
Segurança 02 Jun
Pesquisadores encontraram uma falha na versão do iTunes para o Windows que permite o acesso a diversos tipos de privilégios no sistema operacional. Os autores da descoberta são da Synopsys Cybersecurity Research Center (CyRC) e eles mencionaram uma fragilidade no software que pode gerar até mesmo manipulação dos dados.
Isso acontece porque o programa cria uma pasta no Windows, chamada "SC Info". Apesar de somente o sistema ter acesso a essa pasta, todos os usuários do computador podem ter acesso e completo controle sobre o item. Dessa forma, fornece um número elevado de privilégios de administrador.
Caso essa pasta seja deletada e tenha um link criado pelo usuário com referência à ela para o Windows, isso acaba forçando o sistema a tentar reparar o processo e com isso, recria a pasta. Dessa forma, o novo item criado gera um acesso com privilégios elevados dentro do software.
Essa vulnerabilidade permite que alguém que não tem permissões elevadas possa ter acesso a um patamar maior de privilégios. Ou seja, usuários maliciosos podem obter dados sensíveis, bem como modificar ou até mesmo deletar informações que normalmente não poderiam visualizar.
O resultado da análise feita pela Synopsys foi reportado à Apple, revelando a vulnerabilidade do programa. Com isso, ela foi nomeada como e registrada no banco de dados CVE-2023-32353. A maçã, por sua vez, já atualizou o iTunes com a correção do problema e o recomendável é que quem tiver versões inferiores a 12.12.9 faça o update com a resolução do problema.
Mais sobre o iTunes: veja também como consultar o histórico de compras no aplicativo, bem como os detalhes sobre o modo com áudio Lossless que não será implementado no software.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários