
Segurança 16 Fev
25 de fevereiro de 2022 40
Células do grupo hacker Anonymous declararam "guerra cibernética" contra o governo da Rússia, após o país iniciar uma ofensiva militar contra o território da Ucrânia, crise geopolítica que preocupa os maiores líderes de governo e empresas do mundo.
O anúncio do coletivo hacker foi feito na quinta-feira (24) por meio de uma de suas contas no Twitter. Ainda ontem, o Anonymous reivindicou a autoria de um ataque hacker ao site de notícias em inglês RT, que era chamado de Russia Today.
#Anonymous is currently involved in operations against the Russian Federation. Our operations are targeting the Russian government. There is an inevitability that the private sector will most likely be affected too. While this account cannot claim to speak for the whole (con)
— Anonymous (@YourAnonNews) 24 de fevereiro de 2022
O site RT é mantido financeiramente pelo governo russo, mas seu conteúdo é voltado para levar informações do país para o público externo e possui um viés editorial totalmente favorável as ações militares de Putin, dizendo se tratarem apenas de defesa.
De acordo com a agência RIA Novosti, o ataque do Anonymous ao RT foi do tipo DDoS e desacelerou também diversos domínios oficiais ligados ao governo da Rússia, além de deixar alguns offline por “períodos de tempo prolongados”.
“Nós, como grupo, queremos apenas paz no mundo. Queremos um futuro para toda a humanidade. Portanto, queremos que entendam que isto é inteiramente direcionado às ações do governo russo e de Putin”, disse uma publicação do grupo.
Nesta sexta-feira (25), a célula brasileira do Anonymous #Etersec anunciou seu apoio ao ataque contra os sites estatais da Rússia. O grupo ressaltou ainda que as ações não significam um apoio à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Diversas células estão realizando ataques contra sites governamentais russos, em protesto à invasão da Ucrânia. Apoiamos esta posição. Retaliar a invasão imperialista russa não significa um apoio nosso à OTAN, que é uma ferramenta de outra potência igualmente imperialista. https://t.co/ySGOfp4zSv
— EterSec#Anonymous (@EterSec_) 25 de fevereiro de 2022
O coletivo Anonymous possui várias células espalhadas pelo mundo, e elas nunca possuem um posicionamento unânime, como é de se esperar. Entretanto, a maioria possui um posicionamento contrário aos governos russo e estadunidense.
Qual a sua opinião sobre a crise entre Rússia e Ucrânia? Diz pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários