LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Segurança: empresa brasileira desenvolve aparelho capaz de bloquear sinal 5G em presídios

20 de julho de 2021 10

A empresa paulista Neger Telecom anunciou recentemente a criação de um equipamento capaz de bloquear o sinal 5G em presídios, tecnologia que aumentará a segurança das unidades prisionais impedindo que os smartphones se conectem com essa nova frequência.

O aparelho foi homologado recentemente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e recebeu selo de aprovação após passar por diversos testes realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O dispositivo é o primeiro do país capaz de bloquear o 5G, tecnologia que ainda não está disponível em todo o Brasil e por enquanto está restrito apenas a algumas cidades.

O bloqueador de sinal é um equipamento que pode ser utilizado exclusivamente em presídios ou áreas de segurança, no entanto, os dispositivos usados atualmente não são compatíveis com o 5G, impedindo apenas que os celulares se conectem a redes 2G, 3G ou 4G.

Segundo a fabricante, o equipamento é "extremamente preciso" e não interfere no sinal da área externa do presídio, delimitando de forma bastante exata o local em que a rede será bloqueada. Quanto a segurança, a Neger informou que a plataforma não apresenta vulnerabilidades para a entrada do sinal 5G independente da banda utilizada, impedindo, inclusive, a tecnologia MIMO, que utiliza várias antenas.

Com a entrada do 5G, a faixa disponível para redes móveis será cinco vezes maior, e representará 80% de todo o espectro de frequências. Isso exigirá um sistema de bloqueio extremamente robusto e acurado."

Eduardo Neger
Diretor de engenharia

De acordo com informações, o projeto inicial contou com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, que financiou o desenvolvimento das primeiras gerações do equipamento. A plataforma foi exportada e também será usada por outros países da América Latina, dentre eles a Costa Rica.

O que você achou dessa novidade? Sabia da existência desses bloqueadores de sinal? Conta pra gente, comente!


10

Comentários

Segurança: empresa brasileira desenvolve aparelho capaz de bloquear sinal 5G em presídios
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista