LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Facebook exibe anúncios de páginas falsas e golpes a usuários | Detetive TC

19 de dezembro de 2023 5

Não é uma novidade que as redes sociais são amplamente usadas por cibercriminosos para a prática de golpes e fraudes, como este espaço já denunciou uma série de vezes. Desta vez, temos alguns casos de anúncios de páginas falsas encontradas no Facebook.

Usuários enviaram materiais ao Detetive TudoCelular que mostram existir conteúdos patrocinados na rede social da Meta com links para sites improcedentes e que induzem compras fraudulentas ou o download de apps maliciosos. A coluna explica cada detalhe a você.

Página falsa do G1

Um dos casos relatados a este espaço consiste em um anúncio na lista de Stories. Ele exibe uma suporta matéria que fala sobre a Amazon abrir um leilão de produtos importados abandonados na alfândega.

O título ainda diz que o interessado pode encontrar smartphones e outros eletrônicos a partir de R$ 149,90. Você pode conferir as capturas de tela correspondentes ao anúncio a seguir:

Ao clicar no link, o internauta é redirecionado para um site falso que imita as cores e as fontes do G1, porém pelo link já é possível notar a falta de veracidade do conteúdo. Além disso, o perfil do Facebook usado para isso também claramente indica ser de uma mulher criada por Inteligência Artificial.

Há outros indícios de golpe. Uma delas está na existência de um ponto final no título, algo contrário às normas de textos jornalísticos. O outro consiste na palavra “Iphones” escrita de maneira errada, quando a forma correta seria “iPhones”.

A falsa matéria ainda exibe um link para uma loja virtual também falsa, que simula ser da Amazon, com direito a fotos de produtos e dizeres que falam sobre “produtos esquecidos”, para dar mais impressão de boa procedência.

Streaming com malware

Outro anúncio malicioso recebido pelo Detetive TC aparece no próprio feed de publicações. Ele promove uma plataforma pirata de streaming, chamada “Cinema-15”, que promete disponibilizar filmes de todos os principais serviços pagos – como Netflix, Prime Video e Disney Plus – de graça e em alta definição.

Logo ao ver o link – “share.sneq9whx.com” –, já é possível constatar de que não passa de um golpe. Ao abrir a página, você entra em uma parte que oferece séries e filmes por meio de um download. No entanto, o arquivo de instalação se trata de um aplicativo malicioso, focado em roubar os dados do usuário.


E existe um detalhe adicional para este caso específico: o anúncio está datado do mês de setembro de 2023. No entanto, ao acessar o link desta publicação no Facebook Watch, o post patrocinado ainda está no ar.

O que isso significa? Mesmo após três meses de uma postagem que claramente indica um combo de pirataria com golpe, o Facebook não chegou a detectar essas violações e manteve no ar durante todo esse tempo.

O que diz a Meta?

O Detetive TudoCelular entrou em contato com a assessoria da Meta, para obter maiores esclarecimentos a respeito de como o Facebook filtra os posts patrocinados e o que seria feito para evitar esse tipo de conteúdo.

Em resposta a esta coluna, um porta-voz da empresa destacou que não são permitidos conteúdos que violem as políticas da comunidade e de publicidade da plataforma. Veja a nota na íntegra:

“Não permitimos conteúdos que violem nossos Padrões da Comunidade ou de Publicidade, como atividades fraudulentas que tenham como objetivo enganar, deturpar, cometer fraude ou explorar terceiros. Usamos uma combinação de denúncias da nossa comunidade, tecnologia e revisão humana para aplicar nossas políticas.”


Porta-voz da Meta

Além disso, a Meta recomenda que o usuário denuncie quaisquer conteúdos do Facebook que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade, por meio do próprio aplicativo. Veja o passo a passo de como denunciar uma publicação:

Para denunciar uma publicação no Facebook:

  • Toque em "..." na área da publicação
  • Clique em Denunciar publicação ou Denunciar foto
  • Selecione a opção que melhor descreva o problema e siga as instruções na tela

Para denunciar um Perfil ou uma Página no Facebook:

  • Vá para o Perfil ou a Página que deseja denunciar

  • Toque em "..." na área do perfil e selecione Denunciar
  • Siga as instruções na tela
Como se proteger?

em anúncios que contenham erros de escrita ou promessas de desconto absurdas, que são nitidamente irreais.

Outra sugestão está em observar o link de encaminhamento antes de clicar no botão correspondente. Caso ele não seja de site oficial já conhecido do público, não clique e denuncie a postagem.

Além disso, caso o anúncio mostre alguma suposta matéria jornalística, vale buscar pela mesma matéria em mecanismos de busca tradicionais, como o Google, ou entrando direto no próprio site do portal, sem passar pelo potencial link malicioso do post.

Você chegou a encontrar algum anúncio indevido na sua conta do Facebook? Relate para a gente no espaço abaixo.


5

Comentários

Facebook exibe anúncios de páginas falsas e golpes a usuários | Detetive TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista