LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10: Microsoft permitirá que usuários paguem por suporte estendido após 2025

05 de dezembro de 2023 7

A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (05), que irá disponibilizar um plano de assinatura para usuários que desejam estender o suporte à sua cópia do Windows 10, que deixará de receber atualizações em 14 de outubro de 2025. Ao pagar pelo serviço, o programa oferecerá updates de segurança ao sistema operacional até 2028.

Segundo o documento de suporte do Windows 10, pela primeira vez na história, o programa de atualizações de segurança estendidas (“ESU”, na sigla em inglês) também estará disponível para os usuários domésticos do sistema operacional. Antes, a empresa oferecia o serviço adicional somente para organizações elegíveis.

(Imagem: Reprodução)

Com isso, as pessoas que utilizam o Windows 10 em seus computadores poderão pagar pelo suporte contínuo após outubro de 2025, caso não queiram atualizar para o Windows 11. Possivelmente, até o final do período, a Microsoft terá introduzido uma nova geração do sistema operacional que, segundo rumores, será lançado como “Windows 12”.

O programa garante que usuários do Windows 10 continuem recebendo atualizações de segurança consideradas “Importantes” e “Críticas”. A assinatura é especialmente útil para as organizações que ainda não terão migrado para uma geração mais recente do Windows.

Aqueles que optarem por não pagar pela assinatura ainda poderão utilizar seus computadores normalmente, contudo, a Microsoft deixará de oferecer correções para problemas de segurança descobertos ou novas ameaças ao Windows 10.

Para contextualizar, o Windows 7 recebeu sua última atualização de suporte estendido em janeiro de 2023 — mais de doze anos após seu lançamento. O Windows 10 foi introduzido em julho de 2015, portanto, seu ciclo de vida pode ser ainda maior.

(Imagem: Reprodução)

Programas otimizados para o Windows 10 podem não funcionar corretamente no Windows 11, e para as empresas, pode não ser viável adaptar seu software no momento. Com a extensão de suporte, as organizações terão mais tempo para fazer ajustes necessários e migrarem para uma nova plataforma.

A Microsoft ainda não revelou os preços que serão cobrados pelo suporte estendido do Windows 10, mas afirma que essa informação será divulgada em breve.

Windows 10 ainda é mais popular que Windows 11

De acordo com os dados da StatCounter, o Windows 10 ainda responde por 68,02% de todos os usuários de computadores com o sistema operacional da Microsoft. A posição consolidada dessa versão dificulta o crescimento do Windows 11, que detém apenas 26,63% de market share, segundo estatísticas do mês de novembro de 2023.

Comparando o primeiro ano de disponibilidade, a versão mais antiga do sistema operacional teve um crescimento muito mais acelerado que a geração atual que, no período entre outubro de 2021 e outubro de 2022, alcançou participação de apenas 15,45% entre os dispositivos com software da Microsoft. Já o Windows 10, desde seu lançamento em julho de 2015 até o seu primeiro “aniversário” em 2016, alcançou 28,24% de market share.

Veja mais!


7

Comentários

Windows 10: Microsoft permitirá que usuários paguem por suporte estendido após 2025
  • Muito usuário doméstico vai preferir instalar o Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021 de forma ilegal pra continuar recebendo updates até 2032, do que pagar (e cada ano mais caro) pra receber atualizações até 2028.

      • Novidade nenhuma. O Windows 7 fez isso, encerrando suporte normal em 2020 e cobrando pelas atualizações dos 3 anos seguintes

          • Vão usar os bestas como cobaias e ver a reação, como muitos irão pagar ela vai colocar o plano de assinaturas em pratica, ou seja, Windows 12 só pagando mensalmente para usar, assim como fez com o pacote Office que virou Office 365, Prevejo Chrome OS Flex e Linux aumentando crescentemente no Mercado.

              • Essa é a primeira tentativa, um experimento, para ver a reação do mercado, se vão aceitar pagar ou não, mais ainda acredito que ela vai extender gratuitamente o suporte do windows 10, assim como ela já fez isso no passado, para não deixar a maioria de seus clientes sem suporte. Além disso, vamos ver se dessa vez ela lança ou não uma versão do windows 12 que seja compatível com praticamente qualquer hardware, porém talvez com menos recursos.
                No entanto, caso a Microsoft deixe a maioria de seus clientes de lado, não todos mais muitos vão terminar usando algum sistema Linux gratuito pq suas máquinas são boas e seguem atendendo plenamente suas necessidades. Ninguém é obrigado a comprar computador novo e caro só pq a Microsoft recomenda fazer isso para usar uma nova versão do windows

                  • E aqueles pcs que nao sao compativeis com windows 11 ?? KKKK
                    Ainda bem que ja migrei para o Ubuntu e rodo o windows 10 nele agora com o gnome boxes

                      • pagar %u2620%uFE0F%u2620%uFE0F%u2620%uFE0F

                          • Essa Microsoft quer cobrar pela sustentabilidade, que merda kkk

                              Economia e mercado

                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Economia e mercado

                              Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone