
Economia e mercado 01 Mar
O Nubank divulgou nesta sexta-feira (10) várias orientações de segurança aos clientes do banco digital após o surgimento de um novo golpe que tem feito vítimas em todo o Brasil. A fraude consiste em um telefonema dos golpistas se passando pela central de atendimento da empresa, ação de engenharia social que tenta induzir a vítima a compartilhar dados sensíveis.
Essa modalidade de golpe é bastante comum e conhecida entre os correntistas, no entanto, ainda há um número significativo de pessoas que ainda não sabe como se proteger contra essa fraude. Em síntese, os golpistas usam o nome do banco ou fintech para obter informações pessoais — número da conta, senha de acesso, cartão de crédito, etc. — e transferências.
Os criminosos tentam ganhar a confiança da vítima através da confirmação de alguns dados básicos, como o nome completo, data de nascimento e endereço, informações obtidas por eles a partir de vazamentos. Isso dá à vítima a falsa sensação de confiança acreditando realmente estar conversando com um representante da instituição.
As abordagens variam conforme o perfil da vítima, porém a estratégia mais comum é de criar o senso de urgência alegando que o cartão da vítima foi clonado. Todos esses fatores fazem a pessoa acreditar que está em uma situação de perigo e acabar passando seus dados pessoais para os fraudadores.
Frente a isso, o Nubank criou uma cartilha com as seguintes orientações para os clientes:
Desligue imediatamente ligações em que o atendente solicitar que você confirme dados sensíveis (como senhas ou número do cartão).
Desconfie e fique alerta em ligações que visam à atualização do app ou do internet banking. Normalmente essas atualizações são feitas pelo próprio sistema operacional.
Use apenas a loja de aplicativos oficial do seu celular para fazer as atualizações dos seus aplicativos, nunca links enviados por terceiros, mesmo que eles supostamente sejam do banco. Existem aplicativos que dão acesso ao seu dispositivo a terceiros, ou seja, os criminosos podem ter acesso a todas as suas senhas a partir de uma instalação que você permitiu. Por isso, atenção redobrada aqui!
Em caso de dúvidas ou de desconfiança, encerre a ligação e busque contato com a central de atendimento da instituição financeira imediatamente -- por meio de outro aparelho telefônico. Importante: telefone apenas para os números disponíveis nos canais oficiais das instituições e jamais retorne para o número suspeito.
Nunca transfira dinheiro para uma conta de pessoa física ou para alguma outra conta que você não conheça quando supostos funcionários do banco te ligarem dizendo que houve algum problema ou falha de transação.
Se desconfiar que a sua conta bancária foi invadida, procure verificar os últimos dispositivos aos quais ela esteve conectada para ver se reconhece todos os equipamentos que acessaram. Caso não os reconheça, desconecte-os imediatamente por meio de outro dispositivo.
Esteja alerta para chamadas identificadas com números de telefones móveis, uma vez que a maioria das centrais utilizam 0800 e 0300 na identificação e ainda assim desconfie: os criminosos podem usar de estratégias para emular o número das centrais de atendimento de empresas.
Desconfie de contatos realizados informalmente pelo aplicativo WhatsApp, principalmente quando não foram solicitados por você.
Nubank
Desenvolvedor: Nu Pagamentos
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma
Já conhecia esse golpe da falsa central? Sabia dessas dicas de proteção? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários