
Segurança 02 Jan
11 de janeiro de 2024 5
O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou que a Claro é a primeira operadora a permitir o bloqueio da linha telefônica por meio do aplicativo Celular Seguro.
Segundo a pasta, ao comunicar o roubo, furto ou extravio do celular, o cliente da Claro conseguirá impedir que os criminosos usem seu chip em outro aparelho para aplicar golpes.
Comentando o assunto, o secretário-executivo do ministério, Ricardo Cappelli, disse que TIM e Vivo devem aderir à iniciativa até o dia 9 de fevereiro.
É mais uma camada de proteção aos usuários, que já tinham garantidos os bloqueios do aparelho e dos acessos às contas bancárias. Inutilizar chip e linha é um passo importante para aumentar ainda mais a segurança e atingir o objetivo do Celular Seguro, que é desestimular o roubo e o furto de celulares.
Esse bloqueio da linha telefônica também é importante para impedir que criminosos consigam receber SMS de recuperação de senhas de redes sociais ou outros serviços.
A intenção do governo é desestimular o roubo e furto de smartphones, um tipo de crime que tem crescido substancialmente no Brasil e se tornou um grande problema de segurança pública.
Atualmente, o aplicativo do Celular Seguro já conta com mais de um milhão de usuários cadastrados, sendo que o governo alerta que o bloqueio não pode ser revertido. Logo, a recomendação é não "testar" a ferramenta e usar apenas quando necessário.
Caso você ainda não tenha feito o cadastro na plataforma, o TudoCelular preparou um tutorial para explicar como tudo funciona. Basta clicar neste link para acessar.
Celular Seguro BR
Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil
Grátis
Tamanho: Varia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários