
Segurança 19 Jan
24 de janeiro de 2021 3
Não é uma novidade que golpistas costumam usar de ferramentas oficiais para fazer vítimas. Mas agora, um esquema foi descoberto no qual cibercriminosos utilizavam o Google Forms para obter informações de pessoas e aplicar golpes no futuro.
A descoberta foi feita pela companhia especializada em cibersegurança Proofpoint Threat Research, na última quarta-feira (20). De acordo com as informações, os criminosos enviavam um e-mail a um funcionário, com o assunto preenchido pelo nome de algum executivo importante da empresa.
Já no corpo da mensagem, os golpistas solicitam a ajuda da pessoa como uma “tarefa rápida”, já que estão prestes a ir a uma reunião. O pedido é para clicar no link presente no recado e clicar na opção que aparece, porque supostamente a página não funcionava corretamente para o cibercriminoso.
O link presente no e-mail redireciona o usuário a uma página de formulário do Google. Ao clicar na opção, os golpistas passam a ter conhecimento de quem está suscetível a cair em uma armadilha desse tipo. Assim, esses alvos seriam selecionados para algum golpe futuro.
Para identificar quando a pessoa está mandando link para esse golpe, a empresa de segurança identificou alguns começos de e-mail básicos, mas que conseguem passar sem cair na caixa de spam. Confira a lista:
A intensão dos pesquisadores é que a publicação do estudo sirva como um alerta aos internautas, para não caírem em tentativa de golpe nem clicarem em links de fontes desconhecidas.
Você já recebeu algum e-mail com esse tipo de golpe? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários