
Economia e mercado 21 Out
03 de novembro de 2020 40
Depois de oferecer crédito para que operadoras brasileiras comprem equipamentos 5G de concorrentes da Huawei, o governo dos Estados Unidos pode usar um acordo estratégico para limitar a presença da chinesa em solo nacional.
De acordo com informações da Folha, o Brasil deve assinar nas próximas semanas uma declaração conjunta com EUA e Japão para a defesa de uma rede de telecomunicações confiável e segura.
Segundo fontes no governo brasileiro, a segurança da informação deverá ter um espaço de destaque no lançamento dessa nova aliança, sendo que o acordo não depende do resultado das eleições dos EUA.
Por enquanto, os termos do acordo ainda estão em discussão, mas os EUA pressionam para que o texto tenha uma referência direta a tecnologia 5G. Por outro lado, diplomatas brasileiros preferem termos mais genéricos por considerarem que isso pode ser uma provocação muito forte à China.
O conhecido "diálogo trilateral Japão-EUA-Brasil" foi proposto por Tóquio e deve defender valores comuns entre os países. Além de tecnologia, esse fórum também deve abordar assuntos políticos, econômicos e de segurança.
O acordo é algo que pode fortalecer o Japão como rival da China no plano regional, enquanto que os EUA fazem uma campanha contra Pequim no plano global. Já o Brasil "pisa em ovos" porque a China é o seu maior parceiro comercial.
Até o momento, o Itamaraty não se manifestou sobre o assunto. Já as embaixadas do Japão e Estados Unidos preferiram permanecer em silêncio.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários