LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anac também proíbe o embarque com MacBook Pro de 15" em voos no Brasil

29 de agosto de 2019 27

Atualização (29/08/19) - JB

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também emitiu um alerta em seu site pedindo que passageiros brasileiros não embarquem com o Macbook Pro de 15 polegadas fabricado pela Apple.

De acordo com o órgão, o notebook pode superaquecer e pegar fogo durante o voo. Por isso, ele não deve ser transportado como bagagem de mão e nem despachado. Veja a nota:

Devido a problemas detectados em um lote de baterias de lítio de MacBook Pro de 15 polegadas, fabricados entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017 pela Apple, a Anac recomenda aos passageiros proprietários de equipamentos desta marca que, antes de viajar com o aparelho, verifiquem se o eletrônico é um dos dispositivos afetados pela falha na bateria

Além disso, a agência também alertou que as empresas aéreas não devem permitir o embarque com o laptop da Apple. Vale lembrar que a recomendação brasileira segue a decisão tomada nos Estados Unidos e na Austrália.


  • Atualização (27/08/19) - PM

Além de ter sido proibido em voos comerciais e aeroportos nos EUA o MacBook Pro de 15 polegadas teve suas limitações aéreas estendidas também à Austrália .

A empresa de aviação Virgin enviou há pouco um comunicado à imprensa deixando claro que a partir de agora proíbe o transporte da máquina como bagagem despachada. De acordo com a mensagem:

Informações importantes para os passageiros que viajam com o Apple MacBook: devido ao recall mundial da Apple para várias baterias de MacBook, TODOS os Apple MacBooks devem ser transportados apenas como bagagem de mão.


Apple MacBooks não são permitidos na bagagem despachada até novo aviso.

Ou seja, em outras palavras, pelo menos na Austrália o transporte a bordo é permitido por enquanto – mas nos voos da Virgin Australia, diferente do que ocorre nos EUA, a proibição se aplica a todos os modelos MacBook, não apenas aos Pro de 15 polegadas.

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos emitiu um alerta para todos os passageiros e companhias aéreas proibindo o uso do MacBook Pro de 15 polegadas em voos pelo país. De acordo com o órgão regulador, a medida vale apenas para os equipamentos fabricados entre 2015 e 2017.

Como sabemos, a Apple já iniciou um programa de recall para esses dispositivos onde a empresa pretende trocar as baterias defeituosas, que podem entrar em combustão. O caso é semelhante ao que ocorreu com o problemático Galaxy Note 7 da Samsung.

No entanto, ao que tudo indica, muitos consumidores estão demorando a entregar os seus notebooks para a Apple. Por isso, a agência de aviação foi obrigada a entrar em ação e banir totalmente o uso dos dispositivos em voos e aeroportos dos EUA.


Como justificativa para a medida de segurança, a FAA indica que os notebooks problemáticos podem superaquecer e pegar fogo dentro dos aviões que cruzam os EUA. Por isso, o comunicado da agência pede que os consumidores identifiquem seus aparelhos:

Por favor, observe que o laptop Apple MacBook Pro de 15 polegadas, vendido de meados de 2015 a fevereiro de 2017, é proibido em todas as nossas operadoras aéreas.

Com o anúncio da medida de segurança, algumas empresas aéreas já inseriram um alerta em seu site oficial. Além disso, todos os aeroportos devem liberar alertas sonoros em seus sistemas de alto-falantes. No entanto, o que ainda não está claro é como as empresas irão identificar se um MacBook foi fabricado entre 2015 e 2017.

Ao que tudo indica, essa responsabilidade deve ficar nas mãos dos próprios usuários, uma vez que os comissários de bordo não são especialistas em produtos Apple. De toda forma, a empresa de Cupertino alerta que a situação é grave, uma vez que há 432 mil unidades - apenas nos EUA - do notebook que são elegíveis ao programa de recall.


27

Comentários

Anac também proíbe o embarque com MacBook Pro de 15" em voos no Brasil
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 140.537 mortes em 4.689.613 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review