LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Robô salva-vidas consegue salvar pessoas sozinho em tempo surpreendente

11 de março de 2021 4

A tecnologia tem feito milagres para a vida humana, seja com a criação de novas vacinas e tratamentos médicos ou de medidas de segurança que evitam acidentes, mas parece que não existem limites para as criações do homem nesse segmento.

Um grupo de cientistas alemães está desenvolvendo um robô salva-vidas, que é capaz de reconhecer pessoas afogadas e ajudar a salvá-las. Os pesquisadores esperam que o equipamento sirva não só como apoio para equipes de resgate, como também para atuar de forma autônoma, em locais de difícil acesso.

O sistema vai muito além do robô que recolhe a vítima da água. Os engenheiros revelam que o sistema também consiste no monitoramento dos nadadores, através de câmeras instalas no teto de piscinas cobertas, drones e até mesmo zepelins de propaganda.

Quando uma ocorrência for detectada, o robô é ativado e liberado de um compartimento especial localizado no piso da piscina. Os resultados dos testes preliminares se mostraram bem promissores.

"A operação de resgate completa durou pouco mais de dois minutos. As vítimas devem ser ressuscitadas em cinco minutos para evitar danos ao cérebro a longo prazo. Fomos capazes de permanecer dentro desse período crítico sem problemas," disse Helge Renkewitz, criador do projeto.

Fraunhofer IOSB-AST/Reprodução

Os criadores revelam que se inspiraram nas arraias para desenvolver o design do robô, mas afirmam que ainda precisam fazer melhorias e modificações para deixá-lo mais compacto, permitindo que ele seja usado para piscinas, lagos, represas, portos e fazendas de criação de peixes.

Acha que os robôs serão o futuro das equipes de resgate ou os humanos sempre serão necessários?


4

Comentários

Robô salva-vidas consegue salvar pessoas sozinho em tempo surpreendente
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista