formas de denunciar conteúdo, tanto no YouTube Kids como no YouTube. O uso da plataforma por menores de 13 anos deve sempre ser feito pelo YouTube Kids e com supervisão dos pais ou responsáveis. É possível que a figura chamada de 'Momo' apareça em vídeos no YouTube, mas somente naqueles que ofereçam um contexto sobre o ocorrido e estejam de acordo com nossas políticas. Para mais detalhes, vale consultar a página sobre Segurança Infantil no YouTube."
YouTube
Mesmo que todas as evidências indiquem para a falsa notícia sobre a existência da boneca Momo, o alerta para que pais fiquem atentos com o conteúdo consumido pelos seus filhos na internet é válido.
Os mecanismos de controle do que é publicado nas diferenças plataformas de streaming não são perfeitos e podem deixar passar qualquer detalhe indevido – como já aconteceram anteriormente.
Você chegou a receber a mensagem sobre a Fake News da boneca Momo? Relate para a gente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários