LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chrome 93 Beta é lançado com foco em segurança, melhorias em PWAs e elementos do Material You

30 de julho de 2021 0

Na última semana, os usuários finalmente vieram a conhecer a nova versão do navegador do Google. O Chrome 92 já está disponível com diversas melhorias e novas funções que focam em produtividade e melhor experiência de uso.

A partir desta sexta-feira (30), a big tech está lançando a primeira distribuição beta do Chrome 93, futura versão do navegador mais usado do mundo para o Android, Windows, Linux, macOS e Chrome OS. A atualização traz novos recursos que buscam promover maior segurança e praticidade para sua extensa base instalada.


O Google informa que o Chrome 93 será a última versão a ser lançada no ciclo de seis semanas a cada atualização. A partir da versão 94, que deverá priorizar as conexões com endereços HTTPS, novas versões serão lançadas a cada quatro semanas.

A seguir, confira as novidades que o navegador deve trazer em sua próxima versão estável.

Autenticação mais segura

Para os usuários que buscam segurança, mas esperam mais praticidade que a autenticação de dois fatores pode oferecer, o navegador em versão beta passa a oferecer suporte a dispositivos cruzados para códigos OTP (one-time password, ou senha de uso único).

O Google exemplificou seu novo recurso para autenticação de dois fatores com a demonstração acima.

Com essa função, ao conectar-se na mesma conta em um PC e smartphone, o usuário poderá copiar os códigos OTP recebidos via SMS para o navegador na plataforma desktop. O recurso deve funcionar apenas em sites que o suportam.

Melhorias em PWAs

Um grande destaque da nova atualização são as melhorias às aplicações web. Para as PWAs (progressive web applications), haverá uma nova API para o arranjo de janelas em múltiplas telas. Com essa aplicação, os desenvolvedores web poderão organizar janelas do browser em qualquer display conectado à plataforma.

Assim, um profissional que utiliza apps de videoconferência podem alocar exibições de slides em uma tela e o layout de apresentação em outra, por exemplo. O Google também cita essa vantagem para editores gráficos que precisam de várias janelas e salas de negociação virtual como aplicações que podem se beneficiar.

Para mais, a nova API Window Controls Overlay permitirá que os desenvolvedores aproveitem mais espaço das janelas e implementem diferentes recursos na barra de título. O espaço pode ser preenchido com um mecanismo de busca, reprodutor de mídia, atalhos e muito mais.

A API Window Controls Overlay permitirá melhor uso das janelas de PWAs.

Para o Windows, Linux e macOS, as aplicações web assumirão novas formas para se tornarem cada vez mais semelhantes aos programas nativos do PC. O Chrome 93 chegará com um novo protocolo que permitirá o acesso a URLs com uma PWA por padrão, mas essa funcionalidade ainda dependerá dos criadores da própria aplicação para serem compatíveis.

Material You

O Google Chrome está se modelando ao Android 12 com o Material You, a nova identidade visual da gigante de Mountain View. O Android Police disponibilizou capturas de tela que evidenciam esses elementos visuais, com tons baseados na cor principal do papel de parede do celular e formas arredondadas na listagem de guias.


De acordo com a página de status da plataforma do Chrome, a próxima versão estável do navegador está programada para chegar no dia 31 de agosto. Até lá, os usuários podem testar a nova versão beta disponível na Play Store.

Quais são as suas expectativas para o Google Chrome 93? Conte nos comentários!

Chrome

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis

Tamanho: Variável

Chrome Beta

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


0

Comentários

Chrome 93 Beta é lançado com foco em segurança, melhorias em PWAs e elementos do Material You
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista