
Segurança 31 Ago
Após o presidente Trump comentar que o TikTok não ganhará uma extensão de prazo e deve ser banido na próxima terça-feira (15), a China não reagiu bem a situação. De acordo com a Reuters, Pequim se opõe a uma "venda forçada" do aplicativo nos Estados Unidos.
Por isso, a administração de Xi Jinping prefere ver o aplicativo ser banido nos Estados Unidos do que permitir a venda para alguma empresa do país. A informação foi confirmada por fontes que trabalham com autoridades chinesas.
Assim, tudo indica que Microsoft e Oracle, mesmo que queiram, não conseguirão uma autorização de Pequim para consolidação da compra da rede social.
Para muitas autoridades em Pequim a venda do TikTok é um sinal de fraqueza perante à pressão de Washington. Por isso, a única solução é deixar o aplicativo ser banido.
Recentemente, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China subiu o tom contra os Estados Unidos. De acordo com Zhao Lijian, o governo Trump está "abusando" do conceito de segurança nacional e usando isso para punir empresas estrangeiras.
Por enquanto, a ByteDance não se manifestou sobre o assunto. De toda forma, Pequim está disposta a usar as regras de controle de exportação para vetar a venda do TikTok para qualquer agente estrangeiro baseado nos Estados Unidos.
Por outro lado, analistas de mercado acreditam que ainda é possível vender o app sem precisar passar por uma aprovação do governo chinês. O TikTok teria que abandonar alguns algorítimos e "fatiar" a plataforma, algo que diminui ainda mais o valor da rede social.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários