LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple suspende escuta de áudios capturados pela Siri no iPhone

02 de agosto de 2019 8

Atualização (02/08/19) - JB

Após uma série de questionamentos, a Apple anunciou nesta sexta (2) a suspensão do seu programa de "classificação" de áudios coletados pela Siri no iPhone e em outros dispositivos. De acordo com a empresa de Cupertino, a medida deve valer até que uma atualização seja liberada.

Assim, a companhia se compromete a não enviar para funcionários terceirizados trechos de áudios capturados pela Siri. Como sabemos, o caso chamou a atenção do mundo, uma vez que a Apple é conhecida por fazer muita propaganda sobre privacidade. Veja a nota da empresa:

Estamos comprometidos em fornecer uma ótima experiência com a Siri, protegendo a privacidade do usuário. Enquanto realizamos uma revisão completa, estamos suspendendo a classificação da Siri globalmente. Além disso, como parte de uma futura atualização de software, os usuários poderão optar por participar da classificação.

Vale lembrar que o posicionamento da Apple vem na mesma semana na qual o governo alemão proibiu o Google de usar funcionários para transcrever áudios coletados pelo Assistente. Caso você queira saber mais detalhes sobre o problema envolvendo a Siri, basta acessar o texto original abaixo:


Texto original (30/07/19)

Apesar de sempre investir pesado no discurso de privacidade do usuário, a Apple também usa funcionários para ouvir comandos de voz enviados para a Siri. A informação foi revelada nesta semana pelo The Guardian e confirmada por fontes que já trabalharam nessa atividade.

De acordo com essa fonte, uma equipe de funcionários terceirizados tem acesso a trechos de áudio capturados pelo iPhone, Apple Watch e HomePod, muitas das vezes, contendo informações privadas. Em um exemplo, já "vazaram" conversas entre médico e paciente, negociações comerciais, compra de drogas e até mesmo pessoas fazendo sexo.

O conteúdo capturado pelos dispositivos também vem acompanhado por localização, detalhes de contatos e dados de aplicativos usados pelo proprietário do aparelho. Além disso, o maior problema envolve o Apple Watch. Isso porque o relógio começa a gravar quando detecta alguns movimentos em direção a boca.


Comentando o assunto, a fonte ainda disse que tudo acontece porque a Siri, muitas das vezes, é ativada de forma acidental. Além disso, apesar dos áudios estarem disponíveis aos funcionários da empresa, ela nunca cobra assuntos relacionados ao conteúdo deles:

Temos acesso a essa informação porque a Siri é acidentalmente ativada. Ao mesmo tempo, também estamos cientes da localização, contatos e outros dados do usuário.

Já a Apple respondeu ao jornal britânico confirmando que realmente tem acesso a uma pequena quantidade de áudios capturados pela Siri. No entanto, a empresa alega que isso serve para ajudar na detecção de falhas técnicas. Além disso, a companhia nega que seja capaz de identificar os usuários:

Uma pequena parte dos comandos feitos à Siri é analisada para melhorar a assistente e a função de ditado. As solicitações da pessoa não estão associadas ao Apple ID do usuário. As respostas da Siri são analisadas em instalações seguras e todos os revisores estão sob a obrigação de aderir aos requisitos rigorosos de confidencialidade da Apple

A empresa também afirma que os usuários estão cientes de que os áudios capturados podem "ser usados para aprimorar a experiência com a assistente". No entanto, o que ela nunca deixou claro é que outras pessoas podem ouvir trechos das gravações no processo.

Vale lembrar que a Apple não é a única a ser alvo de uma denúncia do tipo. Recentemente, diversas fontes revelaram que Amazon e Google também usam funcionários terceirizados para ouvir áudios captados por suas respectivas assistentes virtuais.

(atualizado em 20 de setembro de 2019, às 19:48)

8

Comentários

Apple suspende escuta de áudios capturados pela Siri no iPhone
  • Ela tentando revolucionar e acaba fazendo merda

      • Tá nos termos quando você aceita usar a Siri que o que você fala pra ela é enviado para a Apple para análise. A pessoa pode desativar o "Eaí Siri" e usar só o botão para acionar a assistente, assim ela não vai pegar áudios sem contexto esperando ser comando de voz para acioná-la.

          • "E a Huawei?" kkkkkkkk. (Contém ironia)

              • Quer privacidade? Desliga sua Internet, joga fora seu celular e seu PC, não use cartão de crédito nem débito, não use seu CPF nem RG ou CNH e no final, alguns momentos de privacidade até seu vizinho escutar pela porta.

                  • Hj em dia não tem como se esconder, eu mesmo não ligo e não devo nada pra ninguém. Quem deve ter medo disso é banidos !

                      • Isso não é questão de privacidade e sim um crime, uma coisa é eu obter seus dados para te encher de marketing outra coisa é eu colocar uma escuta dentro de tua casa para ouvir o que vc fala.

                          • Quanta inocência, amigo. Sem teoria da conspiração, mas cada vez que o senhor usa seu cartão, eles sabem exatamente onde o senhor está, cada vez que o senhor digitar uma palavra dentro de uma rede social qualquer, eles podem ler... Resumindo, estão traçando seu perfil sem precisar te escutar, e, com isso, sua privacidade foi para o buraco. O crime está em todos os lugares, não somente nos áudios. De novo, QUER PRIVACIDADE? LEIA O MEU PRIMEIRO COMENTÁRIO. É tanta informação que passamos para todas essas empresas que não temos mais como ter privacidade. Biometria para votar? Segurança do seu voto? Rsrsrs... Já era, parceiro!

                            • Vdd mais ser hakeado N existe uma privacidade 100%u2105 melhor.

                              Android

                              Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

                              Especiais

                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                              Android

                              TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                              Android

                              TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular