LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Não deu! Google tentou acordo para escapar de multa bilionária pelo Android

23 de julho de 2018 28

Na semana passada, a Google recebeu uma multa de 4,3 bilhões de euros pela União Europeia, com a acusação de ter obrigado fabricantes a pré-instalarem apps no Android. Contudo, informações apareceram sobre um suposto acordo tentado pela gigante de Mountain View para escapar do pagamento.

Segundo relata a Bloomberg, a Comissária de Competição da União Europeia, Margrethe Vestager, teria permitido à gigante de buscas o começo de uma negociação para um acordo sobre um suposto monopólio o qual envolvia o Android desde 2016.

Imagem: Reprodução

Porém, as dificuldades para o restante da negociação teriam surgido devido à demora da Google a aceitar uma investida nesse sentido. A empresa teria procurado costurar o negócio somente em junho de 2017, depois de surgir outra multa de 2,4 bilhões de euros – por práticas anticompetitivas no Google Shopping.

Na época, ao pensar que ainda poderia fechar acordos sobre casos antigos, a companhia havia decidido suavizar os contratos com as fabricantes em restrições na Play Store, mas não houve uma resposta ao jurídico. O presidente da Google, Sundar Pichai, chegou até a ameaçar tornar o Android um sistema pago, em carta para recorrer contra a multa.

Atualmente, a gigante de buscas já acumula 6,7 bilhões de euros em multas

Polêmica com domínio de rival

Em nova polêmica sobre práticas anticompetitivas, o rival DuckDuckGo havia acusado a Google de criar barreiras para sua extensão no Chrome e de adquirir o domínio “Duck.com”, a fim de confundir os internautas.

Desde este sábado, a companhia de Mountain View tem oferecido links para o usuário entrar no buscador concorrente. Além disso, o vice-presidente da empresa, Rob Shilkin, explicou a situação por meio de sua conta no Twitter.

“Eu dei uma olhada nisso. Nós compramos o duck.com como parte da On2 (antiga Duck Corporation) em 2010, daí o direcionamento. Para ajudar quaisquer internautas perdidos, nós mudamos o redirecionamento e adicionamos links. Obrigado pelo alerta.”

Você acredita que a Google realmente utilize métodos contra a concorrência para sobrepor seus produtos? Compartilhe sua opinião conosco!


28

Comentários

Não deu! Google tentou acordo para escapar de multa bilionária pelo Android
  • Todas fazem a mesma coisa, a Google não é unica. UE quer mesmo é o dinheiro.

      • Google como sempre praticando o monopólio em fazer o que quer,multa mais do que justa numa empresa tao desleal e manipuladora com o mercado como ela,forçando usarem os conteúdos dela

          • Google cobrando 3 euros por cada novo dispositivo com android paga isso aí rapidinho

              • O carro é seu,vc gosta de funk e forró.
                Quem andar com vc neste carro vai ter que ouvir funk e forró... não gosta..sai fora então e compre seu próprio carro e ouça o que quiser.
                Quem manda na casa, é os donos da casa!

                  • Não é obrigar, é colocar no contrato... Se as operadoras querem usar o android, pq o android nao pode usar as operadoras tbm?

                      • Alguem lembra do Windows Phone sem nada da Google porque ela não deixava?

                          • acho as leis muito abusivas, se o sistema é dela, pq ela não pode por os apps dela? L

                            • Na minha opinião, a Google realmente força o uso de seus apps, e não tem como desinstalar. Mesmo que tenha jeito com root, isso não é algo que se tenha em massa, principalmente por perca de garantia que as fabricantes impõe.

                              Desativar um app, não é desinstalar.

                              Muito bem que o Android é aberto e o usuário pode utilizar do código-aberto do sistema para fazer sua própria rom ou usar outras sem o Google Apps(GApps), mas aí viria a tona novamente a questão da garantia. Isso não é uma escolha, isso é imposição ao uso forçado dos aplicativos da Google.

                              Ainda tem a questão dos aplicativos pré-instalados da Google que não podem ser desinstalados, ao atualizar a versão pela Play Store, ocupa mais espaço ainda, pois fica no armazenamento a versão pré-instalada e a nova versão

                                • O problema é o seguinte, se vc não deixar o app lá desativado ao retornar a imagem de fábrica o que irá acontecer com o aparelho? Eles deixam os apps no aparelho se vc fazer uma restauração de fábrica, se por exemplo vc excluir o navegador, mandar zerar o aparelho o que vc espera q ocorra? Um aparelho novo sem navegador? Ou pior se o usuário remover algum app necessário do sistema, que transforme o aparelho em um peso de papel, só fazendo um flash da rom original para corrigir. Entendo o motivo pq não "removem" os apps, antes as ROM's vinham com apps "duplicados" 2 navegadores, 2 players de música, e o pessoal reclamava por ter 2. Agora pelo jeito teremos novamente o aplicativos duplicados, ou somente os apps do fabricante como Samsung Music etc.. Acho que a solução é ter os apps novamente da fabricante e baixar no primeiro boot os apps que vc usa, mas se preparem para baixar alguns MB de apps se isso acontecer, pq vai voltar a época de 2 apps. Antes de mimimi, pense o seguinte vc tem 1 aparelho q veio com Android 4.0, vc faz a restauração de fábrica hoje por exemplo o Chrome não instala mais nessa versão por suportar apenas 4.1+. Infelizmente

                                    • Filho, vou te explicar: o Google não faz caridade.

                                      Ele fornece o sistema sem custo para as fábricas, com a condição de que elas usem seus apps.

                                      Ela poderia cobrar pelo Android (como a Microsoft sempre fez com o Windows), mas preferiu esse método por ser a cara dela.

                                      Multar essa atitude é como multar o Google por você fazer pesquisas em seu buscador e ele sempre apontar para produtos da própria empresa primeiro.

                                        • Alguem lembra do windows Phone sem nada da Google porque ela não deixava?

                                          • Ser o melhor levanta esse tipo de guerrilha contra. Quem tem competência se estabelece. Se fosse ruim não teria a posição que tem e se não fosse proveitoso para os fabricantes, não usariam. Infelizmente isso tem cara de perseguição dirigida.

                                            • Para o ano há mais.

                                                • Errado, Google não permite excluir o buscador, o navegador, nada, no máximo você desativa, quando ocorreu isso com o Windows a muito tempo atrás, a Google foi uma das que estavam em conjunto processando a Microsoft sobre o navegador, então o IE vem com o Windows, mas você podia excluir ele totalmente, coisa que a Google não permite com os seus serviços, então é merecido sim.

                                                    • Me diga qual sistema te libera isso?

                                                      Da Samsung e seus apps? Motorola, LG, Xiaomi, Asus?

                                                      Apple? Windows phone?

                                                      Nenhuma! Isso é normal.

                                                      Ubuntu, Debian, windows, OSX?

                                                      Nenhum te libera o desinstalar tudo ou te manda um sistema calado, ela já te oferece os serviços prestados instalados pois consideram a melhor opção, simples assim.

                                                        • Quem disse que não dá para desinstalar? Root existe para isso.

                                                        • Muito errado isso ninguém é obrigado a ter os app da Google no smartphone pode excluir ao contrário de smartphone da Samsung que deixa app deles e não pode tirar. Isso não tá certo com o Google querem pegar dinheiro na marra

                                                          • "Você acredita que a Google realmente utilize métodos contra a concorrência para sobrepor seus produtos? Compartilhe sua opinião conosco!"
                                                            Android é aberto, vc pode baixar codigo AOSP puro e criar ROM sem nada do google, no Android vc pode por qualquer navegador, player office etc...UE quer é arrecadar$$$ na forma de multa... DuckDuckGo tambem entrou com ação contra safari ou internet iexplorer ou firefox?

                                                            Android

                                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                            Android

                                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                            Windows

                                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                            Economia e mercado

                                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista