
Economia e mercado 03 Set
04 de setembro de 2019 93
Enquanto a guerra comercial entre China e Estados Unidos não é resolvida, a Huawei chegou a um momento de impasse. A fabricante chinesa precisa lançar a família Mate 30 até o fim deste mês, mas não pode usar os serviços do Google nos dispositivos.
Na China, esse problema é facilmente resolvido, uma vez que a Google Play Store e seus serviços não são permitidos pelo governo de Pequim. Entretanto, a divisão europeia da empresa deve sofrer para vender os aparelhos no velho continente.
Por isso, o vice-presidente da Huawei na Europa, Eric Xu, pensa em uma solução muito simples. Os países da União Europeia precisam criar o seu próprio sistema operacional. Assim, o continente também ficaria livre das amarras legais do Google e da interferência dos EUA.
Em entrevista para o jornal alemão Handelsblatt, Xu foi direto ao ponto e disse que a Huawei só está se mantendo viva porque investiu pesado na produção de componentes próprios:
Não devemos nos apegar a uma ilusão de que o conflito [com os EUA] será resolvido nas próximas semanas ou meses.
Se a Europa tivesse seu próprio ecossistema, a Huawei o usaria.
Podemos continuar produzindo normalmente sem componentes de empresas americanas.
Já somos auto-suficientes hoje. Se fosse diferente, teríamos falido.
Embora pareça uma medida um tanto extrema, o executivo disse que o lançamento de um sistema operacional próprio na Europa seria uma saída importante para os países da União Europeia. Isso porque a legislação do velho continente é muito mais robusta que a dos EUA.
Por isso, em alguns casos, a Comissão Europeia acaba multando empresas de tecnologia dos EUA por não respeitar as leis locais. Além disso, Xu também ressaltou que as relações entre a UE e o governo Trump estão se deteriorando no médio e longo prazo.
Assim, nada impede que o presidente estadunidense resolva perseguir empresas europeias da mesma forma que está sendo feito com a Huawei. Em um mundo cada vez mais fragmentado e anti-globalista, Xu afirma que tem sentido que cada país ou bloco tenha seu "plano b" quando o assunto é sistema operacional.
Vale lembrar que a Huawei já tem o seu Harmony OS para usar em dispositivos na China. Além disso, a fabricante também está trabalhando com o governo russo para usar um software próprio na terra de Vladimir Putin.
Você concorda com o executivo? Cada bloco ou país precisa de um sistema próprio como segurança? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários