
Segurança 19 Dez
03 de janeiro de 2024 0
O aplicativo do Facebook recebeu uma nova funcionalidade chamada de “Link History”. O novo recurso permite o rastreamento dos sites visitados pelos usuários e tem levantado algumas preocupações sobre a privacidade mediante a expansão da coleta de dados.
De acordo com informações do site Gizmodo, essa configuração vem ativada por padrão, mas pode ser desabilitada caso o usuário deseje, e os dados coletados são usados para direcionar anúncios personalizados para os utilizadores da rede social da Meta.
Ao clicar em um link nos apps do Facebook ou Instagram, por exemplo, o site é carregado em um navegador interno, em vez do browser padrão do dispositivo. Com esse mecanismo, a Meta consegue extrair dados sobre a forma de uso de cada pessoa.
Recentemente, o Facebook foi acusado de introduzir um código JavaScript nos sites visitados para que a Meta conseguisse monitorar de perto todas as interações do usuário, incluindo as palavras digitadas, o que é tocado e até senhas colocadas.
O Facebook sempre rastreou os links clicados pelos usuários. Porém, agora, a rede social está oferecendo uma opção de controle mais direta para esse tipo de prática. Isso acontece após várias polêmicas envolvendo a empresa e os dados das pessoas.
Portanto, em resumo, com essa nova opção, a Meta está solicitando a permissão para realizar um rastreamento que já é feito há mais de uma década. Contudo, essa configuração busca dar aos usuários uma sensação de privacidade com os seus dados.
Veja as instruções para cancelar o rastreamento de sites no Facebook:
A empresa destacou que o ‘recurso’ está sendo implementado de forma gradual, então talvez você ainda não o veja. Caso contrário, o mesmo local vai oferecer a opção de limpar o seu histórico de navegação existente no Facebook.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários