LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ministério da Saúde confirma que ataque ao ConecteSUS foi feito por quem tinha senha de acesso

14 de janeiro de 2022 5

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (14), o restabelecimento total dos sistemas da pasta afetados pelo ataque hacker, ocorrido em dezembro do ano passado. Também foi informado que o invasor tinha uma senha de acesso.

De acordo com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, o hacker usou credenciais de acesso para efetuar o ataque ao ConecteSUS. Com isso, não foi preciso burlar os sistemas de segurança digital presentes nos sistemas do governo brasileiro.

Ainda segundo Cruz, o invasor, ou organização por trás do ataque, utilizou senhas legítimas para acessar primeiro o banco de dados salvo na nuvem em que ficam armazenados os dados da pandemia e outros registros relevantes do SUS.

Já dentro desse banco de dados, os envolvidos no ataque conseguiram acessar outros sistemas do ministério e apagaram dados sobre vacinação, registros de casos e óbitos que tiveram como causa infecção por Covid-19.


Cruz afirmou ainda que o ataque não gerou um apagão de dados e as informações foram restabelecidas seguindo uma ordem de prioridade por meio de um backups e reinstalações dos sistemas afetados.

Com os dados recuperados, a etapa seguinte do plano foi voltar com os sistemas para que o órgão pudesse receber as informações que são cadastradas diariamente pelos estados e municípios sobre a situação da pandemia.

“Todos os sistemas estão com o processo de captura de dados restabelecida. Então, a pasta recebe as informações dos estados e municípios. E essa etapa a gente concluiu ainda em dezembro, quando tiveram a funcionalidade de captura de dados restabelecida”, explicou o secretário.


5

Comentários

Ministério da Saúde confirma que ataque ao ConecteSUS foi feito por quem tinha senha de acesso
  • Acredito que a senha provavelmente pertencia a um usuário que tem maiores privilégios ao sistema. Será que este usuário salva as senhas dele em um bloco de notas na área de trabalho com o nome "senhas.txt"? Kkkkkkkkk......dependendo do momento em que o ataque ocorreu, o backup dos dados não foi realizado a tempo e "podem" ter perdido várias informações após a restauração dos dados. Enfim a questão é saber quem é o usuário, como essa senha vazou e tomar as medidas necessárias para que isso não ocorra novamente.

      • Com a senha?deve ter sido obra de algum BozoAsno

          • esse app virou um enterro

              • A segunda dose da minha vacina sumiu no mesmo dia do ataque e ainda hoje não voltou

                  • Os proprios adminstradores de rede avacalhão com o sistema e ainda de brinde suja a reputação dos profissionais da área

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Especiais

                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas