LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! WhatsApp é usado por golpistas para oferecer empréstimos falsos

28 de outubro de 2019 4

Com um aumento considerável no número de fintechs no mercado de crédito pessoal, cibercriminosos vem se aproveitando do nome dessas empresas para aplicar o famoso golpe do empréstimo falso no WhatsApp. Segundo dados colhidos pela Noverde no Reclame Aqui, de 2018 para 2019 a quantidade de fraudes do tipo aumentou 198%.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, neste ano já foram registradas mais de 683 reclamações envolvendo esse tipo de golpe. Enquanto isso, em todo o ano de 2018 foram registradas cerca de 692 ocorrências. Débora Cipolli, Diretora de Riscos da Noverde, explica:

O caminho é sempre o mesmo: a pessoa recebe no WhatsApp uma mensagem se fazendo passar por uma fintech informando que há um limite de crédito pré-aprovado disponível. Contudo, é exigido que se faça um depósito antecipado. Já é um claro sinal de tentativa de golpe.


Apesar de parecer novo, esse tipo de golpe já vinha sendo aplicado por meio do WhatsApp. No entanto, os criminosos sempre usavam nomes de bancos tradicionais, algo que mudou com o nascimento de fintechs como o Nubank e a Noverde.

antes havia certa desconfiança das pessoas quando o golpista se apresentava como uma fintech por se tratar de algo novo e pouco conhecido. Hoje elas estão crescendo em volume, usuários e exposição. Por isso, todo mundo quer fazer parte dessa onda que está mudando o mercado financeiro e, infelizmente, abriu margem para atuação de pessoas más intencionadas, explica Felipe Ferraz, chefe de computação em nuvem do Centro de Estudos em Sistemas Avançados do Recife.

Como evitar esse tipo de golpe?

A Noverde, que é uma fintech que oferece crédito online para pessoas das classes C e D, explica que a maioria das empresas do ramo já apostam em recursos de segurança. Confira algumas dicas para o usuário do WhatsApp:

  • Ignore mensagens enviadas de pessoas desconhecidas que peçam para clicar em um link para conseguir um empréstimo.
  • Desconfie de mensagens que indiquem que seu crédito foi aprovado junto a empresas que você não tenha um relacionamento, por exemplo.
  • Ao receber uma oferta de crédito, pesquise sobre a reputação da empresa, especialmente por meio de recomendações de outros clientes. Golpistas usam muito a desinformação e se aproveitam da necessidade das pessoas que precisam daquele dinheiro.
  • Redobre a atenção com ofertas de empréstimos que peçam um depósito antecipado como “taxa de conveniência” ou algum serviço de análise de crédito, para liberar um valor pré-aprovado. Essa prática não é usual.
  • Se a mensagem vier com muitos erros gramaticais ou o atendimento for muito informal, como por exemplo, audios de WhatsApp, há probabilidade grande de ser golpe.
  • Não caia em pressões psicológicas que dão um prazo de poucas horas para a concretização do “empréstimo”. Há casos em que os golpistas prometem abono de parcelas caso o comprovante de depósito seja feito em poucos minutos.

WhatsApp Messenger

Desenvolvedor: Facebook.inc

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


4

Comentários

Cuidado! WhatsApp é usado por golpistas para oferecer empréstimos falsos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista