LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E a privacidade? Meta é acusada de rastrear usuários de iPhone mesmo com proteção do iOS

22 de setembro de 2022 4

A Apple introduziu novos recursos de privacidade que impedem o rastreamento dos usuários (saiba mais aqui), o que já preocupou o Facebook em agosto de 2020 com o prejuízo imenso que poderia ser causado. Entretanto, agora a Meta está sendo acusada de driblar essa restrição para monitorar o uso dos seus aplicativos no iPhone.

Segundo uma análise, aplicativos como TikTok, Instagram e Facebook conseguem rastrear como os usuários com detalhes como digitação, toques na tela e até mesmo informações sigilosas inseridas nos navegadores internos destes aplicativos, o que inclui senhas, dados de cartões de crédito e muito mais.

Isto viola a Transparência de Rastreamento de Aplicativos da Apple que foi introduzida no iOS 14.5, que exige que aplicativos solicitem permissão para rastrear os usuários. Isto motivou uma ação coletiva relatada pela Bloomberg Law, acusando a Meta de violar até leis estaduais e federais por coletar dados sem o consentimento dos usuários.


O rastreamento é feito usando um código Javascript de rastreamento chamado Meta Pixel, que está presente no navegador interno do Facebook e do Instagram. Basta notar que links desses aplicativos não são abertos no Safari, mas sim em um navegador integrado que é usado para burlar as regras da Apple.

Os dados coletados são utilizados para enviar publicidade direcionada para os usuários, uma das principais fontes de receita da Meta por meio do Facebook e do Instagram. Para se ter uma noção, estima-se que a Meta perca cerca de US$ 10 bilhões em receita somente em 2022 com o bloqueio de rastreamento do iOS.

Dessa forma, esta é uma briga que envolve muito mais do que a privacidade dos usuários, mas também muito dinheiro, o que certamente motivará a Meta a lutar por manter os seus ganhos com publicidade direcionada.

Saiba mais


4

Comentários

E a privacidade? Meta é acusada de rastrear usuários de iPhone mesmo com proteção do iOS
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas