
Segurança 19 Mar
19 de março de 2019 7
A polêmica em torno da creepypasta Momo ganhou contornos mais graves graças à aparição da boneca no YouTube Kids, onde aparecia ao lado de instruções de suicídio feitas por uploaders mal intencionados. A plataforma de streaming infantil procurou dizer a criadores para não postarem vídeos sobre a personagem. Entenda mais sobre o caso aqui.
Com a morosidade das plataformas em fazer a devida curadoria de conteúdo, o Ministério Público da Bahia resolveu agir, e notificou Google e WhatsApp para removerem das redes sociais vídeos e imagens que contenham a participação de Momo.
No Estado, a notificação ao Google e ao WhatsApp foi feita por meio do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber). O promotor Moacir Nascimento, que coordena o núcleo, disse ao G1 que não há casos registrados na Bahia de crianças ou adolescentes que cometeram delitos influenciados pelos vídeo, mas decidiu abrir o procedimento por conta da dimensão que tem tomado nas redes sociais.
Houve ampla repercussão do vídeo e, como havia a possibilidade de repercussão na Bahia, foi instaurado o procedimento, para colheita de dados, provas, e a manifestação das empresas. O vídeo está circulando em inglês e espanhol pelo WhatsApp. O que estamos buscando é que eles adotem providencias para que não seja mais compartilhado"
Moacir Nascimento, coordenador do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber)
Publicações especializadas no universo infntil ressaltam a importância da atenção dos pais e responsáveis aos vídeos que as crianças assistem, pois vários deles possuem conteúdo normal no início, mas depois inserem a figura da boneca com instruções maliciosas.
O promotor ressalta que a responsabilidade maior sobre conteúdos que chegam aos pequenos é dos pais:
O problema é criança e adolescente de 12, 13 anos, com smartphone, usando a internet sem nenhuma supervisão de um adulto. A boneca não causa suicídio. O que leva ao suicídio é o distanciamento dos pais e responsáveis"
Moacir Nascimento, coordenador do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber)
O caso de Momo lebra o jogo da Baleia Azul, que teria levado mais de cem crianças ao suicídio em 2017 - número nunca confirmado - que sugeria desafios macabros a serem realizados nas madrugadas. Curiosamente, as duas personagens vêm da Rússia.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários