LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Exclusivo: nova onda de golpes por boleto atinge clientes da Claro | Detetive TudoCelular

15 de outubro de 2020 67

Não é algo novo ver fraudes bancárias que usam boleto falso para fazer vítimas. Este próprio espaço já abordou o assunto no passado. Os cibercriminosos criam uma fatura muito parecida com o original, para que o usuário possa se enganar e realizar o pagamento, com o dinheiro encaminhado a um golpista.

Desta vez, esta coluna recebeu, nos últimos dias, relatos de uma nova onda de supostos golpes do tipo, que utilizam o nome da operadora Claro para arrecadar dinheiro ilicitamente. O Detetive TudoCelular apurou os fatos e explica para você a seguir:

Primeiro caso

O primeiro caso tem ocorrido com um cliente do Combo da Claro net no Rio de Janeiro (RJ). O usuário recebe constantemente um boleto que apresenta todos os seus dados corretamente, assim como está no cadastro da operadora. Até o Código NET informado é o mesmo.

No entanto, o valor da fatura falsa está próximo do real, mas ainda não bate com o correto. Os cibercriminosos ainda prometem um desconto de 50% no pagamento, com a justificativa pela pandemia do novo coronavírus – a chamada Engenharia Social –, como você pode observar na captura abaixo:


Imagens: TudoCelular.com

Domínio de e-mail entrega fraude

O golpe fica explícito pelo e-mail do remetente, utilizado para enviar o suposto boleto. Diferente do original – faturadigital@minhaclaro.com.br –, os endereços do fraudador são netservicos@mail.negociandohojebr.com e netservicos@mail.negociacoes-netclaro.com.

Se você fizer uma pesquisa rápida no Google, poderá ver uma série de queixas sobre e-mails falsos e cobrança indevida, por domínios iguais ou semelhantes ao deste caso. Veja a seguir:

Imagem: Google

Preocupação: dados corretos

O grande ponto de preocupação deste primeiro exemplo é como o golpista foi descobrir os dados corretos do usuário. Se ele teve acesso a informações pessoais, como nome, CPF, endereço e até Código NET, significa que – de alguma forma – teve acesso ao sistema da Claro para obtê-las.

Isso abriria um leque de possibilidades para o caso. Pode ser desde um vazamento de dados da base da operadora, até o cibercriminoso ter acesso direto à própria empresa. Mas é importante ressaltar que, pelas informações atuais, ainda não se pode chegar a uma conclusão do que teria ocorrido.

Segundo caso

O segundo caso ouvido pelo Detetive TC foi de um cliente de Curitiba (PR). Após uma reclamação por contestação de valor feita na Claro, o usuário recebeu a segunda via da fatura, mas com um valor diferente do acordado no contato com a companhia.

Nesta situação, o assinante possui o Combo Multi e apenas o custo da linha móvel se manteve correto. Já os de TV por assinatura, banda larga e telefone fixo não procediam.

Imagem: TudoCelular.com

Domínio diferente, mas pertence à Claro

Aqui também voltamos a um mesmo ponto de suspeita: o domínio de e-mail. A pessoa teria recebido o boleto de um remetente incomum – net.tv@netnaweb.com.br –, diferente do que é enviado mensalmente.

Em uma consulta na seção Whois, do Registro.br, é possível confirmar que o domínio, neste caso, pertence à Claro S.A.. No entanto, nem mesmo a própria operadora reconhece os e-mails enviados por esse remetente – como você pode observar logo mais neste mesmo texto.

Outro ponto a se observar é que o e-mail utiliza somente o nome “NET”, já praticamente em desuso dentro da operadora e em suas operações com o cliente, desde que unificou as marcas. Não faria sentido usá-lo em um e-mail no cenário atual.

Imagem: Registro.br

Boleto bate com o do aplicativo

De acordo com o informante do TudoCelular, o boleto em questão também está disponível no acesso pelo aplicativo oficial da Claro, o que pode sinalizar pela sua veracidade.

Contudo, os valores seguem diferentes e não há uma certeza se a fatura enviada por correio eletrônico pode ter sido, de alguma forma, alterada para mudar o destinatário do pagamento.

Preocupação: incerteza

O grande motivo de atenção aqui consiste na incerteza da procedência do boleto. Isso porque a quantia em questão não procede, apesar de também ficar próximo ao que ficou estabelecido no contato, além de o e-mail não ser o padrão usado pela Claro.

Resposta oficial

Procurada por esta coluna, a Claro respondeu com um alerta a respeito de uma onda de golpes por boletos falsos, que tem afetado uma série de setores de produtos e serviços no Brasil. A operadora ainda avisa que o domínio oficial da fatura digital por e-mail é faturadigital@minhaclaro.com.br.

Para completar, a Claro explica que não há desconto automático em fatura, a qual é sempre enviada com proteção por senha. Além disso, pede que seus clientes sempre confiram o nome do destinatário antes de finalizar qualquer pagamento. Sobre os casos relatados, a operadora afirma que irá apurar para saber o que houve. Confira a nota na íntegra:

“Uma onda de golpes, por meio de boletos falsos, tem afetado vários setores de produtos e serviços no Brasil. A Claro investe constantemente em políticas e procedimentos de segurança, adotando medidas rígidas para identificar fraudes e proteger seus clientes, e orienta para que fiquem atentos a alguns detalhes de segurança:


• Cuidado com o compartilhamento de informações pessoais, conteúdos e transações feitos por meio de sites de compras e aplicativos de origem duvidosa. Ações como essas podem abastecer grupos criminosos com dados reais.

• O domínio oficial da fatura digital por e-mail é faturadigital@minhaclaro.com.br.

• A fatura enviada por e-mail é protegida por senha, para maior segurança do cliente.

• Não há desconto automático em fatura.

• Confira sempre o nome do destinatário antes de finalizar qualquer pagamento.

• Em caso de dúvidas sobre promoções, descontos ou qualquer outro tema, a central de relacionamento está à disposição em todos os canais, site www.claro.com.br, os aplicativos Minha Claro residencial e por telefone 10621, o funcionamento é 24h e a ligação gratuita.

• O cliente pode confirmar o valor da fatura e solicitar segunda via pelo aplicativo Minha Claro residencial ou no site www.claro.com.br

• Acesse o portal para mais dicas de segurança: https://www.claro.com.br/seguranca


Sobre os casos relatados pela reportagem, a Claro reforça que trabalha constantemente para identificar fraudes e irá apurar.”

Este espaço continuará aberto para futuras atualizações sobre o caso, como descobertas de onde vazaram as informações pessoais dos clientes e qual a origem do domínio no segundo relato.

Vale lembrar que as operadoras e uma série de entidades aderiram à iniciativa #FiqueEsperto, da Conexis Brasil Digital, para orientar as pessoas a evitar esses golpes na internet.

Você já recebeu algum boleto suspeito vindo da Claro ou de alguma outra operadora? Conte para a gente a sua experiência no espaço abaixo.


67

Comentários

Exclusivo: nova onda de golpes por boleto atinge clientes da Claro | Detetive TudoCelular
  • Esse mês ligaram pro meu marido se passando pela claro sabiam todos os dados dele e as faturas q estavam em atraso ! Eram duas faturas eles deram um desconto e a fatura ficou em 180.00 reais meu marido pagou o boleto,porém nada das faturas saírem do app então ligamos na claro e a atendente falou que não tinha nenhum acordo,que provavelmente caímos em um golpe! A claro não se responsabilizou por isso e nós que ficamos no prejuízo! A ainda tivemos que pagar as faturas em atraso.

      • Recebi email de netservicos@negociafacil.com.br junto com ligações com todos meus dados. Ao entrar no site oficil ou em contato com a claro nada consta. Fiquem atentos, sabiam tudo de mim!!

          • Em Outubro/2021 abri reclamação na Anatel, pois a NET/Claro não aceitou a mudança de plano disponível no Minha Claro Residencial, que foi prontamente atendida. A fatura de novembro ainda veio com o valor antigo e aguardei para ver a fatura de Dezembro, que novamente veio com o valor antigo. Reabri a reclamação na Anatel e hoje recebo um email do net.tv@netnaweb.com.br, com fatura no modelo antigo da NET. Achei estranho e arquivei o e-mail. Em seguida recebo ligação da NET, em resposta reclamação na Anatel, informando que verificaram a inconsistência e que emitiram nova fatura com os descontos de Novembro e Dezembro. Informei sobre o e-mail e informaram que por ter sido alterado o valor, ela iria no formato antigo. Continuei achando muito estranho. Entretanto a atendente informou que iria responder no ambiente da Anatel, informando a solução do caso, o que realmente foi feito, inclusive anexando a referida Fatura, que havia sido enviada por email. Assim, vou realizar o pagamento e acompanhar a baixa da fatura no app Minha Claro, para então finalizar a reclamação aberta na Anatel.

              • recebi o boleto falso do email relacionamento@claroresidencialfatura.com

                  • toda semana eu recebo email deles, e sempre mando o Negão da piroca como comprovante kakakak

                      • Recebi um e-mail faz uma semana. E e-mail era. relacionamento@minhclaroresidencial.com.
                        Detalhe que não era minhaclaro e sim minhclaro. Atentem-se aos detalhes

                          • Tenho recebido algumas vezes, por volta de uma vez no mês uma fatura de cobrança da %u201Coperadora claro%u201D com o e-mail relacionamento@minhaclaroresidencial.net
                            Cobrando R$487,34%u2026 pra mim ficou nítido que é um golpe porque não sou cliente claro residencial há uns anos liguei para conferir se havia alguma pendência porém não constava nenhuma na própria claro. Temos que ficar muito espertos mesmo%u2026

                              • Recebo direto esse. Inclusive do email: relacionamento@minhanetclaroresidencial.comSó não sei como eles sabem que o negócio tá no nome da minha mãe mas cadastrado pelo meu email. Certamente houve vazamento de dados.

                                • Aconteceu comigo hoje, recebi um e-mail com o endereço relacionamento@minhaclaroresidencial.com, e contem um PDF da claro Net, como se eu estivesse devendo 492 reais. Sendo q nunca assinei a claro Net KKK Aiai
                                  É cada uma viu. Infelizmente tem muita gente q ainda cai, pelo boleto ser muito parecido com originais.

                                    • Informamos que ainda não identificamos o pagamento da sua fatura vencida em 10/03/2021 no valor de R$ 481,29 Para sua comodidade, segue anexo PDF 2ª via da sua fatura Claro para pagamento.

                                      MERCADOPAGO.COM REPRESENTAÇÕES LTDA
                                      KLAUS JURGEN

                                        • Acabei de receber
                                          Fatura Digital - MINHA CLARO %u2022 relacionamento@claroresidencial.comRelativo ao 1° Caso Fatura Fake. Não abri o e-mail. Como proceder nesses casos?

                                            • Eu fui olhar os meus imail hoje e vi no spam um suposto boleto da claro no valor de 478,99 de telefone residêncial, sendo que não tenho e ja fiquei apavorada, pensando que alguém tinha usado meu CPF,mandei imail pra claro que me disse que desconhece essa dívida e me passou alguns alertas,sobre os números que começam no código de barra,que com certeza não era o 237 como estava na fatura fraldada

                                                • Estou recebendo faturas há meses pelo endereço relacionamento@claroresidencial.com com faturas que variam entre 450,00, porém, nunca fui assinante da NET

                                                  • recebi do relacionamento@claroresidencial.comIgnorei, n uso a claro a uns 10 anos. Jamais assinei plano residencial.

                                                      • Recebi esta semana um da vivo com o endereço de remetente contato.agenciadigital.br@rtfj.site. E o titulo contadigitalviv. O valor era parecido com o qu eu pago mas o vencimento dava a entender que estava

                                                          • Acabei caindo no golpe! Recebi esse e-mail da relacionamento@claroresidencial.com informando um débito em atraso de R$488,10, sendo que só tenho celular e sempre pago contas em dia. Precipitei-me e acabei pagando. Verificando o destinatário pelo documento do banco verifiquei que era do MERCADO PAGO COM REPREENTAÇÕES LTDA.
                                                            Pagador: Igor Jones Proença Marinho (meu neto)
                                                            Banco de destino: Bradesco S A
                                                            Acabei caindo na cilada! Tomem cuidado para não caírem em golpe semelhante!

                                                            • Boa noite, recebi ontem esse e-mail da relacionamento@claroresidencial.com informando um debito de 486,70 como não tenho TV assinada e como eu já tive claro a linha no celular eu sei que as faturas da claro vem com senha que são os primeiros números do CPF, o que não veio nesse e-mail, por isso eu desconfiei que fosse golpe, ao receber hoje novamente esse e-mail, foi conferir o destinatário pelo app do banco, e era do MERCADOPAGO.COM REPRESENTAÇÕES LTDA
                                                              Pagador: Mateus Lopes Guerra
                                                              Banco de destino: Banco Bradesco S.A

                                                                • quando vc vai pagar um boleto, é bom observar se o banco de destino é o que eeles falam mesmo. Quando vc vai pagar e confirmar aparece Mercado pago e nao bradesco. Tem sempre que observar tudo.

                                                                  • Boa tarde, acabei de receber um boleto da Claro residencial R$479,96 relacionamento@claroresidencial.com

                                                                    Ao verificar as informações do boleto, consta Beneficiário: MERCADO PAGO REPRESENTAÇÕES, Banco do Bradesco, Pagador: Daraci Aguiar Ponte, ou seja, não tinha minhas informações, GOLPE, eles fazem a sugesta se COLAR COLOU.

                                                                    • também recebi no mês passado e neste mês. Golpe!!!

                                                                        • Venho recebendo a 2 meses uma fatura dizendo que está com um valor de 489,90 em atraso, o email é relacionamento@claroresidencial.com

                                                                          Já liguei para a Claro agora esclarecer e disseram que se trata de golpe. NOs boletos originais da operadora o código de barras sempre começa com os números 84... E são protegidos por senha,.E os de golpe não. É pra ficar bem atento, pois o que eu recebi era bem perfeito, logo atualizado e todos os meus dados.

                                                                            • quando vc vai pagar um boleto desse é bom confirmar na operação qual o banco destino... pq eles falam bradesco ou santander, mas a conta de pagamento aparece MERCADO PAGO.

                                                                              • Assim como o fernando_benites e professor_viana acabo de receber email com fatura do endereço relacionamento@claroresidencial.com. O logo da net me chamou a atenção imediatamente, uma vez que minha assinatura de tv por assinatura é outra.

                                                                                  • Recebi também deste mesmo remetente. Notei no rodapé da página o logo da claro, que é o antigo, não procedendo a informação, sem contar que eu nunca tive nenhum tipo de assinatura desse tipo. Infelizmente, alguém que possa ter esse tipo de assinatura, pode cair fácil no golpe achando que está devendo mesmo...

                                                                                    • Já estou recebendo faz uns 3 meses da relacionamento@claroresidencial.com
                                                                                      Liguei para central da Claro e não constava nada, que era golpe

                                                                                        • Acabei de receber email idêntico porém do domínio <relacionamento@claroresidencial.com>.
                                                                                          CLARO que NÃO caí no golpe.

                                                                                            • Também recebi o e-mail com boleto no valor de 489,90 !!! Minha rua nem cabeada NET/Claro é !!! Mais uma fraude... E nossos dados circulando livremente.

                                                                                                • Várias pessoas recebendo hj o email do mesmo remetente com o boleto de mesmo valor, muito estranho.Eu sou cliente pré da claro, quem recebeu é cliente de alguma forma?Porque se também for, a possibilidade é que vazou dados dos clientes da claro, falha de segurança deles.

                                                                                                    • O e-mail falso é relacionamento@claroresidencial.com - PERIGO.

                                                                                                        • acabei de receber um email com um boleto, de um email assimrelacionamento@claroresidencial.comOlá, PATRICK DE MEDEIROS FERNANDESInformamos que ainda não identificamos o pagamento da sua fatura vencida em 10/01/2021 no valor de R$ 489,90 Para sua comodidade, segue anexo PDF 2ª via da sua fatura Claro para pagamento.

                                                                                                          • Também recebi um boleto no valor de R$ 489,90. Mas não tenho nenhuma assinatura da claro.

                                                                                                              • Também recebi o mesmo e-mail, com o mesmo valor.

                                                                                                                  • Bom dia pessoal, tambem recebi, relacionamento@claroresidencial.com como não tenho serviço claro residencial contratado copie email e colei no google, vi de cara que era golpe, aff, agente ja tem tantos problemas nessa vida, ainda vem esses lançes.

                                                                                                                    • Acabei de receber o e-mail da claro residencial no valor de 489,90! Absurdo, sendo que não pagamos nem 40 na conta de telefone! Segue o e-mail que recebi o boleto: relacionamento@claroreresidenci

                                                                                                                      • Bom dia! Sim, venho recebendo boletos com fatura digital da claro. Entretanto, percebo que trata-se de fraude, pois não tenho tv claro por assinatura, apenas linhas de celular. E também o e-mail que eles mandam o boleto não corresponde ao e-mail oficial utilizado pela claro. Segue o e-mail falso: relacionamento@claroresidencial.com

                                                                                                                        Obs.: A Operadora Claro, envia seus boletos com proteção, ou seja, para abrir precisa de uma senha.

                                                                                                                          • Minha esposa acabou de receber um boleto em PDF da claro residencial. Fraude. Tomam cuidado!

                                                                                                                              • Baixei o App Anatel Consumidor, efetuei uma denuncia. Logo apos um Numero do RJ me ligou gerando boleto para pagamento, achei estranho, e enviou via esse email. Net.tv@netnaweb.com.br. Com certeza é golpe

                                                                                                                                  • Bom dia acabei de receber um boleto fraudado, sendo que estava num valor exorbitante, além do que estava pedindo que eu regulariza-se meus débitos, sendo que pago a claro em dia.

                                                                                                                                      • Eu tbm, a mesma coisa, eu tenho claro móvel, pago por mês cerca de 50 reais, e chegou um boleto de 498,90 da "claro residencial " sendo que nem plano residencial eu tenho...

                                                                                                                                        • sim internet sendo internet, facilitou muito a vida mas, também gerou essas coisas

                                                                                                                                            • Porém nesse caso a operadora que deixou uma brecha e nossos dados foram expostos e a gente que sofre e eles não estão nem aí com a nossa privacidade.

                                                                                                                                              • Acabei de receber um boleto, porém eu nem tenho claro residencial, foi aí que os golpista errou, agora o que me indigna é o fato de terem todos meus dados inclusive email.

                                                                                                                                                • net.tv@netnaweb.com.br é verdadeiro, esquecemos de pagar uma conta e a claro entrou em contato por telefone e depois enviou um email desse domínio, tb fiquei com medo de ter caído em golpe, porem depois de confirmar o historico de pagamentos no site realmente passou a constar como pago

                                                                                                                                                    • A ClaroNet somente envia e-mail se você desbloqueá-lo com senha então é ingenuidade do cliente em abrir algo e pagá-lo, sou cliente da operadora de tv à cabo a mais de 10 anos então nunca paguei sem verificar a autenticidade tanto por e-mail ou app da operadora. Na dúvida entre em contato pelo app.

                                                                                                                                                        • Nunca mais Claro. Que fui #ForaClaro

                                                                                                                                                            • Sim. O fui golpes. Já ve tudo.
                                                                                                                                                              ForaClaro.

                                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                Windows

                                                                                                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                Economia e mercado

                                                                                                                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista