
Economia e mercado 20 Mar
20 de março de 2019 2
A sequência de valores que o Google precisa desembolsar por conta de problemas de desrespeito ao GDPR - como aconteceu na França - não acaba. Dessa vez, a União Européia, por meio de sua lei antitruste, multou o Google em 1,49 bilhão de euros (ou R$ 6,4 bilhões, em conversão direta). A penalidade é a terceira sofrida pela gigante de Mountain View no continente. A multa equivale a 1,29% do faturamento do Google em 2018. Multas já atrapalharam os lucros da empresa.
O caso se concentrou nas práticas ilegais da empresa na corretagem de anúncios de busca entre 2006 e 2016. Contudo, o chefe antitruste da União Européia acolheu com cautela as medidas do Google para trazer mais opções de navegadores e buscadores aos usuários de Android.
A decisão de hoje é sobre como o Google abusou de seu domínio para impedir que sites usem outros intermediários que não a plataforma do Google AdSense",
Margrethe Vestager, comissária de competição europeia, em entrevista coletiva.
Segundo a UE, o Google impedia que editores de sites colocassem anúncios de busca dos concorrentes em suas páginas de resultados de busca, forçando-os a reservar o espaço mais lucrativo nessas páginas para os anúncios do Google, exigindo ainda aprovação por escrito do Google antes de fazer alterações no modo de exibição de anúncios rivais. A gigante de Moutain View já foi multada por apps pré-instalados em seus dispositivos e também por manipulação de resultados de busca.
Uma reclamação da Microsoft em 2010 deu origem ao caso de publicidade do AdSense. Há três anos, as duas lançaram reclamações simultâneas uma contra a outra. O Google, por sua vez, já informou que age de acordo com os pedidos da UE nos dois casos anteriores. A empresa, que tentou acordos para escapar das multas, se comprometeu a oferecer alternativas ao Google Chrome na região.
Sempre concordamos que mercados saudáveis e prósperos são do interesse de todos. Já fizemos uma ampla gama de mudanças em nossos produtos para tratar das preocupações da Comissão. Nos próximos meses, faremos mais atualizações para dar mais visibilidade aos rivais na Europa"
Kent Walker, vice-presidente sênior de assuntos globais do Google, em comunicado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários