Economia e mercado 29 Nov
A Microsoft anunciou, na terça-feira (05), que irá atualizar o Copilot para Windows 11 com os modelos de inteligência artificial generativa mais poderosos da OpenAI. O novo assistente do sistema operacional passará a conversar com o usuário utilizando o GPT-4 Turbo, além de criar imagens a partir de descrições de texto utilizando o DALL-E 3.
Essas tecnologias devem permitir que o assistente virtual compreenda o usuário de forma mais inteligente, além de gerar imagens mais realistas com menor taxa de erros. Segundo a Microsoft, a atualização será disponibilizada “nas próximas semanas” ao Windows 11, mas sem revelar uma data específica para a ocasião.
O GPT-4 Turbo é a geração mais recente do modelo de linguagem grande (LLM) que estreou como uma grande atualização do GPT-4, também utilizado pelo ChatGPT. A nova versão da plataforma é treinada com informações disponíveis na internet referentes até o mês de abril de 2023, enquanto o GPT-4 é limitado ao mês de setembro de 2021.
O LLM também é capaz de processar comandos com até 128 mil “tokens”, isto é, sua unidade básica de texto ou código que um modelo pode compreender. Para comparar, as versões mais antigas chegavam a apenas 32 mil tokens. Essa evolução permitirá que os usuários insiram grandes textos para que sejam interpretados pela IA.
O DALL-E 3, por sua vez, compreende mais detalhes nos comandos de texto dos usuários para criar imagens em diferentes estilos. A nova versão do modelo de inteligência artificial generativa promete maior riqueza de detalhes, texturas, luzes mais realistas, inserção de texto sem erros e outros avanços na qualidade da imagem.
Programadores e desenvolvedores de aplicativos devem se interessar por um novo recurso de interpretação e geração de códigos que também chegará ao Copilot para Windows 11. Similar ao Code Llama da Meta, essa função permitirá que os usuários obtenham cálculos mais precisos, análise de dados e gerem códigos a partir de descrições de um programa.
Finalmente, a atualização deve melhorar a integração do Copilot com o Microsoft Bing. Graças ao GPT-4 Turbo, o assistente virtual poderá fornecer resultados de pesquisa otimizados para tópicos complexos com uma nova função chamada de “Deep Search”.
O Windows 11 está cada vez mais recheado de ferramentas baseadas em inteligência artificial. Recentemente, o sistema ganhou um chatbot que promete ajudar na geração de códigos e solução de problemas através do Terminal, seu interpretador de comandos.
Comentários