LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei deve recorrer à justiça para evitar possível banimento no Brasil

12 de novembro de 2020 25

Após o governo brasileiro anunciar que apoia a iniciativa dos Estados Unidos conhecida como "Clean Network" (Rede Limpa), a Huawei já começa a se preparar para uma longa batalha judicial no país.

O programa dos EUA prevê que empresas chinesas sejam impedidas de fornecer equipamentos 5G para os países participantes. Isso porque o governo Trump afirma que Huawei e ZTE são um canal de espionagem do Partido Comunista Chinês (PCC). Ao sinalizar o apoio, o Brasil deixa aberta a possibilidade de banir a Huawei.

De acordo com fontes, a Huawei já contratou um escritório de advocacia especializado e com atuação em Brasília para lidar com o processo. A intenção da chinesa é aplicar no Brasil a mesma estratégia usada na Suécia. Isso porque a companhia conseguiu uma liminar na justiça sueca que impede o seu banimento do 5G.


Atualmente, a Huawei detém 40% do mercado de infraestrutura de rede do Brasil. Por isso, até mesmo as principais operadoras do país já procuram maneiras de evitar um banimento total da chinesa.

A exclusão da Huawei pode trazer uma série de prejuízos para as empresas de telefonia do país, uma vez que as operadoras vão gastar com o leilão de frequências, adaptação e substituição de todos os equipamentos da chinesa.

Por enquanto, a Huawei não se manifestou sobre o assunto. Comentando o cenário, Flavia Lefrève, especialista em telecomunicações, disse ao Globo:

Grande parte dos equipamentos e redes da Vivo e da TIM são da Huawei. Uma restrição aos chineses implica custos para as empresas e adaptação de infraestrutura.

Já Luca Belli, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), acredita que é legítimo proibir determinado fornecedor. Contudo, é preciso ter evidências claras de riscos à segurança nacional. Para ele, esse ainda não é o caso da Huawei, uma vez que o debate dos EUA é puramente ideológico.


25

Comentários

Huawei deve recorrer à justiça para evitar possível banimento no Brasil
  • chora mais que ta pouco

      • A Huawei deve ficar aqui no Brasil, querer banir a Huawei é um péssima idéia para o Brasil na área de tecnologia e para nós, que vamos pagar mais caro, caso isso aconteça, mas eu creio que a Huawei vencerá essa batalha para não ser banida do Brasil, do mesmo modo que ela venceu na Suécia e não foi banida de lá. As operadoras Vivo,Claro,Tim e Oi São contra o banimento da Huawei, espero que o STF entenda também, e julgue o caso da maneira certa. O 5G da Huawei é um dos mais avançados que existem, se ela continuar aqui no Brasil, em breve logo após o leilão de 5G, poderemos utilizar essa tecnologia inovadora.
        #GoHuawei

          • Até pouco tempo atrás eu não tinha uma noção plena o que é 5G, o tak de IoT. Sabia somente que a latência de comunicação era ínfima em relação a 4G. Descobri que 5G foi projetado para comunicação entre máquinas que 4G não tem condições de atender. Imagine uma indústria onde seus maquinaria estão interligados uns aos outros, o nível de produtividade e qualidade seria infinitamente superior o que existe hoje. Agora imagine o concorrente desta indústria que fica burrinhando para modernizar seu parque industrial em contraposição do seu concorrente. Em menos de 1 ano vai ser superado e sucateado.
            Em outras palavras vc pode ser um puta de piloto dirigindo fusquinha 69, nunca vai alcançar outro dirigindo um Ferrari.
            Então a pergunta é : para quê 5G se temo 4,5G?

              • Imagine que se a Huawei for banida as operadoras terão que arrancar todos os circuitos das antenas para por outros no lugar, os EUA não tem capacidade e tecnologia junto com a Ericsson e Nokia para fazer esse processo de migração sem ter que substituir as peças das torres...

                A Huawei já está na frente e as antenas 4G aqui são compatíveis com as peças da 5G da Huawei.
                Se banir a Huawei do consórcio nós iremos pagar mil vezes mais caro pra usar dados móveis no futuro por causa de um boçal na presidência

                • Como tem idiota que apoia o banimento?! Vamos nos atrasar e pagar mais caro, por conta do imbecil do atual presidente.

                    • Daqui a pouco vamos voltar para o fogão a lenha; A andar em carros de boi; E viver economicamente a base de agricultura familiar.

                      O que será do Brasil tecnologicamente daqui a 10 ou 50 anos? A China está dando um pau em Ciência e Tecnologia. Recomendo assistirem a série do Canal Futura: CHINA EXPRESSO FUTURO;

                      Enquanto China cria tecnologia, vamos criar uma sociedade escravizada por milhares de micro empresários que atuam em casa vendendo biquínis, comida e a outra metade trabalhado por App de entrega de comida;

                      • Sempre que aparece noticiários sobre desvio de dinheiro por parte do Zero 1 ou lambança do Zero 2 ou 3. Bolsonaro provoca um escândalo verbal para desviar atenção.
                        Parece cachorro que late no portão errado para deixar ladrão passar.

                          • Isso sim é uma intervenção interna no nosso país, Brasil perdeu foi tudo!!

                              • Nem vai precisar.
                                O Congresso vai determinar que todas as empresas possam participar.
                                Rodrigo Maia já se pronunciou sobre isso.

                                • Pelo jeito 5G do em 2023 funcional.
                                  Só depois das eleições.
                                  Não tem infraestrutura, sem Huawei é voltar 5 anos atrás em desenvolvimento.

                                    • o problema nem é o 5g atrasar, mas a China fazer uma retaliação

                                        • É se a Huawei for banida daqui, isso vai acontecer.

                                            • Poisé, é nossa maior parceira comercial, com uma decisão dessa só temos a perder, em todos sentidos.

                                                • Verdade, a Huawei Trabalha aqui no Brasil a 22 anos, sempre respeitando as leis do Brasil e todas as leis de segurança e privacidade de dados.
                                                  Banir a Huawei por motivos ideológicos anti-China, só vai fazer o Brasil perder o Maior Parceiro comercial e investidor. Fazendo assim o Brasil ter um prejuízo quase Trilionário e afundando a gente na maior crise econômica de todos os tempos.
                                                  Mas acho que Bolsonaro não vê desse ponto de vista.

                                                • Presida vai piorar e encarecer todas as redes pra agradar EUA?

                                                  • Ai vem bolsonaro vem falar em soberania, quando o mesmo acata as ordem do larajao trump em não aceitar o 5g da Huawei. O brasil só terá o 5g quando acabar essas disputas comerciais .

                                                      Android

                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                      Android

                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                      Windows

                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                      Economia e mercado

                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista