
Android 04 Out
A última segunda-feira foi um dia bem atípico para o mundo todo, com a interrupção do Facebook e seus serviços — Messenger, Instagram e WhatsApp — e que também provocou instabilidades mesmo em plataformas como o Telegram. O problema foi resultados de um erro dos próprios engenheiros de rede da empresa e fez com que todos os serviços do Facebook ficassem inacessíveis.
Aos poucos, pareceu que o problema poderia estar relacionado ao DNS — os servidores de nome de domínio que informam aos dispositivos quais endereços IP usar para acessar os serviços — mas não estava claro o que exatamente havia acontecido e se era um hack externo, ação mal-intencionada de um insider, ou um erro catastrófico.
O Facebook agora admitiu em uma postagem num blog que foi um erro:
Nossas equipes de engenharia souberam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.
Os relatórios sugerem que os funcionários de nível inferior tiveram que obter acesso físico aos data centers e, em seguida, confiar nas instruções passo a passo de engenheiros mais experientes para desfazer o erro. Para complicar ainda mais, a indisponibilidade das redes significava que os sistemas de acesso à porta do Facebook também estavam offline, impedindo fisicamente o acesso.
O consenso até agora é que houve alguma combinação de configuração de servidor de nome de domínio (DNS) e protocolo de gateway de fronteira (BGP). É como se o seu dispositivo precisasse, para chegar ao servidor do Facebook, de informações de IP dadas pelo DNS e do controle de tráfego proporcionado pelo BGP. Aparentemente, o Facebook perdeu completamente esses sistemas — então não havia como o Facebook dizer aos dispositivos como chegar ao seu destino.
From trusted source: Person on FB recovery effort said the outage was from a routine BGP update gone wrong. But the update blocked remote users from reverting changes, and people with physical access didn't have network/logical access. So blocked at both ends from reversing it.
— briankrebs (@briankrebs) October 4, 2021
As consequências foram muito mais do que apenas impedir pessoas de postar e consumir amenidades. O WhatsApp acaba sendo usado estruturalmente em muitas empresas e países, além de ser um método de pagamento. A indisponibilidade prolongada chamou a atenção para o quão vulnerável o mundo inteiro é a falhas dessa natureza.
Quedas desse gênero não afetariam apenas os consumidores, mas interromperia o comércio e a infraestrutura relacionada a produção fabril, transporte de frotas, varejo etc. O mundo inteiro depende de um número relativamente pequeno de servidores, que podem ser colocados offline por um erro como este.
E você, o que fez no período em que as redes ficaram fora do ar? Deixe seu comentário!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários