Economia e mercado 08 Out
Atualização (08/10/2024) - PF
Já há algum tempo, rumores indicavam que a Xiaomi poderia incluir a função de encontrar câmeras escondidas na nova versão do HyperOS. Agora, a empresa acaba de confirmar que o recurso deve mesmo estar na próxima atualização da sua interface.
Assim como demonstrado em vídeo pela gerente da Xiaomi Civi, Cici, o novo recurso estará embutido dentro do Xiaomi Security, em um menu dedicado. Confira o vídeo:
Apesar de ter sido demonstrado em um Xiaomi Mix Fold 4, ainda não temos maiores informações de quais aparelhos serão compatíveis com a funcionalidade. No entanto, pelo funcionamento esperado para o recurso, a expectativa é de que uma grande gama de dispositivos sejam compatíveis.
Basicamente, a nova função deverá usar rastreamento baseado em WLAN para encontrar sinais suspeitos, emitidos pelas câmeras escondidas, e alertar o usuário sobre as possíveis vigilâncias em ambientes desconhecidos.
A nova versão HyperOS 2.0 deve chegar para os usuários dos dispositivos da marca ainda este mês de outubro. Até o momento, não há uma lista completa oficial de aparelhos que serão compatíveis, mas levando em consideração o retrospecto da marca, uma boa variedade de modelos deverá aproveitar da atualização.
Texto original - 05/08/2024
Muitos usuários gostam de optar por um Airbnb devido ao preço inferior quando comparado a um hotel, além da possibilidade de acomodar mais pessoas. Entretanto, algumas pessoas se preocupam com os relatos de câmeras escondidas.
Pensando nisso, a Xiaomi pode trazer um recurso interessante com o HyperOS 2.0. Segundo novas informações, a próxima interface da Xiaomi viria com uma funcionalidade para detectar câmeras escondidas.
Segundo o site XiaomiTime, a interface HyperOS 2.0 irá detectar câmeras escondidas, possivelmente utilizando buscas baseada em WLAN, detectando sinais ocultos em um quarto ou banheiro, por exemplo.
Caso essa informação esteja correta, seria um movimento importante da Xiaomi para garantir melhor privacidade aos usuários. Porém, o recurso de detecção de câmeras não é uma novidade.
No ano de 2022, a OPPO trouxe funcionalidade semelhante ao Color OS 12.1. Entretanto, o recurso foi limitado a China e disponibilizada apenas para alguns dispositivos da marca. Possivelmente, a Xiaomi deve levar a suposta novidade para mais aparelhos globalmente.
Enquanto o recurso não chega, há outras maneiras de detectar câmeras escondidas em quartos de hotel ou Airbnbs. Eles envolvem detectores de radiofrequência e até mesmo a lanterna do celular. Outro ponto que precisa ser discutido é a eficácia da funcionalidade, mas sua proposta na teoria é excelente.
O HyperOS deve vir de fábrica na linha Xiaomi 15, que tem previsão para ser lançada em outubro logo após a plataforma Snapdragon 8 Gen 4 ser oficializada. Recentemente, a Xiaomi encerrou o beta público, sugerindo que a versão estável será divulgada em breve.
Comentários