
Economia e mercado 28 Dez
04 de janeiro de 2024 0
Em meio à disputa judicial que chegou a bloquear vendas de Apple Watch nos Estados Unidos, surge um novo relato de vida salva pelo relógio inteligente da Apple. Natalie Nasatka, uma estudante moradora do estado de Delaware, conseguiu entrar em contato com serviços de emergência após sofrer uma crise de envenenamento por monóxido de carbono.
Nasatka estava em seu apartamento na vila de Smyrna quando começou a sentir exaustão, tontura e sensação de desmaio. Antes de perder a consciência, a estudante conseguiu acionar a função SOS do Apple Watch, ligando para os serviços de emergência. Felizmente, o corpo de bombeiros teve sucesso ao localizar e resgatar a jovem.
“Eu estava me sentindo extremamente exausta, minha visão estava ficando embaçada”, relata a estudante. “Quando ouvi os bombeiros gritarem ‘corpo de bombeiros!’ e me tiraram da cama, comecei a chorar e dizer ‘quero viver!’”, disse.
Comumente utilizado em aquecedores, chuveiros aquecidos e geradores de energia, o monóxido de carbono é um gás que não apresenta cor, odor ou sabor. Por essas características, a substância é conhecida como “assassino silencioso”, fazendo mais de 400 vítimas fatais todos os anos nos Estados Unidos e enviando mais de 50 mil ao hospital.
“É a falta de oxigênio que afeta o corpo”, explica a Dra. Lynn Farrugia, médica do departamento de emergência, à CBS News. “O coração pode ser danificado, e uma vez que o cérebro ficou sem oxigênio por muito tempo, pode haver sintomas irreversíveis.”
Os bombeiros mediram 80 partes de monóxido de carbono por milhão, o que é perigosamente alto. Não havia um detector de vazamento de gás no apartamento. Nasatka somente notou o perigo quando os sinais de intoxicação haviam começado, e por sorte, conseguiu acionar o serviço de atendimento de emergência com seu Apple Watch.
Esse é mais um relato de vida salva por um relógio inteligente. Recentemente, noticiamos a história de um usuário que conseguiu ajuda ao sofrer taquicardia enquanto dirigia seu carro. Nesse caso, o recurso fundamental foi o eletrocardiograma do Apple Watch — também presente em smartwatches de outras marcas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários