LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

DJI é acusada de coletar dados sem conhecimento dos usuários por meio de app no Android

24 de julho de 2020 7

Além de desenvolver câmeras de ação e acessórios de fotografia, A DJI é uma das maiores fabricantes de drones do mundo, sendo muito famosa por sua linha Mavic. Seu mais recente eletrônico, o Mavic Air 2, foi lançado em abril com grandes novidades, como gravação em 4K a 60FPS e Hyperlapse em 8K, com a empresa anunciando uma plataforma para resgate de pessoas com drones em junho.

A chinesa volta aos holofotes neste mês, mas desta vez por um motivo não muito agradável. De acordo com análises das agências de segurança Synacktiv e GRIMM, a DJI estaria realizando coleta de dados de usuários de seu aplicativo DJI GO 4 sem seu consentimento. Entre os dados aos quais a aplicação teria acesso estão contatos, recursos de hardware e até mesmo o IMEI, o "RG" de um celular.

Outras falhas graves apontadas pelos especialistas são a possibilidade de atualização ignorando os mecanismos de revisão e proteção do Google, algo que vai contra os termos de serviços da gigante das buscas, além de instalação de outros apps que também burlariam os controles do Android, mais uma vez contra as regras.

Curiosamente, a versão para iOS do DJI GO 4 não possui as mesmas brechas encontradas no sistema do robozinho. Isso, porém, pode estar relacionado ao fato que que a App Store atua oficialmente na China, sendo um canal oficial pelo qual a DJI pode realizar a atualização de seus serviços, ao contrário da Play Store, que força usuários Android a buscarem alternativas.

O aplicativo DJI GO 4 estaria coletando dados dos usuários sem consentimento, além de apresentar outras falhas graves de segurança.

Em resposta às pesquisas, Brendan Schulman, porta-voz da fabricante, afirmou que “esse recurso de segurança na versão para Android de um dos nossos apps de controle de voo recreacional impede que alguém tente usar uma versão hackeada para substituir nossas funções de segurança, como limite de altitude e geofencing".

Schulman complementa dizendo que “se uma versão hackeada é detectada, os usuários são solicitados a baixar uma versão oficial de nosso site”. O porta-voz conclui afirmando que esse recurso não estava presente em versões do aplicativo utilizados por governos ou companhia.

Em resposta às pesquisas, a DJI afirmou que o "recurso de segurança" não está presente nas versões do aplicativo para companhias e governos.

A GRIMM afirma que a análise foi encomendada por uma empresa anônima descrita como um "fornecedor de tecnologia de defesa e segurança pública", enquanto a Synacktiv não divulgou detalhes sobre seu cliente. Independente disso, conforme apontou o site Hardware Upgrade, a situação é complicada e pode elevar ainda mais as tensões entre EUA e China.


7

Comentários

DJI é acusada de coletar dados sem conhecimento dos usuários por meio de app no Android
  • Tem um doidos anti China aqui que é de dar pena kkkk

      • Anti-china? Com certeza, assim como sou anti-beber veneno, anti-serpente peçonhenta na minha cama, anti-genocídio, anti assassinato, anti-nadar sangrando em rio cheio de piranhas...
        Enfim, bom senso.

        • Bixo... A China está tentando de todas as maneiras coletar dados dos usuários, para catalogar processar informação. Eles acham que o resto do mundo são iguais aos chineses que aceitam serem robôs.... Pqp q lixo de pais

            • Facebook que o diga, né!?

                • Facebook rouba seus dados para ganhar dinheiro. Não praticam genocídio, assassinato, não mantém campos de concentração, e não usam pessoas como bancos de órgãos. Também não tem intenção de subjugar o mundo por considerar que é seu destino por serem superiores a todos os outros, que seriam sub-humanos.
                  Muito diferente.

                    • Passou pano. E também não estudou nada sobre a história dos EUA.

                        • Noto que não mencionou nada do que citei.
                          Simplesmente porque é tudo verdade e não há argumentos. A China é o maior risco para o mundo hoje em dia. Em relação a história, nenhum país tem história bonita ou isenta de eventos sanguinários, pois o passado humano foi assim. A questão é que além dessa história, na qual a China matou sessenta milhões de seus próprios habitantes na década de 70, o presente dela é de absoluta ditadura assassina. Conteste isso. Use fatos.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Especiais

                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                    Software

                    Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2