
07 Dez
O Canadá proibiu o uso do WeChat e do Kaspersky em qualquer dispositivo fornecido pelo governo local. A orientação segue uma tendência iniciada pelo vizinho do sul: os Estados Unidos.
Segundo o Conselho do Tesouro do Canadá, os aplicativos chinês e russo representam uma "ameaça de segurança" para o país, sendo que a medida segue uma abordagem "dos parceiros internacionais".
Contudo, o órgão não quis entrar em detalhes e sequer demonstrou onde está o problema de segurança dos aplicativos.
O texto apenas diz que a proibição visa manter as redes governamentais seguras de possíveis vazamentos de dados sigilosos.
Comentando o assunto, a Kaspersky se disse "surpresa e desapontada" com a abordagem do governo canadense. Isso porque as autoridades sequer emitiram um aviso prévio ou deram direito ao contraditório.
Além disso, a Kaspersky diz que a proibição é mais uma manobra geopolítica do que uma avaliação da real segurança do antivírus.
Não foram apresentadas provas que justifiquem essa ação do governo do Canadá.
Por outro lado, o WeChat não comentou o assunto. Cabe lembrar que estados americanos tem feito o mesmo movimento, sendo que alguns inclusive baniram o uso da rede social TikTok.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários