LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple suspende escuta de áudios capturados pela Siri no iPhone

02 de agosto de 2019 8

Atualização (02/08/19) - JB

Após uma série de questionamentos, a Apple anunciou nesta sexta (2) a suspensão do seu programa de "classificação" de áudios coletados pela Siri no iPhone e em outros dispositivos. De acordo com a empresa de Cupertino, a medida deve valer até que uma atualização seja liberada.

Assim, a companhia se compromete a não enviar para funcionários terceirizados trechos de áudios capturados pela Siri. Como sabemos, o caso chamou a atenção do mundo, uma vez que a Apple é conhecida por fazer muita propaganda sobre privacidade. Veja a nota da empresa:

Estamos comprometidos em fornecer uma ótima experiência com a Siri, protegendo a privacidade do usuário. Enquanto realizamos uma revisão completa, estamos suspendendo a classificação da Siri globalmente. Além disso, como parte de uma futura atualização de software, os usuários poderão optar por participar da classificação.

Vale lembrar que o posicionamento da Apple vem na mesma semana na qual o governo alemão proibiu o Google de usar funcionários para transcrever áudios coletados pelo Assistente. Caso você queira saber mais detalhes sobre o problema envolvendo a Siri, basta acessar o texto original abaixo:


Texto original (30/07/19)

Apesar de sempre investir pesado no discurso de privacidade do usuário, a Apple também usa funcionários para ouvir comandos de voz enviados para a Siri. A informação foi revelada nesta semana pelo The Guardian e confirmada por fontes que já trabalharam nessa atividade.

De acordo com essa fonte, uma equipe de funcionários terceirizados tem acesso a trechos de áudio capturados pelo iPhone, Apple Watch e HomePod, muitas das vezes, contendo informações privadas. Em um exemplo, já "vazaram" conversas entre médico e paciente, negociações comerciais, compra de drogas e até mesmo pessoas fazendo sexo.

O conteúdo capturado pelos dispositivos também vem acompanhado por localização, detalhes de contatos e dados de aplicativos usados pelo proprietário do aparelho. Além disso, o maior problema envolve o Apple Watch. Isso porque o relógio começa a gravar quando detecta alguns movimentos em direção a boca.


Comentando o assunto, a fonte ainda disse que tudo acontece porque a Siri, muitas das vezes, é ativada de forma acidental. Além disso, apesar dos áudios estarem disponíveis aos funcionários da empresa, ela nunca cobra assuntos relacionados ao conteúdo deles:

Temos acesso a essa informação porque a Siri é acidentalmente ativada. Ao mesmo tempo, também estamos cientes da localização, contatos e outros dados do usuário.

Já a Apple respondeu ao jornal britânico confirmando que realmente tem acesso a uma pequena quantidade de áudios capturados pela Siri. No entanto, a empresa alega que isso serve para ajudar na detecção de falhas técnicas. Além disso, a companhia nega que seja capaz de identificar os usuários:

Uma pequena parte dos comandos feitos à Siri é analisada para melhorar a assistente e a função de ditado. As solicitações da pessoa não estão associadas ao Apple ID do usuário. As respostas da Siri são analisadas em instalações seguras e todos os revisores estão sob a obrigação de aderir aos requisitos rigorosos de confidencialidade da Apple

A empresa também afirma que os usuários estão cientes de que os áudios capturados podem "ser usados para aprimorar a experiência com a assistente". No entanto, o que ela nunca deixou claro é que outras pessoas podem ouvir trechos das gravações no processo.

Vale lembrar que a Apple não é a única a ser alvo de uma denúncia do tipo. Recentemente, diversas fontes revelaram que Amazon e Google também usam funcionários terceirizados para ouvir áudios captados por suas respectivas assistentes virtuais.

(atualizado em 25 de abril de 2025, às 15:48)

8

Comentários

Apple suspende escuta de áudios capturados pela Siri no iPhone
  • Ela tentando revolucionar e acaba fazendo merda

      • Tá nos termos quando você aceita usar a Siri que o que você fala pra ela é enviado para a Apple para análise. A pessoa pode desativar o "Eaí Siri" e usar só o botão para acionar a assistente, assim ela não vai pegar áudios sem contexto esperando ser comando de voz para acioná-la.

          • "E a Huawei?" kkkkkkkk. (Contém ironia)

              • Quer privacidade? Desliga sua Internet, joga fora seu celular e seu PC, não use cartão de crédito nem débito, não use seu CPF nem RG ou CNH e no final, alguns momentos de privacidade até seu vizinho escutar pela porta.

                  • Hj em dia não tem como se esconder, eu mesmo não ligo e não devo nada pra ninguém. Quem deve ter medo disso é banidos !

                      • Isso não é questão de privacidade e sim um crime, uma coisa é eu obter seus dados para te encher de marketing outra coisa é eu colocar uma escuta dentro de tua casa para ouvir o que vc fala.

                          • Quanta inocência, amigo. Sem teoria da conspiração, mas cada vez que o senhor usa seu cartão, eles sabem exatamente onde o senhor está, cada vez que o senhor digitar uma palavra dentro de uma rede social qualquer, eles podem ler... Resumindo, estão traçando seu perfil sem precisar te escutar, e, com isso, sua privacidade foi para o buraco. O crime está em todos os lugares, não somente nos áudios. De novo, QUER PRIVACIDADE? LEIA O MEU PRIMEIRO COMENTÁRIO. É tanta informação que passamos para todas essas empresas que não temos mais como ter privacidade. Biometria para votar? Segurança do seu voto? Rsrsrs... Já era, parceiro!

                            • Vdd mais ser hakeado N existe uma privacidade 100%u2105 melhor.

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Especiais

                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                              Software

                              Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2