
Android 09 Fev
13 de maio de 2021 0
Em meio a diversas polêmicas que envolvem bullying e assédio nas redes sociais, principalmente contra crianças e adolescentes, como os planos do Facebook de criar um “Instagram for Kids” e a ação judicial que o TikTok encara por coleta ilegal de dados infantis, o Snapchat enfrentará um processo por conta da morte de um jovem de 16 anos em Óregon, Estados Unidos.
A ação judicial está sendo movida pela mãe do garoto, que cometeu suicídio em junho de 2020 após sofrer cyberbullying por meses através dos aplicativos de mensagens anônimas Yolo e LMK. Ambos estavam integrados à plataforma de comunicação do Snapchat através do Snap Kit, o conjunto de ferramentas da empresa para desenvolvedores terceirizados.
Diante da situação, o Snapchat, retirou as duas aplicações do ar, como afirmou um porta-voz da empresa ao site FOX 12:
À luz das graves alegações levantadas pela ação judicial, e por uma abundante cautela para a segurança da comunidade Snapchat, estamos suspendendo as integrações do Yolo e do LMK ao Snap Kit enquanto investigamos essas reivindicações.
O processo alega que os aplicativos Yolo e LMK violam a lei de proteção de consumidores e falham em seguir os próprios termos e política de uso — nos quais afirmam tolerância zero para comportamento abusivo — não fazendo o suficiente para evitarem assédio contra usuários.
Além disso, afirma que apps de mensagens anônimas facilitam a ocorrência de cyberbullying em um nível tão grande que deveriam ser considerados produtos perigosos.
A suspensão dos aplicativos foi apenas uma das demandas do processo, que ocorre na Califórnia. Segundo os documentos do tribunal, a mãe do garoto também busca compensação financeira e outras reivindicações por "responsabilidade estrita, negligência, deturpação fraudulenta, deturpação negligente e violações das leis de proteção ao consumidor" pelo Yolo e LMK.
Segundo ela, o cyberbullying contra o jovem ocorria de forma silenciosa. Nos últimos dias de vida, o adolescente estava desesperado, entrando em contato com amigos e buscando formas de burlar os aplicativos, para identificar os abusadores.
A ação judicial representa todos os residentes dos Estados Unidos na faixa etária dos 13 a 17 anos que estiveram usando o Snapchat pelo menos desde 2018.
Qual sua opinião sobre o uso de redes sociais por crianças e adolescentes, em especial os que permitem mensagens anônimas?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários