LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Menos horas na autoescola! Simulador deixa de ser obrigatório para tirar CNH

18 de setembro de 2019 5

Quem faz está pensando em fazer autoescola para tirar a CNH de categoria B para dirigir carros já pode ficar um pouco mais tranquilo, pois a partir de agora o simulador deixa de ser um item obrigatório para o processo de aquisição da carteira de motorista.

A lei entrou em vigor na última segunda-feira (16), 90 dias após o Conatran (Conselho Nacional de Trânsito) criar a resolução de número 778, cujo objetivo é remover a obrigatoriedade do uso deste equipamento para analisar se um aluno da escola de formação de condutores tem aptidão ou não para dirigir um veículo de verdade pelas ruas.

Sabe-se que tal reformulação vai ajudar as autoescolas a reduzirem os seus gastos com a instalação do equipamento, que custa em média R$ 30 mil, fazendo com que o custo fixo com a manutenção do equipamento seja exorbitante e atrapalhando até mesmo a lucratividade deste tipo de estabelecimento.

"A gente já vinha falando ao longo do tempo e hoje estamos tirando a obrigatoriedade dos simuladores, que passam a ser facultativos. Será uma opção do condutor fazer a aula ou não. Se ele julgar necessário que aquilo é importante para a formação dele, de que não está seguro de sair para aula prática, ele poderá fazer. Se não quiser, ele não terá que fazer a aula de simulador", disse Tarcísio Freitas, ministro da Infraestrutura.

Por lei, após a aprovação na prova teórica, eram necessárias 5 horas de direção no simulador, onde a distribuição desse tempo variava de acordo com cada autoescola e disponibilidade do aluno, mas que era uma necessidade para que as aulas práticas começassem de fato.

Porém, com a nova regra, esse tempo gasto no equipamento de direção virtual vai ser cortado, fazendo com que o tempo de aulas práticas passe a ser de 20 horas, assim como era anteriormente. Tal mudança pode afetar positivamente o preço final pago pelo aluno para tirar a CNH, uma vantagem interessante para quem ainda não possui carteira de motorista.

"O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor", completou.

E aí, caro leitor, curtiu a novidade? Compartilhe a sua opinião nos comentários!


5

Comentários

Menos horas na autoescola! Simulador deixa de ser obrigatório para tirar CNH
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista