
Segurança 20 Ago
08 de fevereiro de 2023 23
Estudo publicado por cientistas da computação em colaboração com várias universidades analisou telefones da Xiaomi, OnePlus, Oppo e realme, e constatou que essas marcas estão coletando grandes quantidades de dados confidenciais de usuários.
Isso se dá por meio do sistema operacional dos dispositivos e também pelos aplicativos pré-instalados nos telefones. Tudo está sendo feito sem notificação ou consentimento dos usuários.Os pesquisadores temem que os dispositivos em questão “enviem uma quantidade preocupante de informações de identificação pessoal (PII) não apenas para o fornecedor do dispositivo, mas também para provedores de serviços como o Baidu e para operadoras de redes móveis chinesas.”
A grande preocupação é que há uma relação estreita entre a indústria privada e o governo chinês, portanto a vigilância de usuários móveis na China poderia estar amplificada. As PII coletadas incluem informações bastante confidenciais, incluindo informações básicas do usuário, como números de telefone e identificadores de dispositivo persistentes (endereços IMEI e MAC, IDs de publicidade e mais), dados de geolocalização, e dados relacionados a “conexões sociais” – como contatos, seus números de telefone e metadados de telefone e texto, segundo o estudo.
Vale ressaltar que os números de telefone na China também estão vinculados a uma “identificação de cidadão” individual, o que significa que está inextricavelmente vinculado à identidade real e legal do usuário. E não há como cancelar essa coleta de dados.
Isso está ocorrendo mesmo com dispositivos e usuários que saem da China, independentemente das diferentes leis de privacidade. Os pesquisadores descobriram que os dados eram enviados às operadoras móveis chinesas mesmo quando elas não estavam prestando serviço (por exemplo, quando nenhum cartão SIM havia sido inserido no dispositivo).
As descobertas do estudo mostram contradição da postura do país após a recente aprovação na China de uma lei de privacidade, que supostamente protege os consumidores chineses da coleta de dados sem consentimento. As fabricantes não deram nenhuma declaração oficial até o momento.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários