LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Golpe explora nome da Cacau Show para fazer vítimas nos Stories do Facebook | Detetive TC

02 de abril de 2024 7

Em dezembro de 2023 e janeiro de 2024, o Detetive TudoCelular já havia denunciado propagandas e publicações patrocinadas falsas no Facebook, as quais exploravam grandes marcas e usavam contas falsas para fazer vítimas.

Agora, esta coluna recebeu o relato de mais um anúncio falso, desta vez com o uso do nome da Cacau Show para aplicar os golpes. Veja em detalhes a seguir.

Entenda o golpe

No novo caso enviado ao TudoCelular, o cibercriminoso utiliza um perfil falso, no nome de “Sthefanny Oliveira”, para criar um anúncio nos Stories. O conteúdo simula o compartilhamento de uma falsa postagem do perfil “Choquei”.

Nesse suposto post, é falado que a Cacau Show teria soltado um quiz para dar de brinde um ovo de chocolate – visto que a Páscoa foi no último final de semana – e uma pantufa dos Ursinhos carinhosos a todos que avaliarem.

Imagem: TudoCelular.com

Além disso, deixa na publicação um link como armadilha para o internauta, com os dizeres “Saiba mais” – uma maneira calculada de atrair a potencial vítima pela curiosidade de saber sobre a promoção.

Como é concretizado?

Ao clicar no link malicioso do anúncio, uma página falsa que finge ser da Cacau Show é aberta – cacaushowdobrasil.site. Após responder às perguntas do falso quiz, abrirá uma tela de conclusão de compra, no qual aparece a mensagem da quantidade de brindes que o usuário teria ganhado.

A página golpista solicita os dados pessoais do usuário para um falso cadastro e, por fim, pede cartão de crédito para finalizar o pedido, ainda que o valor supostamente esteja zerado.

Imagens: TudoCelular.com

Com as informações sensíveis e financeiras da vítima, o criminoso é capaz de explorar os dados em outros golpes, ou ainda realizar compras em nome da pessoa afetada, com o cartão de crédito “cadastrado”.

O que diz a Meta?

Na coluna de dezembro, a Meta já havia mandado ao Detetive TudoCelular uma nota na qual destaca não permitir conteúdos que violem as políticas da comunidade e de publicidade da plataforma. Confira a nota:

“Não permitimos conteúdos que violem nossos Padrões da Comunidade ou de Publicidade, como atividades fraudulentas que tenham como objetivo enganar, deturpar, cometer fraude ou explorar terceiros. Usamos uma combinação de denúncias da nossa comunidade, tecnologia e revisão humana para aplicar nossas políticas.”


Porta-voz da Meta

Em outras palavras, esses anúncios não se enquadram nas normas da plataforma, o que indica que, apesar de ter passado pela fiscalização da companhia, estão lá de maneira ilegal.

Como denunciar?

A recomendação para esse tipo de situação é realizar uma denúncia quando se deparar com algum conteúdo golpista ou que acredite ir contra os Padrões da Comunidade, por meio do próprio aplicativo.

Para efetuar uma denúncia em algum Story, basta clicar nos três pontinhos, no canto superior direito, e selecionar a opção Obter apoio ou denunciar. Na sequência você precisa selecionar um problema da lista. Toque em Spam.

A rede social explica os itens que se enquadram nesta alternativa. Entre elas, está a que fala sobre “Direcionamento de pessoas para fora do Facebook usando links enganosos”. Para completar, basta clicar no botão Enviar.

Você também pode realizar denúncias de uma publicação no feed do Facebook, ou de um perfil, ou página, como um todo. Basta seguir os passos abaixo:

Para denunciar uma publicação no Facebook:

  • Toque em "..." na área da publicação
  • Clique em Denunciar publicação ou Denunciar foto
  • Selecione a opção que melhor descreva o problema e siga as instruções na tela

Para denunciar um Perfil ou uma Página no Facebook:

  • Vá para o Perfil ou a Página que deseja denunciar
  • Toque em "..." na área do perfil e selecione Denunciar
  • Siga as instruções na tela

Você já encontrou algum anúncio enganoso no Facebook? Como procedeu em relação a ele? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.

Faceboook

Desenvolvedor: Facebook

Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


7

Comentários

Golpe explora nome da Cacau Show para fazer vítimas nos Stories do Facebook | Detetive TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista