Economia e mercado 09 Jun
Um golpe de namoro por e-mail, existente há pelo menos 15 anos, tem se mostrado em crescente no mundo nas últimas semanas, inclusive no Brasil. O aumento dos ataques foi detectado por pesquisadores da Avast.
O cibercrime funciona por um e-mail, com um arquivo PDF em anexo, no qual há fotos de uma mulher, uma mensagem “dela” e um link para que a vítima consiga “falar com ela”. Para driblar o spam, os criminosos utilizam o Google Class para enviar o mesmo conteúdo, porém como um convite.
Ao clicar no link, o usuário é redirecionado para um site que pede o seu endereço de e-mail e solicita o pagamento de uma assinatura de 39,99 euros – no caso da Europa –, com a promessa de falar com a “mulher dos seus sonhos”. Após realizar a suposta contratação, o internauta termina sem o dinheiro nem a mensagem da falsa pessoa prometida.
Em um período de dez dias, a Avast conseguiu detectar e bloquear mais de 70 mil ataques, dos quais 7,9 mil ocorreram apenas na primeira semana. Apesar de os Estados Unidos serem o principal país atacado, com mais de 11 mil tentativas, o Brasil também está na lista, com 453 ataques identificados. A relação inclui outros locais da Europa e da Ásia, como França, Índia e República Tcheca.
“Os cibercriminosos se aproveitam das fragilidades humanas, neste caso de pessoas que esperam por uma maneira fácil de entrar em contato com mulheres ou até mesmo encontrar uma parceira. Às vezes, podemos nos perguntar como alguém cairia em um golpe, mas, na verdade, isso pode acontecer com qualquer um em um momento em que não prestamos atenção. Aconselhamos as pessoas a estarem sempre atentas no mundo digital. No entanto, para protegê-las, as soluções de segurança centradas no ser humano são fundamentais para que as pessoas sejam avisadas, o quanto antes.”
Luis Corrons
Especialista de Segurança da Avast
Como se proteger?
A Avast deu algumas dicas de segurança para se proteger contra esse novo golpe. Uma delas consiste em não clicar em nenhum link nem baixar arquivo em anexo, quando vindo por remetente desconhecido.
Além disso, uma dica para aprender a decifrar um e-mail fraudulento se trata de é algo que você esperaria receber, e de quem. Vale ainda revisar a gramática e a ortografia do correio eletrônico, para identificar que não foi mandado por alguém conhecido e bem-intencionado.
Caso surja alguma dúvida que possa gerar uma insegurança para abrir o conteúdo, o melhor caminho consiste em apagá-lo. Também é importante manter o seu antivírus atualizado e com recursos de proteção para e-mail habilitados.
E aí, você já recebeu essa tentativa de golpe de namoro por e-mail alguma vez? Interaja conosco!
Comentários