LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cadastro Positivo: Contran anuncia programa de benefícios para motoristas que não cometem infrações

10 de maio de 2022 2

Após definir novas regras para uso de capacete e viseira, agora o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) está lançando um novo programa de benefícios para motorista que não cometerem infrações. A novidade foi deliberada por meio da publicação nº 257 do Diário Oficial da União em 4 de maio de 2022.

O programa chamado de Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) está previsto no Código de Trânsito Brasileiro e trará benefícios fiscais e tarifários para motoristas que não cumprirem infrações nos últimos 12 meses.

O novo RNPC será implementado pelo Detran em até 180 dias e também terá integração com o sistema do Poder Judiciário para sincronizar informações para sua base de dados.

Imagem: reprodução

Os benefícios passam a valer a partir de 12 meses sem cometer nenhuma infração de trânsito. A pontuação no RNPC será atualizada até 8º dia útil de todo mês. Além disso, o motorista terá seu cadastro excluído do RNPC nas seguintes situações:

  • Se o usuário esteja cumprindo pena privativa de liberdade;
  • CNH cassada;
  • CNH vencida há mais de 30 dias;
  • CNH suspensa;
  • Tenha cometido alguma infração de trânsito.

Para participar do programa, o condutor deve acessar o aplicativo do Denatran e conceder uma autorização para ser cadastrado no RNPC, que irá analisar a sua carteira de motorista (CNH) para determinar se houve alguma infração de acordo com o artigo 259 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

É interessante mencionar que a plataforma do RNPC é aberta, assim todos os usuários podem consultar as pontuações dos demais caso possuam dados como número de CPF e nome completo em mãos. Também é possível solicitar a exclusão do seu cadastro pelo próprio aplicativo onde a autorização foi feita.


2

Comentários

Cadastro Positivo: Contran anuncia programa de benefícios para motoristas que não cometem infrações
  • Pra que isso funcione é preciso acabar com a máfia das multas pelo Brasil onde empresas privadas são cobradas para obterem metas de aplicação de multas, senão fizer isso será só mais uma balela do CONTRAN.

      • Foda acreditar em um sistema onde, o exemplo de boa pratica e correta direção, sao na verdade, os que mais cometem erros e indisciplinas no transito.
        Sistema falho onde o motoqueiro toma multa por não estar usando cinto de segurança, e o motorista que toma multa, por estar com a viseira do capacete aberta! =/
        E nem tem chance de recorrer, pois como é órgão governamental, tudo podem!
        Enquanto isso, os agentes de transito, causando caos no trânsito diariamente, ultrapassando em semáforos vermelhos, andando em acostamentos, estacionando em vagas de idosos e gestantes, encima da faixa de pedestres, em esquinas, usando o veiculo de serviço para fins próprios e entre outras coisas.
        Duvido nada, após este programa, a quantidade de multas dobrarem ou ate triplicarem!
        LAMENTAVEL!!!

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista