LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Veja como se proteger: Eternal Darkness é a nova brecha de segurança do Windows 10

10 de junho de 2020 4

Apesar de ser um sistema amplamente adotado e ter várias vantagens por isso, o Windows sempre amargou o título de ser o maior alvo de hackers pelo mesmo motivo. Além disso, a atualização mais recente não ajudou muito, trazendo mais bugs que podem dificultar muito a vida dos usuários. Agora uma nova brecha de segurança foi descoberta e se chama Eternal Darkness.

O nome técnico do Eternal Darkness é SMBGhost e foi descoberta pela Agência de Segurança cibernética e segurança de infraestrutura dos EUA - CISA, que já emitiu um alerta a respeito da falha que envolve o protocolo Services Messages Block, ou protocolo de mensagens do servidor em tradução direta, na versão 3.11, responsável por compartilhamento em rede de arquivos, impressoras e outros elementos.


Dessa forma hackers poderiam utilizar o SMB para explorar arquivos e espionar PCs vulneráveis por meio dessa porta aberta na rede, sem falar na possibilidade de ter acesso remoto e até controlar o computador em algumas situações, o que pode resultar em sequestro de arquivos e quebra severa de privacidade.

Como se proteger da Eternal Darkness

A boa notícia é que a última grande atualização do Windows 10 já corrige essa falha de segurança. Estamos falando da 2004, que foi liberada no final de maio para todos, logo, para se manter seguro basta acessar o Windows Update no seu Windows 10 e atualizar seu sistema.

Entretanto, nem todos os computadores são compatíveis com a atualização e por isso a Microsoft bloqueou a instalação dela em alguns PCs. Nesse caso é preciso instalar todas as atualizações de segurança o mais rápido possível, pois segundo a CISA, o Windows recebeu uma atualização de segurança em março que resolve o problema. Mesmo assim a agência alertou:

Embora a Microsoft tenha divulgado e fornecido atualizações para essa vulnerabilidade em março de 2020, atores cibernéticos mal-intencionados estão mirando sistemas não reparados com o novo pacote de segurança, de acordo com relatórios recentes de código aberto. A CISA recomenda fortemente o uso de um firewall para bloquear portas SMB da internet e aplicar patches a vulnerabilidades críticas e de alta gravidade o mais rápido possível.

É importante dizer que a Microsoft publicou um aviso sobre a vulnerabilidade Eternal Darkness com algumas soluções alternativas, mas a única realmente segura é atualizar o sistema do seu computador, visto que hackers podem explorar outras brechas para acessar PCs afetados, visto que eles já têm conhecimento dessa falha.


4

Comentários

Veja como se proteger: Eternal Darkness é a nova brecha de segurança do Windows 10
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista