LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google deve liberar ChromeOS Flex para PCs antigos com fim do suporte do Windows 10

15 de fevereiro de 2024 41

O Google confirmou que deve permitir que empresas e usuários comuns possam instalar o ChromeOS Flex em PCs e notebooks antigos após o fim do suporte do Windows 10.

Segundo a empresa, o seu sistema operacional continuará recebendo atualizações de segurança regulares, como recursos para criptografia de dados e muito mais.

Isso deve evitar que cerca de 240 milhões de PCs acabem indo para o lixo, uma vez que dados da Canalys indicam que o fim do suporte ao Windows 10 será altamente prejudicial ao meio ambiente.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Segundo a Microsoft, o Windows 10 deve ter seu suporte aos updates de segurança encerrado no dia 14 de outubro de 2025, sendo que a empresa orienta clientes corporativos a fazerem a transição para o Windows 11.

A Microsoft também deve oferecer suporte estendido para algumas empresas, mas ele será pago.

Contudo, como muitos PCs não são compatíveis com o novo sistema operacional, eles acabam "caindo em um limbo". Por isso, a iniciativa do Google será a única opção para muitos usuários, uma vez que o ChormeOS deve manter esses dispositivos funcionais por mais tempo.

O Google diz que o ChromeOS permitirá que os usuários continuem usando aplicativos de produtividade legados do Windows por meio da execução via nuvem.

Caso o público adote a ideia do Google, o ChromeOS deve ganhar participação de mercado, uma vez que atualmente o sistema está presente em apenas 1,8% dos PCs. Por outro lado, o Windows domina o segmento com 73%.

Veja mais


41

Comentários

Google deve liberar ChromeOS Flex para PCs antigos com fim do suporte do Windows 10
  • Ninguem vai usar isso não, já vi varias pessoas desistindo e colocando o windows de volta

      • Essa decisão da Microsoft é bastante estranha, gostaria de saber o que os líderes da mesma querem dando espaço assim pra outros sistemas operacionais ganharem terreno...

          • A matéria ignora a possibilidade de instalar o sistema Linux nesses computadores antigos. Sou usuário de Linux há anos e posso dizer que foi a melhor decisão que tomei em deixar o Windows e utilizar um sistema open source. Utilizo o Linux Mint LMDE como ambiente principal de produção e o Zorin OS com XFCE em uma máquina antiga. O Chrome Os FLEX é limitado, uma vez que disponibiliza a Play Store.

            • Bem, vamos lá. Uso o Fyde OS em um Positivo ZX3060 (Intel Atom, 2Gb RAM, 32 Gb armazenamento) e, honestamente, atende 95% das minhas necessidades diárias. O Fyde OS é uma versão do Chrome OS com a Play Store totalmente funcional. Tenho um outro notebook com Windows 11, Core I5, 16 Gb RAM, 500 Gb armazenamento e placa de vídeo Nvidia que não me proporciona a mesma experiência de uso integrado que o Fyde OS me dá. O Chrome OS/Fyde OS são sistemas independentes do navegador Chrome e é muito prático e cômodo poder usar os apps que uso no celular também no notebook, sem precisar ter um notebook/PC com especificações elevadas para rodar o subsistema Android no Windows 11. De fato o uso do Chrome OS Flex é bem limitado, o que não ocorre com o Chrome OS ou Fyde OS. Me adaptei tão bem ao sistema que estou comprando um Chromebook.

                • Ou libera o Chrome OS com acesso a Play Store ou nem tenta.
                  Melhor colocar o Windows 11 mesmo.

                    • Forçaram a barra nessa passagem: "Por isso, a iniciativa do Google será a única opção para muitos usuários, uma vez que o ChormeOS deve manter esses dispositivos funcionais por mais tempo."

                      A única opção? Certeza? Se abrir a mente para o Linux a gama de opções é infinita. Quanta bobagem em um texto só. Outra coisa, o sistema Google Flex já pode ser instalado desde já em qualquer dispositivo, não é nenhuma novidade. Essa matéria está muito mal redigida.

                        • Sei lá, usuário comum dificilmente dá conta do Linux, não é amigável, testo o tempo todo as distros e quase sempre tem um problema absurdo que é um porre para resolver, coisa que não deve acontecer com a mesma intensidade no ChromeOS, que achei impressionante como rodou liso mesmo em uma VM... Linux melhorou muito mas ainda não é amigável com o usuário final, que praticamente nunca vai ter conhecimento em informática, paciência e muito menos tempo... Bom para servidores... Mas péssimo para o usuário final.

                            • Respeito sua opinião, e sei que provavelmente tem como base suas experiências pessoais.
                              No entanto, partindo do fato que 95% dos usuários de Pc usam somente o básico, navegar na internet, ver vídeos online, editar textos e planilhas e alguns fazem vídeo conferência, qualquer sistema operacional satisfaz essas necessidades, seja windows , Linux, Mac, até mesmo o Free BSD! E quando o pessoal aqui tá com algum problema no Pc com Distros Linux fazem exatamente a mesma do pessoal com Pc que tem windows: pede ajuda de quem sabe mexer.
                              Mais tem o gosto pessoal, o costume do windows, e tem gente que não vai usar Linux em Pc mesmo

                              • E a galera que ainda usa WIN7? KKKK

                                  • Na verdade o Chrome Os já é baseado em Linux (Debian, eu acho). O que eles podem fazer é colocar, além dos arquivos .deb, os programas do Android. Dessa forma podem ficar ainda mais robustos.

                                    Ps: De qualquer forma, o Linux Mint na minha opinião continuará a melhor opção de substituição para um usuário que vem do RuWindows.

                                    • Eu não tenho nada contra meu windows 7 pirata, com 16gb de RAM ele tá voando com um core 2 duo

                                        • Taí um homem de coragem, que em pleno 2024 segue usando windows pirata!
                                          Eu QUASE te invejo.
                                          Kkk
                                          Agora falando sério, saia dessa mano, esse tempo já passou faz anos. Atualmente não vale mais a pena .
                                          O mundo mudou muito.
                                          Uma chave windows original vc acha fácil na internet por menos de 100 reais

                                            • É o fim dos tempos, tomando lição de moral de adolescente que nunca trabalhou só pq eu uso o mesmo PC ha 14 anos. Isso explica até o resultado da eleição

                                                • Relaxa, use o que desejar, seja bom ou ruim, vai de gosto e decisão pessoal.
                                                  No entanto, meu tempo de adolescente passou faz tempo, se vacilar tenho idade de ser seu pai, e meu tempo de contribuição ao INSS ser semelhante à sua idade.
                                                  Kkkkkk
                                                  E se vc acha que é o fim dos tempos um conselho desse...quer dizer que esse mundo não tem jeito mesmo.

                                                • Cara, você pode usar o sistema que quiser, mas é muita inocência da sua parte se manter sem atualização de segurança em pleno 2024. Não faz sentido, mas se você acha que nunca vai acontecer uma merda com você, continue...

                                                    • Toda semana chega atualização pra ele, não acesso bancos e nem nada de pagamentos no PC.
                                                      Pra digitar texto do word, assistir minhas aulas e imprimir alguma coisa não preciso de segurança nenhuma e nem computador potente.

                                                        • A atualização de segurança para Windows 7 já se encerrou há muito tempo. Vejo uma certa inocência e desconhecimento quando você diz que está seguro porque não acessa site de bancos e nada de pagamentos no pc, como se as vulnerabilidades da sua máquina estivessem vinculadas a esses comportamentos. O simples fato de você não ter atualização de segurança real (porque isso que você recebe ninguém sabe o que é, de onde vem, e quem faz) já o torna vulnerável. Mas não precisamos discutir o óbvio, né? Se o seu sistema PIRATA fosse seguro todos estariam usando ele. Mas é isso. Segue o jogo, continue usando. Você está certo e parece ser um garoto bem "espertinho". # sqn

                                                            • Me fala UM risco que eu tô correndo, um só risco REAL se eu tenho backup de tudo, se todos acessos de nuvem meus tem autenticação em duas etapas e não faço nenhuma transação financeira no PC.
                                                              E as atualizações do Windows defender continuam chegando toda semana, nem antivírus eu tenho, só saber onde estou me metendo. Pode me dar PC com Windows 95 que eu tiro leite de pedra dele ainda para O MEU USO

                                                                • Lembra do windows xp antes dos primeiros service pack? Era tão horrível que bastava você se CONECTAR à internet que o computador já pegava vírus

                                                                  Com o tempo, mais e mais brechas vão ser encontradas pra Windows 7 e elas não vão ser corrigidas salvo se for uma falha extraordinária capaz de parar o mundo como foi o caso do WannaCry, que fez a Microsoft lançar um patch pro XP em pleno 2017

                                                                  Por hoje talvez dê pra instalar as atualizações que foram disponibilizadas pelo programa de atualizações estendidas (até 2023), mas com o tempo a tendência é ir ficando cada vez menos seguro, atualizar o sistema não é um mau conselho

                                                                  • Os caixas eletrônicos utilizam windows 7

                                                                      • Pq o banco paga um contrato com a Microsoft, e ela por sua vez mantém o suporte para a empresa.
                                                                        Por isso que até hoje muitos caixas eletrônicos da caixa econômica federal rodam o windows XP!
                                                                        Já o usuário não existe isso não, ela parou de dar suporte e lançar atualização de segurança faz muito tempo, e por isso a gente somente avisa que não vale a pena mais usar

                                                              • Depois que lançaram o zorin os para x64 agora estou preocupado

                                                                  • O povo pode ate experimentar, mas depois vai para uma distro linux mais conhecida

                                                                      • Instalei em colégio uns 30 PCs com intel Core i5 660 (isso mesmo, priemira
                                                                        geração) para alunos de 5a série até o 3o ano do ensino médio. Zero dor
                                                                        de caabeça, o sistema se atualiza sozinho, sem virus, roda liso, acesso
                                                                        a tudo do google (meeting, sala de aula, fazer lições, email, etc.).
                                                                        CUSTO: o meu tempo de instalar.... uma revisão de limpeza a cada 6
                                                                        meses... instalei também em alguns notebooks antigos e não tive
                                                                        problemas

                                                                        • Acredito que um Linux baseado no Ubuntu com um ambiente gráfico leve seja melhor que um ChromeOS... ainda mais com o Ubuntu Pro.Hoje uso o Pop_OS! na LTS 20.04. Evito ao maximo trocar a versão do SO, já fiz muito isto e me deu varias dores de cabeça, 2025 está chegando e vou ter que subir de versão. A próxima instalação que for fazer devo escolher o Ubuntu,que pelo menos possui 10 anos de suporte quando ativado o pró...

                                                                          Já usei o BunsenLabs em um netbook (era 32 bits). Rodava muito bem, mas o processar Atom é muito limitado para as aplicações de hoje...

                                                                            • O ChromeOS é para otimização ao máximo, você só tem aplicativos web, não deve ser comparado com OS comuns

                                                                                • Para o uso num Pc Sem dúvidas que é melhor, por que oferece uma experiência completa de um computador em que o usuário poderá seguir fazendo de tudo como em qualquer Pc.

                                                                                  • Duvido que o ChromeOS Flex e as distribuições mais recentes do Linux rode em PCs antigos da era Windows Vista/XP/2000/ME/98/95, além disso os PCs incompatíveis com Windows 11 possuem pelo menos mais de 5 anos de uso.
                                                                                    Vale ressaltar que a troca de sistema operacional não corrige as brechas de segurança nesses hardwares antigos, já que tratasse de um defeito física no hardware e não no software, além disso o pessoal troca de smartphone todo ano e não reclama de nada.

                                                                                      • Não tenha dúvidas: roda sim! Há vários relatos de gente com pc muuuuuuito antigo que estão rodando linux com alguma interface xfce e roda tranquilo. Google OS flex é computação em nuvem, então roda tranquilamente também. Meu i5 da 2 geração (sei que é um processador "mais recente", porém com 12 anos) roda tranquilamente linux mint xfce. Sei que muita gente tem pc mais antigo do que o meu com linux e continua vivo. Então pode ter certeza: roda sim!

                                                                                          • Rapaz, não sei o ChromeOS mais Distros Linux leves rodam até de forma bem aceitável em Pc bemmm antigo, tipo aqueles com HD mecânico de 60 gb, 1 GB de ram DDR2 e um processador super hiper mega lento.kkkkk
                                                                                            Já instalei o Linux lite num notebook assim e deu bom, a vizinha e as filhas amaram durante a pandemia!
                                                                                            Com o windows isso é impossível de forma oficial e segura

                                                                                              • Exatamente. E eles já lançam a versão do linux com kernel mais antigo justamente para pegar essa galera de pc antigo porque é o foco do linux.

                                                                                                  • Sim, é o foco de algumas Distros Linux leves e elas são ótimas.
                                                                                                    Pq tornar usável para estudar, trabalho e diversão um notebook positivo super lento e com placa mãe de tablet Xing ling de 10 anos atrás, windows não dá, só Linux mesmo.
                                                                                                    Kkkkk

                                                                                                  • Pq smartphone da status e pode levar para mostrar pro pessoal, diferente do pc, mas concordo.

                                                                                                    • Eu já usei Chrome Os Flex e digo: ele não é funcional. Como tudo é um webapp ou extensão, ele abre QQ coisa numa aba do Chrome, que é um devorador de memória. O Linux disponível nele é limitado - sem acesso a super usuário - e datado. E, particularmente, esse COS Flex bugou o wi-fi do meu note!
                                                                                                      Recomendo com ênfase distros Linux, em especial o Zorin Os Lite, que é otimizadasso para PCs antigos. Ou MX Linux. Eles instalam qualquer app. Inclusive o Chrome rs

                                                                                                        • O Linux Mint também é uma boa opção.

                                                                                                            • O ChromeOS é apenas para rodar o Chrome, o próprio sistema é o navegador, dito isto ele está longe de ser devorador de RAM aqui, já que roda em qualquer Pc da Xuxa (o OS é literalmente apenas um navegador). Fica óbvio também que ele roda apenas webapps, ele tem Chrome no nome não é à toa.

                                                                                                              • Não somente a Google, mais tbm a Canonical, a Red Hat e outras empresas estão atentas ao que a Microsoft vai realmente fazer no ano que vem com o fim do suporte do windows 10, se vai prorrogar o suporte, lançar uma versão do windows 12 compatível com essas máquinas, porém sem IA e sem uma série de recursos modernos ou se vai deixar no limbo mesmo

                                                                                                                  • Tô até emocionado com essa atitude tão nobre.....%uD83E%uDD72

                                                                                                                      Android

                                                                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                      Android

                                                                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                      Windows

                                                                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                      Economia e mercado

                                                                                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista