LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NEC cria dispositivo que registra impressões digitais de recém-nascidos com mais precisão

08 de dezembro de 2023 0

A NEC, multinacional japonesa especializada em dispositivos de comunicação e segurança, está anunciando um novo aparelho que promete tornar a identificação de recém-nascidos muito mais precisa. Trata-se do SmartScan NEONATAL, uma solução capaz de identificar o desenho da impressão digital dos bebês em altíssima resolução.

Equipamentos convencionais tentam capturar dados biométricos através de uma superfície de contato que “lê” a impressão digital dos recém-nascidos, mas devido à sua pele sensível e a tecnologia datada de muitos aparelhos, os registros se tornam imprecisos. O SmartScan NEONATAL busca acabar com esse problema com a ajuda de inteligência artificial.

(Imagem: Reprodução/MobileTime)

A solução foi demonstrada em um seminário da empresa na Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) e na Futurecom 2023. José Renato de Mello Gonçalves, presidente da NEC no Brasil, falou sobre a solução em entrevista à BandNewsTV.

“Esta solução cria uma foto de altíssima precisão, consegue capturar as minúcias dos dedos dos bebês, e transforma isso em informações que a gente consegue usar nos sistemas atuais de identificação digital”, disse o executivo.

O SmartScan NEONATAL conta com mecanismos projetados pela Synolo, uma startup norte-americana especializada em tecnologias voltadas à saúde. O dispositivo possui entradas para diferentes tamanhos de dedos — podendo ser utilizado para capturar a biometria de recém-nascidos até jovens adultos.

Ao posicionar um dedo no dispositivo, um sensor irá capturar a fotografia de alta definição da impressão digital do indivíduo. Não há necessidade de contato com uma superfície, e com a ajuda de algoritmos de aprimoramento de imagem por inteligência artificial, o dispositivo pode produzir registros biométricos muito mais precisos.

O aparelho permite criar identificação biométrica muito mais segura, o que poderia evitar trocas de bebês recém-nascidos em hospitais e maternidades e até mesmo ajudar no combate ao tráfico de crianças. Outra possibilidade é o acesso facilitado do público infantil aos programas de assistência social e serviços de saúde.

(Imagem: Reprodução)

Gonçalves acrescenta que o recurso pode ser utilizado para o controle de vacinação. Através de um cadastro biométrico, as crianças poderiam ter um registro contínuo de imunização que previne os contratempos de extravio de carteiras físicas, por exemplo.

A NEC está conversando com autoridades de governos estaduais e federal para integrar a solução ao sistema de saúde brasileiro. Segundo as informações do MobileTime, um teste piloto deve ser realizado ainda em dezembro na região Sudeste.

A biometria é um recurso de segurança fundamental para diferentes esferas da indústria de tecnologia, e está cada vez mais presente no Brasil. Em maio, o varejo nacional começou a testar a biometria facial como autenticação para pagamentos.


0

Comentários

NEC cria dispositivo que registra impressões digitais de recém-nascidos com mais precisão
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2