
Software 20 Dez
22 de dezembro de 2023 118
Com o fim do suporte para o Windows 10 em 2025, a Canalys prevê que cerca de 240 milhões de PCs e outros dispositivos podem se tornar "lixo eletrônico".
Os dados também mostram que isso terá um grande impacto no meio ambiente, uma vez que grande parte dos países em desenvolvimento ou mais pobres não fazem reciclagem.
A empresa de pesquisa ainda alerta que o fim do suporte pode não provocar uma "onda de atualizações" para novos dispositivos, já que muitos consumidores podem optar por continuar usando seus PCs ou notebooks por mais tempo.
Por mais que a Microsoft tenha prometido fornecer um plano pago para manter as atualizações de segurança do Windows 10 até 2028, a Canalys prevê que grande parte dos usuários não pagará.
A depender do preço, compensará mais migrar para PCs mais novos, aumentando o fluxo de lixo eletrônico.
Por enquanto, a gigante de Redmond não se manifestou sobre os dados da Canalys. Ainda assim, há uma grande preocupação com o impacto ambiental que pode ser gerado por esse descarte em massa de dispositivos eletrônicos.
Por isso, a pressão contra a Microsoft deve crescer e há quem defenda que a empresa participe ativamente de programas que incentivem a reciclagem.
É possível transformar HDs de computadores em fim de vida em ímãs que alimentam tecnologias sustentáveis, como veículos elétricos e turbinas eólicas. Isso ajudará a atender à crescente demanda global por eletricidade — sugeriu o diretor comercial da Noveon Magnetics, Peter Afiuny.
Já a empresa de reciclagem de baterias Redwood Materials disse que as baterias podem ser quase infinitamente recicladas para recuperar metais como lítio, cobalto, níquel e cobre.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários