LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Atenção! Contas clonadas do Instagram podem aplicar golpes sem dificuldade, alerta ESET

24 de agosto de 2020 0

Não são raras as vezes em que se descobre algum problema de segurança em redes sociais – o Detetive TudoCelular da última quinta-feira (20) relatou um, por exemplo –, agora a ESET alerta para golpes possíveis de serem aplicados por meio de contas clonadas no Instagram.

O pesquisador da empresa Jake Moore clonou a sua própria conta em um outro smartphone e com quatro capturas de tela da conta original, para imitar a ação de cibercriminosos. Como diferença, ele incluiu na bio um texto que dizia: “NOVA CONTA APÓS PERDA DE ACESSO AO ORIGINAL”.

Imagem: ESET

Na sequência, passou a seguir 30 dos seus amigos – 10 de contas privadas e 20 públicas. Ele imaginava que isso pudesse despertar alguma desconfiança dos seus contatos que os fizesse entrar em contato para verificar a veracidade do suposto ocorrido. Mas a situação foi o contrário.

“Eu esperava que alguém me contatasse por um meio de comunicação diferente e questionasse esse pedido, principalmente por conta do meu trabalho e a vergonha a que poderia ter sido submetido, embora também entendo que todos somos suscetíveis a comprometimentos de conta. Mas ninguém o fez. Na verdade, os números aumentaram.”


Jake Moore

Pesquisador da ESET

Para repetir ainda mais as práticas dos hackers, ele mandou mensagem aos seus seguidores para agradecê-los por aceitarem o novo pedido e mencionar o incidente. Moore lamentou que também teriam atacado suas contas bancárias e o deixaram sem dinheiro até que o problema fosse resolvido.

Já o contato, além de acreditar estar falando com o titular do perfil e achar a conversa confiável, ainda chegou a oferecer ajuda.

“O que eu achei mais desconcertante foi a rapidez com que tudo aconteceu e que fui capaz de enganar o alvo pretendido fazendo-o pensar que era genuíno, sem a necessidade de verificação adicional. Consegui até mesmo fazer com que a própria pessoa me oferecesse ajuda, o que deu um toque especial. Muitas vezes, essa é uma técnica inteligente usada por engenheiros sociais profissionais que fazem um jogo psicológico para evitar pedir o dinheiro diretamente.”

Como manter as contas seguras?

A ESET ainda informou uma série de recomendações para você manter as contas nas redes sociais mais seguras. A primeira delas é reduzir a quantidade de informações pessoais e fotos online. Por mais difícil que seja, limitar a quantidade de dados publicados impede o golpe de funcionar da mesma maneira em contas privadas, por exemplo.

Outro ponto é verificar o conteúdo do que é publicado, o que incluiria aceitar seguidores e decidir se está disposto para que esse usuário conheça mais detalhes sobre o seu cotidiano. Para completar, há a sugestão de – quando houver dinheiro envolvido – nunca aceitar nada nem fornecer informações confidenciais sem antes analisar com cuidado.

E aí, você já foi vítima de algum golpe do tipo nas suas redes sociais? Comente conosco!


0

Comentários

Atenção! Contas clonadas do Instagram podem aplicar golpes sem dificuldade, alerta ESET
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista